Eleições do CAU e o mercado de trabalho do arquiteto e urbanista


A recente convocação para as eleições do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) revelou uma informação interessante: a quantidade de arquitetos e urbanistas registrados no Conselho por Unidade da Federação.

Já são mais de 150 mil profissionais em todo o país. Em 2012- 2013, este número estava ao redor de 100.000 arquitetos e urbanistas – um crescimento nada desprezível de 50% em cinco anos!

Decorrente da crescente procura da população por educação e cursos de nível superior, acompanhada de maior oferta de universidades e cursos, significa também a necessidade do arquiteto explorar todas as suas possíveis áreas e mercados de atuação. As atividades tradicionais, onde a oferta de profissionais é maciça, representa o oceano vermelho deste mercado – competição com baixa diferenciação, oferta de valor muito semelhante, portanto resultando em renda baixa ao profissional.

É necessário observar as necessidades que a sociedade apresenta, as lacunas de mercado não preenchidas, onde estão excelentes oportunidades inexploradas que dependem apenas de conhecimento técnico e criatividade. Duas características que os arquitetos têm de sobra.

Basta que os preconceitos e temores sejam desarmados.

TABELA-COLÉGIO-ELEITORAL-1

Esse post foi publicado em Arquitetura, Design, dicas, jobs, notícias, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s