Pré-dimensionamento de dutos de ar condicionado

Quem faz projetos de áreas corporativas sabe que o maior volume utilizado sobre o forro é o dos dutos de ar condicionado. No entanto, não nos ensinaram como fazer qualquer pré-dimensionamento deste sistema, costumamos ter alguma ideia de algumas soluções padronizadas e trabalhamos com elas até que o engenheiro mecânico nos confirme se o espaço útil sobre forro é suficiente. O problema é quando a planta não é convencional e o caminhamento de dutos é maior que o usual. E aí? Vamos ficar esperando o projetista de ar condicionado para evoluir a arquitetura?

As dicas abaixo me foram passadas por um dos melhores calculistas e projetistas de climatização de São Paulo, e deixo aqui para ajudar a quem precisa. Lembre-se que se trata apenas de um pré-dimensionamento, as dimensões finais serão dadas pelo projetista de mecânica.

Este pré-dimensionamento foi estabelecido para:

  • Região Sudeste ou Sul do Brasil
  • Pé-direito útil em torno de 3 metros
  • Áreas corporativas
  • Não se aplica a peles de vidro sem proteção em fachadas expostas a insolação direta

Cada 15 metros quadrados de área de piso exigem 1 TR de capacidade, o mesmo que 680 metros cúbicos por hora. Portanto, uma área de 300 metros quadrados exigiriam 20 TR de capacidade, ou 13.600 metros cúbicos por hora.

O duto deve trabalhar com uma velocidade máxima de 6 metros por segundo (acima disso há problemas de ruídos). Isso equivale a 21.600 metros por hora.

Estes dois dados nos permitem calcular a área de seção transversal do duto. Lembre-se que ele não é constante, vai reduzindo de tamanho em função da área de atendimento. Assim, ele será maior perto da sala da unidade evaporadora (em geral, o self-contained), e será mínimo nas extremidades mais distantes. Portanto, calculando o pior caso (maior duto), dividimos a capacidade cúbica exigida por 21.600 para ter a área da seção transversal desse duto. Em nosso exemplo:

13.600 ÷ 21.600 = 0,63 m2

Desta conta podemos também tirar uma relação de 0,000139m2 de duto por metro quadrado de área de piso (3m³ divididos por 21.600m/h).

O achatamento máximo de um duto de seção retangular (pensado na redução máxima de espaço útil sobre o forro) é de 1:4. Em nosso exemplo, o duto seria de 1,59 x 0,40m.

7 comentários em “Pré-dimensionamento de dutos de ar condicionado

  1. Poderia por gentileza explicar de você concluiu que existe uma relação de 0,0021 m2 de duto por metro quadrado de área de piso? Obrigado

    1. Prezado Rafael,

      Havia um erro no texto. São 0,000139m² de duto por 1m² de piso (3m³ de ar). Obrigado por avisar.

      Abraço,

      RT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.