Muita gente ainda não confia em edifícios construídos com alvenaria estrutural (aquela em que as paredes são estruturais). Independente da origem desta desconfiança, os lançamentos imobiliários em estrutura convencional continuam sendo apresentados como vantajosos. Mesmo que o valor de mercado entre um e outro não se altere, imóveis em alvenaria estrutural podem ter menor liquidez na revenda que aqueles em alvenaria convencional. Mas até que ponto a alvenaria estrutural seria uma desvantagem?
Tecnologicamente, não há desvantagens em termos de solidez, estabilidade ou resistência. Já existem no Brasil edifícios em alvenaria estrutural com mais de 20 pavimentos sem qualquer problema estrutural. As desvantagens são ligadas à inflexibilidade de alterações. Nenhuma parede pode ser removida, alterada e nem aberta. É aí que está a maior parte dos problemas: é comum algum morador mudar a posição de uma tomada ou interruptor, por exemplo, e fazer rasgos na parede estrutural. Esta prática é perigosa. Mesmo rasgos verticais são problemáticos, porque alteram a distribuição de esforços dentro da parede e a secciona em duas.
Portanto, o condomínio deve estar atento, informar constantemente seus moradores, e punir imediatamente moradores que agem de forma a oferecer riscos aos demais. Alvenaria estrutural é confiável até o ponto em que a interferência humana começar a prejudicar seu desempenho.
De certo já vi muitos edifícios feitos até com tijolos de barro maciço com função estrutural (por que não já que quando feitos DE ACORDO COM NBR apresentam resistência a compressão de 1,4 Mpa se não me engano), porém o problema que assusta é que a maioria das empresas produtoras de blocos de concreto estrutural hoje no Brasil não consegue atingir as caracteristicas mínimas da NBR, e para complicar as construtoras dificilmente fazem ensaios de recebimento. Trabalhando em empresa pública já acompanhei 7 inspeções de recebimento e em 5 os produtos apresentaram resistência a compressão inferior ao mínimo. Garanto que há no Brasil hoje diversos edifícios construidos com blocos estruturais em desacordo com norma e que podem estar muito próximos do limite do fator de segurança!
CurtirCurtir
EU COMPREI UM APARTAMENTO NO 5º ANDAR NUM TOTAL DE 5 ANDARES, É CONFIÁVEL ESSE IMÓVEL?
CurtirCurtir
Hernandes,
Apenas esta informação é insuficiente. Recomendo contratar um arquiteto para vistoriar o imóvel e analisar a documentação.
Att.,
RT
CurtirCurtir
Os predios e casas de mais de um andar com o sistema de alvenaria estrutural no meu ponto de vista e pelo meu conhecimento, são de pessima qualidade e não oferecem segurança.
CurtirCurtir
Prezado Gancarlo,
Existem edifícios de mais de 20 andares em alvenaria estrutural de excelente qualidade. Depende da construtora.
Um abraço,
RT
CurtirCurtir
como faço para saber quais tijolos foram usados na construção do edifício do meu apto e se ele está de acordo com as normas técnicas?
CurtirCurtir
Prezado José
Você pode ver no memorial descritivo do empreendimento. As normas seguidas você pode perguntar ao engenheiro ou arquiteto responsável pela obra (você descobre pelo RRT ou ART).
Um abraço
RT
CurtirCurtir
boa noite.se for possivel me resposte.Eu quero comprar um apartamento no 19º andar e a alvanaria é estrutural estou insegura quanto a segurança do predio,esse tipo de construção é segura? Muito obrigada.
CurtirCurtir
Prezada Maria José
Já trabalhei em edifícios de 25 andares em alvenaria estrutural. É segura sim, desde que os moradores não façam furos nem rasgos nas paredes.
Abraço,
RT
CurtirCurtir
aí deu medo, pois a segurança depende do comportamento do vizinho, então qualquer barulho de alguém rasgando a parede tem que denunciar no ato.
CurtirCurtir
Exatamente, João. Os vizinhos precisam se fiscalizar mutuamente.
CurtirCurtir
Apesar de placa informando a proibição de retirada de quaisquer parede da edificação (construtora). O Sindico retirou parede estrutural no térreo do edifício. Denunciei na Prefeitura (nada), Denunciei no Crea – veio um vistoriador, não engenheiro. Pediu ART, na negativa deu prazo de 10 dias para apresenta-la.
Apresentou no prazo RRT que foi fornecida posteriormente a demolição.
Os honorários do demolidor foram pagos com RPA contrariando as Normas da ABNT.
É possível restaurar a parede para evitar problemas futuros ?
CurtirCurtir
Prezado Angelo,
Esta situação é muito perigosa. Recomendo que você faça também um Boletim de Ocorrência em distrito policial e procure pelo advogado da administradora do condomínio.
Quanto ao reforço estrutural para evitar o colapso da estrutura, é impossível dizer sem vistoriar a obra. Sugiro que contrate um calculista estrutural especialista em alvenaria portante para uma análise no local.
Atenciosamente,
RT
CurtirCurtir
boa noite por favor me tire uma grande preocupação eu moro em um predio de 8 andares com 6 Apto por andar e tem varanda o mesmo e estrutural de bloco eu vi a construção e tem varanda em tds os Apto eis A pergunta se fizer o fechamento das varandas com vidro o predio pode cair com o peso dos vidros?
CurtirCurtir
Olá, Aparecida
A sobrecarga de vidros é mínima para uma estrutura predial. É muito improvável que este risco exista, seja qual for o tipo de estrutura.
Abraços,
RT
CurtirCurtir