Alvenaria estrutural é confiável?


Muita gente ainda não confia em edifícios construídos com alvenaria estrutural (aquela em que as paredes são estruturais). Independente da origem desta desconfiança, os lançamentos imobiliários em estrutura convencional continuam sendo apresentados como vantajosos. Mesmo que o valor de mercado entre um e outro não se altere, imóveis em alvenaria estrutural podem ter menor liquidez na revenda que aqueles em alvenaria convencional. Mas até que ponto a alvenaria estrutural seria uma desvantagem?

Tecnologicamente, não há desvantagens em termos de solidez, estabilidade ou resistência. Já existem no Brasil edifícios em alvenaria estrutural com mais de 20 pavimentos sem qualquer problema estrutural. As desvantagens são ligadas à inflexibilidade de alterações. Nenhuma parede pode ser removida, alterada e nem aberta. É aí que está a maior parte dos problemas: é comum algum morador mudar a posição de uma tomada ou interruptor, por exemplo, e fazer rasgos na parede estrutural. Esta prática é perigosa. Mesmo rasgos verticais são problemáticos, porque alteram a distribuição de esforços dentro da parede e a secciona em duas.

Portanto, o condomínio deve estar atento, informar constantemente seus moradores, e punir imediatamente moradores que agem de forma a oferecer riscos aos demais. Alvenaria estrutural é confiável até o ponto em que a interferência humana começar a prejudicar seu desempenho.

Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura, dicas, jobs, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Alvenaria estrutural é confiável?

  1. José Fernando disse:

    De certo já vi muitos edifícios feitos até com tijolos de barro maciço com função estrutural (por que não já que quando feitos DE ACORDO COM NBR apresentam resistência a compressão de 1,4 Mpa se não me engano), porém o problema que assusta é que a maioria das empresas produtoras de blocos de concreto estrutural hoje no Brasil não consegue atingir as caracteristicas mínimas da NBR, e para complicar as construtoras dificilmente fazem ensaios de recebimento. Trabalhando em empresa pública já acompanhei 7 inspeções de recebimento e em 5 os produtos apresentaram resistência a compressão inferior ao mínimo. Garanto que há no Brasil hoje diversos edifícios construidos com blocos estruturais em desacordo com norma e que podem estar muito próximos do limite do fator de segurança!

  2. EU COMPREI UM APARTAMENTO NO 5º ANDAR NUM TOTAL DE 5 ANDARES, É CONFIÁVEL ESSE IMÓVEL?

    • ricardo trevisan disse:

      Hernandes,

      Apenas esta informação é insuficiente. Recomendo contratar um arquiteto para vistoriar o imóvel e analisar a documentação.

      Att.,

      RT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s