Pré-dimensionamento de dutos de ar condicionado


Quem faz projetos de áreas corporativas sabe que o maior volume utilizado sobre o forro é o dos dutos de ar condicionado. No entanto, não nos ensinaram como fazer qualquer pré-dimensionamento deste sistema, costumamos ter alguma ideia de algumas soluções padronizadas e trabalhamos com elas até que o engenheiro mecânico nos confirme se o espaço útil sobre forro é suficiente. O problema é quando a planta não é convencional e o caminhamento de dutos é maior que o usual. E aí? Vamos ficar esperando o projetista de ar condicionado para evoluir a arquitetura?

As dicas abaixo me foram passadas por um dos melhores calculistas e projetistas de climatização de São Paulo, e deixo aqui para ajudar a quem precisa. Lembre-se que se trata apenas de um pré-dimensionamento, as dimensões finais serão dadas pelo projetista de mecânica.

Este pré-dimensionamento foi estabelecido para:

  • Região Sudeste ou Sul do Brasil
  • Pé-direito útil em torno de 3 metros
  • Áreas corporativas
  • Não se aplica a peles de vidro sem proteção em fachadas expostas a insolação direta

Cada 15 metros quadrados de área de piso exigem 1 TR de capacidade, o mesmo que 680 metros cúbicos por hora. Portanto, uma área de 300 metros quadrados exigiriam 20 TR de capacidade, ou 13.600 metros cúbicos por hora.

O duto deve trabalhar com uma velocidade máxima de 6 metros por segundo (acima disso há problemas de ruídos). Isso equivale a 21.600 metros por hora.

Estes dois dados nos permitem calcular a área de seção transversal do duto. Lembre-se que ele não é constante, vai reduzindo de tamanho em função da área de atendimento. Assim, ele será maior perto da sala da unidade evaporadora (em geral, o self-contained), e será mínimo nas extremidades mais distantes. Portanto, calculando o pior caso (maior duto), dividimos a capacidade cúbica exigida por 21.600 para ter a área da seção transversal desse duto. Em nosso exemplo:

13.600 ÷ 21.600 = 0,63 m2

Desta conta podemos também tirar uma relação de 0,0021 m2 de duto por metro quadrado de área de piso.

O achatamento máximo de um duto de seção retangular (pensado na redução máxima de espaço útil sobre o forro) é de 1:4. Em nosso exemplo, o duto seria de 1,59 x 0,40m.

Esse post foi publicado em Arquitetura, Design, dicas, jobs, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Pré-dimensionamento de dutos de ar condicionado

  1. Pingback: Como calcular uma escada | Ricardo Trevisan

  2. CARLOS disse:

    Parabéns muito boa qualidade de formatação ,simples e direto com exemplo .

  3. andré marques disse:

    Excelente sua dica! Parabéns!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s