Por que os projetos do Minha Casa Minha Vida são tão ruins?


O programa habitacional do governo federal não analisa a qualidade dos projetos, apenas outros aspectos burocráticos. Portanto, um projeto ruim, se atender a uma série de entrega de documentos, é aceito. Além disso, a baixa qualidade de projeto é institucionalizada: vários documentos e páginas oficiais na internet mostram conjuntos sem qualquer preocupação quanto à extrema repetitividade de edifícios genéricos, como que
uma exaltação da vitória da quantidade sobre a qualidade. Esse é o motivo do programa ter projetos tão repetitivos, massificantes e sem absolutamente qualquer consideração pelo local de implantação (aliás, já falamos sobre isso aqui).

A baixa qualidade dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida inevitavelmente lembra o que Já se chamou de modernismo operacional, ao se referir à produção massificante do pós-guerra europeu.

E não se pode dizer que o Brasil não tenha soluções melhores. A prefeitura de São Paulo, por exemplo, produziu conjuntos habitacionais de qualidade projetual e de escala na gestão que se encerrou em 2012. Vários projetos tinham leituras adequadas da escala urbana do empreendimento, respeitaram o entorno e apresentaram qualidade intrínseca em seus edifícios. O governo federal poderia aprender muito com eles…

IMG_2306-0

A baixa qualidade urbana
do Minha Casa Minha Vida

IMG_2307

Empreendimento de alta qualidade urbana em São Paulo
. Projeto de Hector Vigliecca

Esse post foi publicado em Arquitetura, desenhos, Design, jobs, política, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Por que os projetos do Minha Casa Minha Vida são tão ruins?

  1. Pingback: Carta dos Cem Dias (CAU/BR): desafios mais importantes | Ricardo Trevisan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s