O mais comum é ir ao Peru para conhecer Machu Picchu e Cuzco. Mas Lima é uma boa surpresa para quem não a conhece. O Peru faz parte do bloco econômico de Colômbia, México e Chile, países em destaque pelo crescimento econômico (bem maior que o brasileiro, por sinal). O bairro de San Isidro, onde estão as principais sedes corporativas, chama nossa atenção pela extrema limpeza das ruas, segurança pública (muito) invejável e o cuidado em manter jardins sempre que possível.
Aliás, isso é evidente em toda a cidade, justificável pelo clima sem chuvas e úmido. Apesar de estar ao lado do mar, em Lima não chove há décadas. A média de precipitação anual é a mais baixa registrada em todas as áreas metropolitanas do mundo, e quando chove a cidade sofre por não estar preparada. A arquitetura vernacular local dispensa telhados e as ruas não possuem sistema de microdrenagem que não seja o superficial. Não se encontra uma boca de lobo em Lima.





Além das empresas, San Isidro tem residências de alto padrão e um patrimônio arqueológico impressionante da civilização Lima que ali existiu antes da dominação Inca. Desta época são as imensas huacas que sobrevivem no meio da metrópole graças à baixa precipitação.
Contíguo a San Isidro, um pouco mais ao sul está outro distrito interessante: Miraflores, onde (além de outra huaca impressionante por seu tamanho) existem ruas interessantes pela permeabilidade urbana que oferecem, bons restaurantes, e bons pontos para se observar o Pacífico. Lima não fica exatamente ao nível do mar, ao longo de toda sua costa há uma falésia e as praias possuem muito cascalho escuro, uma condição muito peculiar que promove paisagens únicas.







Dispensável dizer também que conhecer o Centro é essencial, isso valeria para qualquer cidade. E a área central de Lima é espetacular pelos registros históricos que abriga. A Catedral guarda os restos mortais de Francisco Pizarro, a Igreja de San Francisco conta boa parte da história da cidade e muitos outros edifícios são capítulos importantes da construção desta cidade que foi o epicentro da dominação hispânica na América do Sul.











Lima é muita informação por metro quadrado. Recomendo estudar a cidade antes de ir para aproveitar melhor a visita.
Boa viagem.
Mendoza / Bogotá / Montevideo / Intipunku
Um comentário sobre “Lima para arquitetos”