Como calcular uma escada


A relação entre a altura (espelho) e a profundidade da pisada (piso) do degrau é dada pela fórmula de Blondel:

2e + p = 63cm

(a NBR 9050 recomenda que este valor fique entre 63 e 65cm)

Onde:
e: altura do espelho
p: piso do degrau

escada

Escada

A NBR 9050 (item 6.6.3) determina que o espelho tenha uma altura entre 16 e 18 centímetros. Isto, por si só, já acaba travando também o piso, mas a mesma norma também define limites para ele: deve ficar entre 26 e 32 cm.

Imaginemos um exemplo numérico: suponha que queremos uma escada residencial suave, vamos utilizar um espelho de 17 cm. Pela fórmula, nosso piso terá então 29 cm. Suponhamos que este piso produziu um comprimento total da escada (veremos adiante) muito grande para o projeto como um todo, e precisaremos usar um espelho mais alto. Aumentamos para 18cm, o que resulta num piso de 27cm. E assim por diante.

Mas a vida não é tão fácil para o projetista. Num exemplo mais real o pé-direito e a espessura da laje são dados fixos de projeto. Legislação, sistema construtivo, premissas de projeto e partido arquitetônico costumam definir o pé-direito. Normas técnicas, economicidade e sistema construtivo costumam determinar a espessura da laje. E a escada é quem tem que se adaptar a ambos.

Exemplo: uma residência unifamiliar, onde o pé-direito definido pela alvenaria estrutural é 2,60 metros e a laje terá espessura final (incluindo acabamentos) de 15 centímetros. Portanto, a altura total a ser vencida será 2,75 metros (ou 275 centímetros). Pretendemos utilizar um espelho de 18cm. Mas não poderemos fazer isso, porque 275 não é múltiplo de 18, e todos os espelhos precisam ter a mesma altura. Se dividirmos a altura total pelo espelho desejado, teremos:

n = 275 / 18 = 15,277777…

Não existe uma escada com 15,277777 espelhos. O número de espelhos é redondo, não admite fração (chamamos isso de variável discreta). Teremos que optar entre 15 degraus (e o espelho será maior que 18cm) ou 16 degraus (com espelho menor que 18cm). Considere que o cliente não quer uma escada muito pesada para subir, o que nos faz optar por 16 degraus (repare que “degraus” se refere aos espelhos, e não aos pisos!).
Agora que já decidimos o número de degraus, calculamos a altura do espelho dividindo a altura a ser vencida pela quantidade de degraus:

e = 275 / 16 = 17,1875cm

Como é difícil medir menos que 1 milímetro numa obra, arredondamos este número:

e = 17,2cm

E agora podemos calcular o piso:

(2 x 17,2) + p = 63cm
p = 28,6cm

exemplo de escada

Exemplo de escada

Agora só falta o comprimento da escada. Segundo a NBR 9050 (item 6.6.5), é necessário patamar intermediário em escadas que vençam um desnível maior ou igual a 3,20m ou em mudanças de direção. Portanto, uma escada reta que vença este desnível (275cm) não precisaria de patamar intermediário. Mas vamos supor que o Código de Obras de seu município o exija, ou você o queira por uma questão de conforto. Calcularemos um patamar também para você entender como funciona.

O patamar deve ter, preferencialmente, comprimento igual à largura da escada. Imagine uma escada sem mudança de direção, para facilitar o entendimento. Considere largura da escada = 90cm. A escada tem naturalmente um piso a menos que o número de espelhos, porque o último piso é o próprio pavimento superior. Nosso caso também subtrai outro piso e coloca um patamar em seu lugar. Portanto, o comprimento desta escada será o número de pisos vezes seu comprimento individual, mais o comprimento do patamar:

n Pisos = 16 – 2 = 14

comprimento = (14 x 28,6) + 90
comprimento = 490,4 centímetros (4,904 metros)

Exemplo de escada com patamar

Exemplo de escada com patamar

Para finalizar, lembre-se que quando houver mudanças de direção (escadas em L ou U, por exemplo), a dimensão mínima dos patamares será a largura da escada.

 

Leia também:

Pré-dimensionamento de dutos de ar condicionado

Dimensionamento de peças de madeira para estrutura de telhados

Como fazer uma lareira que aqueça sem retornar fumaça

Pré-dimensionamento de elementos estruturais em concreto armado

Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura, dicas, jobs, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

96 respostas para Como calcular uma escada

  1. Robson disse:

    Essas formulas funcionam se eu projetar a casa do zero, ai e facil, mas e quando temos que contruir a escada num espaco fixo onde nao posso alterar o ambiente, ai as formulas nao ajudam.

    • ricardo trevisan disse:

      Robson,

      As fórmulas continuam sempre válidas, o que pode acontecer é sua situação real criar mais dificuldades para elas. Mantenha sempre em mente as relações entre as variáveis apresentadas, mesmo que uma variável tenha valor constante definido (por exemplo, um comprimento de escada previamente definido). Existem também soluções de obra que viabilizam a escada de formas diferentes, veja sempre outros casos semelhantes.

      Att.,

      RT

  2. Vall disse:

    O que fazer quando a altura do pé direito for maior do que o comprimento disponivel para fazer a escada?

    • ricardo trevisan disse:

      Nesse caso o projeto não é viável. Você terá que redistribuir alguns espaços para conseguir o comprimento mínimo. Veja também se é possível reduzir um pouco o pé-direito.

      Abraços,

      RT

  3. Clayton disse:

    Boa tarde, eu gostaria de saber como faco o cálculo de uma escada em L. A altura da plataforma é de 1.11cm e a altura total com a espessura da laje é de 2.95cm x 2.20 de comprimento. Portanto tenho que calcular um escada de 1.85 de altura por 2.20 de comprimento e outra de 1.11 de altura por um comprimento qualquer pois pra essa tenho espaço. Agradeço se puder me ajudar

    • ricardo trevisan disse:

      Clayton,

      Calcule os degraus todos como se fosse uma escada contínua. Depois selecione o degrau que será o patamar e alargue-o. Apesar de você ter mais espaço no segundo trecho, mantenha a proporção piso:espelho do resto da escada, é mais confortável.

      Um abraço,

      RT

  4. Alexandre eustaquio nepomuceno disse:

    bom dia ,preciso fazer o calculo de degraus de uma escada ,o espaco que tenho e de 2,95 de altura por 2,50 de comprimento

  5. Alexandre eustaquio nepomuceno disse:

    o pe direito tem 2,95 por 3,00 de comprimento ,mas termina os 3,00 na parede

    • ricardo trevisan disse:

      Alexandre,

      Então você precisa deixar pelo menos 80cm para o patamar superior. Sobram 2,20m, insuficiente para a escada. Você precisa alterar o projeto.

      Att.,

      RT

  6. rafael disse:

    A altura( pe direito + laje) tem 2,85m e o comprimento disponível é 2,85m, como devo proceder o dimensionamento??

    • ricardo trevisan disse:

      Rafael,

      Siga as orientações do post. Mas você vai perceber que o comprimento não é suficiente, a menos que você faça uma escada em “U”.

      Abraços,

      RT

  7. Gislaine disse:

    Olá, meu engenheiro deixou um espaço de 2×2 para a construção da minha escada em U, mas já quebramos a cabeça para calcular os degraus, a altura do pe´direito é de 2,70, tenho um patamar de 80 cm. Peço por gentileza a sua ajuda, pois não sei mais a quem recorrer… Abraços, Gislaine.

    • ricardo trevisan disse:

      Gislaine,

      Pelo seu relato, há 2m de comprimento livres, menos 80cm de patamar, sobram apenas 1,20m em dois lances (total de 2,40m livres) para vencer 2,70m mais a espessura da laje. Portanto, como você pode ver pelas fórmulas, é impossível. Veja se você não consegue começar a escada antes (calculando pelo menos uns 2m livres para vocês passarem sem bater a cabeça) e abertura do patamar em leque (mesmo assim vai ficar bem apertado).

      Um abraço,

      RT

  8. Carlos Henrique Gobbo disse:

    Boa Tarde,
    Tenho 2,45 de comprimento(C) por 2,85 de Altura (H), pelas contas que fiz, são 14 desgraus, 15 espelhos e um patamar, sendo P=28,4 , HE- 17,8 . A dúvida é o comprimento é 2,45 m x 2 + ,95 cm do patamar , por ser uma escada em U, total de comprimento total de 5,85 , correto a conta?

    • ricardo trevisan disse:

      Carlos,

      Uma altura de 2,85 precisa de 17 espelhos de 16,8cm. Como a escada é em U, considerando um lance com 8 pisos, você teria um comprimento de 2,36+0,95=3,31 (considerei o patamar como piso 9). A largura da escada seria 1,90m.

      Abraços

      RT

  9. Jeferson Felipe disse:

    Amigo, tô com um problema aqui, vo fazer um a escada em L com largura de 1,00, espelho de 17 cm, piso de 30 e tenho de pé direito 2,80, tenho espaço para o comprimento que der, a dúvida é: quanto de vão devo deixar na laje para esta escada? um vão que será também em L… Obrigado

    • ricardo trevisan disse:

      Essa pergunta não é simples de responder. Tudo depende do que o projeto de arquitetura pretende para o pavimento superior. De qualquer forma, precisa haver pé-direito em corte suficiente para a passagem de uma pessoa. Verifique sempre o corte.

      Abraços

      RT

  10. Rosimary Vasconcelos disse:

    Ola Ricardo, o espaço disponível que tenho para fazer a escada em L e de 3 metros de altura por 2,50 de comprimento, não posso passar deste comprimento ou vou comprometer a entrada para o quarto, devo fazer uma escada de quanto, grata.

    • ricardo trevisan disse:

      Rosimary,

      Esse comprimento não viabiliza a escada, conforme apresentei no texto postado. Mas talvez você consiga se fizer a escada em U. Tente alterar um pouco o projeto de arquitetura neste sentido.

      Um abraço,

      RT

  11. Edson Pereira disse:

    ola, boa tarde. haja dilema…rsrs…tenho 2,90 pé direito + laje de 13cm + piso de 5cm = 3,08. minha sala tem de largura 4,10. tem como fazer uma escada em U? Pretendo assentar granito. obs: sala tenho que deixar no minimo 1m de (tipo) corredor.

    • ricardo trevisan disse:

      Edson,

      Sim, tem como fazer em U sim. Converse com seu arquiteto. Lembre-se que é possível fazer um pequeno lance intermediário deixando o centro aberto. Fica muito bom. Se você puder, peça uma perspectiva para ver, o efeito é muito superior ao de uma escada convencional.

      Abraços!

      RT

  12. Edson Pereira disse:

    Ricardo, obg pela sua hiper resposta. Meu caro, como disse, tenho 4,10 de largura de sala por 6,90 de comp. (medidas em traços retos no chao); deixei uma abertura (espaço) na sala (Laje) para uma escada em U. sendo que da parede a ponta da laje em linha reta esta dando 2,70 de comp. A altura do piso ao pe direito alcança 2,90, porem tem + 13 de laje com mais provavelmente uns 4 a 5 de piso final. Ja calculamos, eu e um pedreiro, como teste, alguns provaveis tamanhos, sendo que nao esta batendo. Peguei as medidas de um local onde tem uma em U. Esta tem 3,20 em traço reto no chao; piso ao pe direito 3m; o espelho com 16 e o piso 29. O patamar 1×2; altura do patamar 1,54. Eu imaginava esta escada na minha sala. Mas nao e tao simples assim, ne?…rsrsrs…todavia, vislumbrei dua possibilidades, ai deixo minhas perguntas…1o. se eu aumentar a altura do patamar para uns 1,70, visto que 1,30 e 1,54 foram nulas, esta bendita escada daria certo? ressaltando que tenho 3,08 de piso a piso. 2o. seria quebrar 30cm da ponta da laje, aumentando assim para 3m inves os 2,70 atuais, daria certo? sei que teria de fazer um reparo na laje depois.

    • ricardo trevisan disse:

      Edson

      Cada escada é uma escada. É impossível transferir uma existente, mesmo que como projeto, para outro local.

      Mas seu vão é viável sim. Você precisa conversar melhor com seu arquiteto, mas veja que nem toda a escada precisa estar na projeção do vão da laje. Se você deixar três pisos (quatro espelhos) iniciais sob a laje do piso superior, conseguirá resolver a escada com largura de 80 cm e patamar de 80×1,60m.

      Siga as fórmulas que apresentei e você verá que dá certo.

      Abraços

      RT

  13. gostei, muito obrigado,,,,,,quero fazer uma escada em l mas so tenho, 1.50 por 1.60, a altura da lage e 2.65, mas a espessura de 15, como seria,,,,,,,agradeço ,, um grande abraços a todos

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado José

      Com essas dimensões uma escada convencional não se viabiliza. Você precisa mudar o projeto considerando a escada como parte da edificação. Pelo jeito, você vai fazer uma escada em U. De resto, aplique as fórmulas do texto do post.

      Um abraço,

      RT

  14. Gisele disse:

    Espaço de uma viga na outra de 2.95 de comprimento, pé direito total de 2.95. Quero fazer uma escada em L com patamar de 80cm será que cabe ?

    • ricardo trevisan disse:

      Gisele,

      É difícil responder assim, sem conhecer detalhes do projeto. Sem outras interferências e com espaços laterais suficientes, caberia. Mas quem vai dizer isso com certeza é o projeto de arquitetura.

      Abraços

      RT

  15. josias disse:

    descupem a minha ignorância , e q não entendi isto do pé direito . preciso de esclarecimento.

  16. Junior Barbosa disse:

    tenho um espaço de 2,60 de comprimento e altura de 2,80…
    mas não estou achando um jeito de fazer minha escada.
    como seria a melhor forma?

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Junior

      Este espaço é insuficiente. Você precisa mudar o projeto arquitetônico.

      Um abraço

      RT

  17. Valdir disse:

    Ola meu amigo será que vc pode me ajudar fazer esse sextavado com essas medidas?
    22 cm de comprimento, 44 cm de altura e 23 cm de profundidade.
    isso é um abajur.
    tenho foto mas não consigo enviar para vc aqui?
    estou no seu aguardo
    face/assadosdovaldir

  18. Sandro Ricardo disse:

    Tenho 1.40×1.40 a abertura da laje+pé direito. 2.68.+0.15 a espessura da laje.como faço pra fazer uma escada U

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Sandro,

      Só estas informações indicam a inviabilidade, será necessário mudar o projeto arquitetônico. Mas converse com seu arquiteto, porque outras condições que não vejo daqui podem resolver seu problema, como iniciar a escada de um ponto fora da projeção da abertura.

      Abraços!

      RT

  19. Gileade disse:

    Olá! Deixei um espaço de 4m de cumprimento e 2,90m de altura que é a laje dá pra fazer uma escada reta?

    • ricardo trevisan disse:

      Gileade

      Siga as fórmulas do texto principal deste post e você vai ver que dá sim, com espelho alto.

      Abraços

      RT

  20. Lucabolao disse:

    tenho disponíveis:
    uma área de 5m de larg, 3comp e pé direito de 3m.

    quero saber as medidas p/ uma boa e confortável escada nesse espaço.
    A única preferência é de que a escada seja reta (penso ser mais confortável) e comprometa mais a largura do cômodo do que o comprimento, ou seja, que ocupe o canto e mantenha o cômodo maior possível.
    Agradeço. Ótimas dicas.

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Lucabolao,

      As medidas da escada, puras e simples, são obtidas pelas fórmulas que citei no texto, principalmente a equação de Blondel. Mas o desenho da escada precisa ter coerência com o resto do projeto de arquitetura. Nem sempre a escada reta é a mais confortável nem a mais interessante a ser projetada, você precisa conversar sobre isso com seu arquiteto antes de partir para os cálculos.

      Um abraço,

      RT

  21. Lucabolao disse:

    tenho disponíveis:
    uma área de 5m de larg, 3comp e pé direito de 3m. Laje de 15cm (pois, penso ser bom)

    quero saber as medidas p/ uma boa e confortável escada nesse espaço.
    A única preferência é de que a escada seja reta (penso ser mais confortável) e comprometa mais a largura do cômodo do que o comprimento, ou seja, que ocupe o canto e mantenha o cômodo maior possível.
    Agradeço. Ótimas dicas.

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Lucabolao,

      As medidas da escada, puras e simples, são obtidas pelas fórmulas que citei no texto, principalmente a equação de Blondel. Mas o desenho da escada precisa ter coerência com o resto do projeto de arquitetura. Nem sempre a escada reta é a mais confortável nem a mais interessante a ser projetada, você precisa conversar sobre isso com seu arquiteto antes de partir para os cálculos.

      Um abraço,

      RT

  22. Ivan disse:

    Amigão,
    Boa noite, tenho um pé direito de piso a piso de 3.40 mais tenho de cumprimento de espaço 4,00 pela fórmula consegui obter um espelho de 20 com profundidade de 23, foi a melhor maneira que achei VC consegue visualizar outra melhor.
    Desde já agradeço

    • ricardo trevisan disse:

      Ivan,

      Pelos dados que você passou, não consigo ver solução. O ideal é repensar o projeto de arquitetura para fazer a escada em outro formato e obter uma relação entre piso e espelho mais confortável.

      Um abraço,

      RT

  23. Ricardo disse:

    Olá! Gostaria de saber como relacionar o tamanho do espaço da escada (espaço disponível) com o número de espelhos ou largura do piso. Por exemplo: Tenho uma altura (H) de 3,05 e um espaço de 2,85 m porem com a Formula de Blondel não consigo chegar em um valor exato de 2,85m para a escada. Poderia me ajudar por favor? Obrigado!

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Ricardo,

      Como as dimensões macro são dadas pelo projeto de arquitetura, a gente acaba arredondando os tamanhos dos pisos e dos espelhos com mais casas decimais para acertar o projeto. Na obra, trata-se de uma divisão do espaço, tal como fazemos com o escalímetro num projeto em papel, à moda antiga, para representar a escada. Por exemplo, se seu piso deu 27,3333… cm, a gente diz que tem 273mm e a realidade será, na obra, a divisão da cota maior pelo número de degraus. Numa obra bem executada, o piso ficará com 273mm.

      Abraços,

      RT

  24. Pablo Roberto disse:

    Olá Boa noite estou querendo construir uma escada em um espaço de 4,60mts porém quero uma opinião pois ja tenho a rampa pronta so falta os degraus.a mesma vai ficar um pouco inclinada qual seria o tamanho ideal de piso e espelho para evitar a inclinação

    • ricardo trevisan disse:

      Pablo,

      Aplique sempre a fórmula de Blondel com os limites que coloquei no texto principal. Mas o ideal é planejar antes de executar. Agora, com a base pronta, a dificuldade de adaptação é muito maior, e pode prejudicar o projeto de arquitetura.

      Um abraço, e boa sorte!

      RT

  25. Gabriel disse:

    Boa noite amigo!Tenho uma abertura de 2,00×1,0m na laje. O pé direito é de 2,7m e o comprimento embaixo da abertura para eu fazer a escada é de 3,1m.Como posso fazer uma escada reta ou em L para que a pessoa não bata a cabeça quando subir a escada?Fico agradecido pela ajuda.

    • ricardo trevisan disse:

      Gabriel,

      Faça o cálculo conforme expliquei no texto, depois faça o corte da escada verificando o nível do degrau no trecho de menor pé-direito: o ideal é ter pelo menos 2,10m. Se não tiver, refaça o projeto de arquitetura da escada travando esta altura mínima. Sugestão: marque este nível e projete em corte.

      Um abraço,

      RT

  26. cesar disse:

    ola eu tenho di pe direito 3,10 com guantos devo fazer o comprimento

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Cesar,

      Basta utilizar a fórmula do Blondel, conforme coloquei no texto. Não sei responder para você assim, sem conhecer o projeto de arquitetura, porque o desenho da escada, patamares, mudanças de direção, etc farão diferença no comprimento total.

      Um abraço,

      RT

  27. Jonas disse:

    Gotei da explicação

  28. Maria disse:

    Olá, vocês são muito bons, explicam com clareza facilitando a vida da gente. Com base nas orientações de vocês refiz o projeto (depois das paredes levantadas vi que o projeto do arquiteto deixaria a sala muito abafada) de escada da minha obra e calculei uma escada em L, com dois patamares. O primeiro de 1,00 X 1,00 e o segundo de 1,00 X 0,70. No total são 16 degraus de 0,28 X 0,18 (PxE). Fase 1 0,72 de altura, com 4 degraus, sendo o 4º o primeira patamar de 1,00 x 1,00. Fase 2 1,08 , com 6 degraus, sendo o 6º o segundo patamar de 1,00 X 0,70 (piso) e Fase 3 com 6 degraus, sendo o 6º o piso superior. Isso foi o que consegui para alcançar 2,88.Como tenho um pé direito mais laje de 2,95, com comprimento máximo da escada de 4,50 preciso saber como posso ajustar os 7mm restantes. Fiz várias simulações e essa é mais próxima do ideal. Posso tirar essa diferença no acabamento ou acrescentando 1mm em 7 degraus (os primeiros)? Preciso dos dois patamares pois a minha mãe tem 86 anos, apesar de ativa quero suavizar os passos ao máximo para ela.

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Maria,

      Distribua os 7 mm nos 7 primeiros degraus, como você disse. Ficará imperceptível.

      Abraço,

      RT

  29. TOM CIRO disse:

    VOU FAZER UMA ESCADA INTERNA, SENDO QUE ALTURA DA LAJE 3,30 MT ESPAÇO P CONSTRUÇÃO E 3,85. SERA QUE DA PARA FAZER

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Tom,

      Se dá ou não, depende de outros fatores também. Siga a fórmula que deixei no texto principal e veja por exemplo se há possibilidade de fazer a escada em U para deixá-la confortável, ou em L, e se você consegue mudar os patamares de término.

      Abraços,

      RT

  30. Diego disse:

    Boa tarde, e quanto a sustentação da escada, fundação? Como deve ser o calculo?

    • ricardo trevisan disse:

      Diego,

      A fundação da escada deve ser calculada como qualquer outra, considerando o peso próprio da estrutura mais revestimentos e sobrecarga. Lembre-se que quando a escada descarrega na parede, esta deve considerar este adicional em seu cálculo de baldrame e fundação.

      Abraço,

      RT

  31. Maria disse:

    Boa noite! Qual é o menor vão possível que deve deixar para construir uma escada, onde o pé direito é 3m
    Abraço!

    • ricardo trevisan disse:

      Maria,

      Isso precisa ser desenvolvido no projeto de arquitetura, não é tão simples. Mas vamos aqui supor a hipótese: largura de 80cm (portanto patamar de 80cm de comprimento ) e 3,00m de desnível total inclusive laje e revestimento. Segundo as fórmulas apresentadas no texto, o comprimento seria 27×15=405 + patamar = 485cm, correto?

      Mas insisto: não é tão simples. Desenvolva a escada junto com o resto do projeto de arquitetura: sai mais barato e você terá menos problemas no futuro. Além da solução ser mais adequada às suas necessidades.

      Abraços,

      RT

  32. Vinícius Tamai disse:

    gostaria de saber como faço para calcular uma escada em “L” com altura de 2,90 com a laje por 3,60 de largura. E também tem que ter um patamar a cada lance.

    • ricardo trevisan disse:

      Vinícius,

      O cálculo é feito da mesma forma que apresentado no texto. Lembre-se que cada patamar é como um piso grande, mas os espelhos continuam existindo. Com estas dimensões, se o patamar estiver mais ou menos a meia altura, um único na mudança de direção é suficiente.

      Abraços,

      RT

  33. Taty disse:

    Ricardo
    Tenho um PD de 309, em uma lojinha mas tenho que mudar a escada porque está com espelhos de 20 ,22 e 23 cm vários tamanhos.
    desconfortável e perigosa . tenho que fazer em L
    Como calculo ?
    pode me ajudar?

    • ricardo trevisan disse:

      Taty,

      Calcule exatamente como está no texto, utilize um patamar como no exemplo, sem leque. É o mais seguro e confortável.

      Abraços,

      RT

  34. jose disse:

    tenho uma escada com ope direito de 1.850 mtrs e a rampa de 2700mtrs ja tentei varios calculos e nao conseguir chegar a um resultado .sera que os senhores poderiam me ajudar ja tenho tudo pronto e so desenhar os degraus e jogar o concreto desde ja obrigado qual calculo devo fazer,

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado José

      Se o que você chama de rampa for a projeção horizontal da escada, é perfeitamente possível pelos cálculos do texto. Utilize a equação de Blondel (2e+p=63cm), e mesmo com um patamar intermediário (comprimento = largura de uma escada convencional) você chegará a uma solução viável. Mas lembre-se de adequar sempre a escada ao restante da arquitetura do imóvel para não ter problemas, por exemplo, de pé-direito livre em toda a circulação vertical.

      Siga o passo a passo do texto, sua solução parece ser parecida com nosso exemplo.

      Abraços,

      RT

  35. Bom dia, Ricardo!
    Tenho um pé direito de 2,80 m + 15cm laje, arredondando ficaria 3,00 m. Tenho um espaço de 4 metros de uma parede à outra para fazer a escada simples. Neste caso, seria adequado fazê-la em L, com um metro de recúo no L? Ou seja, 1 metro de degraus + 0,80 de plataforma e o restante de escada contínua e mais 0,80 no final. Daria certo?

    • ricardo trevisan disse:

      Edmar,

      Este tipo de solução precisar ser construída no projeto de arquitetura. É muito difícil responder assim, sem conhecer o partido adotado, a espacialidade, volumetria, circulações, etc. Verifique estas questões com seu arquiteto.

      Abraços

      RT

  36. Gunnar Correa disse:

    Muito bom!
    Estou utilizando estas unidades de medidas para um projeto de modelagem arquitetônica.

  37. Esmeraldo disse:

    olà Ricardo! tenho um pé direito com 280mt +15cm de laje,220mt de comprimento e uma largura de 240mt e a escada se iniciará do comprimento de 220mt a escada será em U más estou com dificuldade de calcular os degraus obs; os degraus será sem espelhos em madeira
    Pode me ajudar!

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Esmeraldo,

      Pelos seus dados, a altura total é 2,95m (PD + laje). O espelho ser vazado não altera seu cálculo. As demais dimensões devem ser definidas junto com o projeto de arquitetura, sendo que as equações apresentadas no texto se aplicam normalmente.

      Abraços,

      RT

  38. Natália disse:

    Se eu fizer…
    Espelho: 17,5 cm —> Logo o piso do degrau será: 28 cm.
    Segundo meus cálculos. O pé direito unido a espessura da laje da minha futura casa será de 2,80 metros!
    Posso fazer o pé direito ter 2,65 e a laje de 15 cm de espessura. Totalizando 2,80.
    É possível, considerando a escada um L em uma área de 25 m² (5×5).

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Natália,

      Possível é, mas depende do projeto de arquitetura. Converse com seu arquiteto sobre as diversas possibilidades desta situação que você está descrevendo… é difícil te explicar por texto. Uma reunião com croquis vai te ajudar muito.

      Abraços,

      RT

  39. Willames disse:

    Olá bom dia!!
    Gostaria de saber as medidas para uma escada com: 4.60 de pé direito já com a laje por 5.0 de comprimento

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Williames

      Existem muitas formas de fazer este projeto, não é uma solução única. As fórmulas apresentadas servem para essas simulações de diferentes soluções arquitetônicas.

      Abraços,

      RT

  40. assis disse:

    bom dia galera..

    preciso fazer uma escada, mais o espaço e muito curto. tenho 2.0 metro de comprimento e 2.50 de altura. a escada precisa ser reta por que o espaço e estreito. alguem pode me passar uma ideia. ???? ou algum modelo d como vai ficar .. vlww

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Assis,

      É impossível resolver uma escada convencional neste espaço. Lembre-se de que o projeto da escada deve nascer junto com o resto da arquitetura. Talvez você possa resolver com uma escada Santos Dumont, mas nem toda prefeitura aceita.

      Abraços,

      RT

  41. FERNANDA MELO disse:

    Estou com um problema! Quero fazer uma única escada para vencer diferente alturas, mas está complicado para chegar a um consenso sobre a continuidade. Subsolo: 3m/pavimento térreo: 5m/ 1° e 2° pavimento: 4.5m// Laje:20cm// caixa para a escala: largura:3.50m// comprimento:3.75m/4.

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Fernanda,

      Seu problema vai muito além do cálculo. Situações assim podem ter resultados muito variados. É importante resolver primeiro o conceito do projeto de arquitetura, decidir como você quer que a escada se pareça e como será sua continuidade visual antes de partir para o cálculo e projeto executivo.

      Mas em qualquer cenário, as fórmulas apresentadas no texto continuarão válidas.

      Um abraço,

      RT

  42. Vanessa disse:

    Ola gostaria de saber , qual seria a metragem certa de uma sala altura e de 3.20 e o comprimento de 4,70 desde ja agradeço.

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Vanessa,

      As dimensões da escada dependem de seu projeto de arquitetura. Conforme falamos no texto, a escada tem certa flexibilidade de cálculo, desde que respeitados seus parâmetros limítrofes. Além disso, deve ser adequada ao restante do projeto de arquitetura de sua sala.

      Para uma estimativa prévia, utilize as fórmulas e o método apresentado no texto.

      Um abraço,

      RT

  43. TENHO PE DIREITO TOTAL COM A LAJE 2,95 MT E UM COMPRIMENTO DE 3,67, SO QUE NAO DA ESCADA RETA NEM EM L, VAI FICAR TIPO UM J, DEVIDO A LAGURA QUE TENHO DISPONIVEL SER 1,90. ME AJUDA A CALCULAR, QUERO DEGRAUS DE 80CM DE LARGURA

    • NOS MEUS CALCULOS DEU 16 DEGRAUS COM ESPELHO DE 18 CM.

      • ricardo trevisan disse:

        Prezada Graziele,

        Seu problema vai além de um simples cálculo. Trata-se de problema de projeto arquitetônico. As dimensões dos degraus dependem de decisões de desenho da escada.

        Abraços,

        RT

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Graziele,

      Este é um serviço técnico profissional que posso prestar. Por favor, me informe para qual endereço de e-mail encaminhar a proposta comercial.

      Abraços,

      RT

  44. Emerson disse:

    Boa Tarde, minha Duvida é qual e o tamanho do vão livre de passagem de uma escada, já que eu tenho um pé direito de 3,50m e pensei numa escada em L.

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Emerson,

      Sua pergunta não ficou muito clara. Se a dúvida é sobre a abertura na laje, isso vai depender do projeto de arquitetura, pois pode ser menor que o comprimento da escada em função da altura de passagem mínimo.

      Abraços,

      RT

  45. Andre disse:

    olá, qual largura confortavel para um degrau de dois passos?

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado André,

      Some algo entre 60 e 65cm ao piso calculado pela fórmula de Blondel.

      Um abraço,

      RT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s