Lima para arquitetos


O mais comum é ir ao Peru para conhecer Machu Picchu e Cuzco. Mas Lima é uma boa surpresa para quem não a conhece. O Peru faz parte do bloco econômico de Colômbia, México e Chile, países em destaque pelo crescimento econômico (bem maior que o brasileiro, por sinal). O bairro de San Isidro, onde estão as principais sedes corporativas, chama nossa atenção pela extrema limpeza das ruas, segurança pública (muito) invejável e o cuidado em manter jardins sempre que possível.

Aliás, isso é evidente em toda a cidade, justificável pelo clima sem chuvas e úmido. Apesar de estar ao lado do mar, em Lima não chove há décadas. A média de precipitação anual é a mais baixa registrada em todas as áreas metropolitanas do mundo, e quando chove a cidade sofre por não estar preparada. A arquitetura vernacular local dispensa telhados e as ruas não possuem sistema de microdrenagem que não seja o superficial. Não se encontra uma boca de lobo em Lima.

Lima - San Isidro

Lima – San Isidro

San Isidro

Huaca em San Isidro

San Isidro

Huaca em San Isidro

San Isidro

San Isidro

San Isidro

San Isidro

Além das empresas, San Isidro tem residências de alto padrão e um patrimônio arqueológico impressionante da civilização Lima que ali existiu antes da dominação Inca. Desta época são as imensas huacas que sobrevivem no meio da metrópole graças à baixa precipitação.

Contíguo a San Isidro, um pouco mais ao sul está outro distrito interessante: Miraflores, onde (além de outra huaca impressionante por seu tamanho) existem ruas interessantes pela permeabilidade urbana que oferecem, bons restaurantes, e bons pontos para se observar o Pacífico. Lima não fica exatamente ao nível do mar, ao longo de toda sua costa há uma falésia e as praias possuem muito cascalho escuro, uma condição muito peculiar que promove paisagens únicas.

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

MIraflores

Dispensável dizer também que conhecer o Centro é essencial, isso valeria para qualquer cidade. E a área central de Lima é espetacular pelos registros históricos que abriga. A Catedral guarda os restos mortais de Francisco Pizarro, a Igreja de San Francisco conta boa parte da história da cidade e muitos outros edifícios são capítulos importantes da construção desta cidade que foi o epicentro da dominação hispânica na América do Sul.

Lima

Plaza Mayor, Lima

Lima

Catedral de Lima

Lima

Plaza Mayor, Lima: Palacio Municipal

Lima

Palacio Arzobispal, Lima

Lima

Lima

Lima

Lima

Lima

Basílica de San Francisco, Lima

Lima

Convento de San Pedro, Lima

Lima

Museo de Sítio Bodega y Quadra, Lima

Lima

Casa de La Literatura Peruana, Lima

Lima

Palacio Arzobispal, Lima

Lima é muita informação por metro quadrado. Recomendo estudar a cidade antes de ir para aproveitar melhor a visita.

Boa viagem.

Mendoza   /   Bogotá   /   Montevideo / Intipunku

Esse post foi publicado em Arquitetura, Design, dicas, Fotografias, jobs, textos, turismo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Lima para arquitetos

  1. Pingback: Chicago para arquitetos | Ricardo Trevisan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s