O Programa de Moradia Alugada Inteligente e Social (MAIS) tem o objetivo de oferecer uma alternativa de programa habitacional de alcance nacional para enfrentamento do déficit habitacional no país, com baixa exigência de recursos, com garantia de destinação correta dos eventuais subsídios, acompanhamento social perene, que evite a gentrificação, ajude a revitalizar regiões degradadas de grandes cidades e esteja alinhado com as melhores práticas mundiais do setor de políticas públicas de habitação.
Para isso, o MAIS parte do histórico de políticas habitacionais no Brasil e de uma contextualização da habitação social nos países com a maior quantidade desse tipo de provisão, para selecionar as características que, aplicadas à realidade brasileira, resultaram numa proposta de programa habitacional sustentável financeira e socialmente, com um acompanhamento social perene que promove o desenvolvimento comunitário das famílias.
Realizamos uma simulação de empreendimento de locação social, sem previsão de venda ou doação das moradias, usando como base um empreendimento real reformado pelo Programa Minha Casa Minha Vida Entidades no centro da cidade de São Paulo. A simulação se mostrou um investimento seguro e vantajoso, incluindo nos cálculos todos os custos com manutenção da construção, administração dos aluguéis e do condomínio, trabalho social perene com as famílias e custos com vacância.
Giuliano João Paulo da Silva é psicólogo, mestre em administração pública e governo pela FGV
Ricardo Marques Trevisan é arquiteto e urbanista, bacharel em administração, mestre e doutorando em arquitetura e urbanismo pela USP
Saiba mais em programamais.wordpress.com
Veja também:
3 comentários em “O Programa MAIS de locação social”