Como fazer uma lareira que aqueça sem retornar fumaça


O dimensionamento da lareira é essencial para que ela funcione corretamente. Ou seja, aqueça o ambiente sem retorno de fumaça. Então lá vai o roteiro:

Boca de fogo (abertura livre da lareira) deve ter altura variando de 67% a 75% da largura.

A mesma altura da boca de fogo deve ficar entre 1/40 e 1/70 da área do cômodo a ser aquecido.

A profundidade livre da lareira deve ficar entre 45 e 60cm. Uma profundidade maior que 60cm dispersa calor, enquanto uma inferior a 45 cm provoca retorno de fumaça ao ambiente.

Exemplo:

Para uma sala de 30m2, com pé-direito convencional e aberturas (janelas e portas) comuns,  a altura da boca de fogo ficaria entre 75cm (30/40) e 43cm (30/70). Vamos adotar um valor próximo ao centróide destes dois valores: 60cm.

A altura deve ficar entre 67% e 75% da largura, portanto a largura ficará entre 80cm (60/0,75) e 90cm (60/0,67). Vamos adotar o centróide de 85cm.

Como é uma lareira média, vamos ficar com uma profundidade próxima à mínima: 50cm. Pronto! Temos as dimensões da caixa de fogo para o nosso exemplo:

Largura: 85 cm
Altura: 60 cm
Profundidade: 50 cm

É claro que isto tem que ser compatibilizado com todo o resto do projeto de arquitetura. Nada na edificação deve ser projetado isoladamente.

Chaminé

A chaminé deve, preferencialmente, ter área igual a 10% da superfície da boca de fogo (para uma altura média de 10 metros).

O tubo da chaminé deve passar entre 50 e 70cm acima da cobertura (telhado, laje, etc.). Em caso de telhados, o ideal é ficar a 1,50m da cumeeira.

Eventuais desvios na tubulação da chaminé não devem passar de dois, e desviar no máximo 30 graus.

A seção transversal mais eficiente é a circular.

Detalhe importante: um dos principais elementos para a fumaça não retornar é a curva para dentro na base da chaminé, conforme corte abaixo:

Corte da lareira dada no exemplo acima: repare na curva da base da chaminé, conforme dissemos no texto

Corte da lareira dada no exemplo acima: repare na curva da base da chaminé, conforme dissemos no texto

Esse post foi publicado em Arquitetura, Design, dicas, jobs, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

75 respostas para Como fazer uma lareira que aqueça sem retornar fumaça

  1. Pingback: Como calcular uma escada | Ricardo Trevisan

  2. Ismael disse:

    Olá, tenho uma lareira aberta nos dois lados opostos centralizada no ambiente, com abertura retangular, no tamanho das bocas de 1,70 X 0,50m profundidade de 0,75m sendo que o dimensionamento interno superior da área de queima é 0,45 X 1,70m canalizando uma coifa metálica conduzindo a fumaça à um duto central de 0,30m de diâmetro. A ponteira da chaminé está à 2,00m da laje de cobertura.
    Tenho o problema de que a fumaça acaba voltando de leve nas laterais das bocas opostas. Gostaria de uma opinião de solução tentando manter as bocas da lareira abertas nos lados opostos.
    Obrigado

    • ricardo trevisan disse:

      Ismael

      Isso acontece mesmo nesse tipo de lareira pela diferença de pressão entre os dois lados. Sugestão: colocar um vidro bem grosso no meio isolando os lados sem perder o calor por radiação.

      Um abraço!

      RT

  3. Elisabete F Manes disse:

    Boa noite Ricardo. Por gentileza explique melhor (colocar um vidro no meio isolando os lados da lareira aberta).
    Estou construindo uma casa e apesar de querer muito uma lareira aberta , tenho visto comentários desfavoráveis , devido a perda de calor. Por favor me ajude. Obrigada Elisabete

    • ricardo trevisan disse:

      Elisabete,

      Imagine duas lareiras, uma de costas para a outra. Troque as paredes de fundo por um único vidro bem espesso (definido pelo fornecedor). É isso.

      Abraços,

      RT

  4. gabriel disse:

    RT, boa tarde!
    Achei excepcional seu artigo, porém, como leigo no tema, ainda pairam duvidas na minha cabeça e infelizmente, não consegui achar em minha região 1 que inspirasse confiança para fazer minha lareira, alem de demostrarem total desconhecimento, cobram exorbitantemente apenas pelo fato de acharem que por querer uma lareira tenho dinheiro de sobra… infelizmente não tenho 🙂 Então optei por eu mesmo fazer!rsrs
    Sem mais delongas, tenho uma sala e cozinha conjugadas, sendo a metragem total de 680cm x 290cm x 260cm (Comprimento x Largura x Altura). Fiz os calculo apresentados, e obtive: com medidas centróides para a lareira: (Largura 55cm x Altura 40cm x Profundidade 50cm?), mas achei meio pequena seria o mesmo isso? Ou melhor fazer nas medidas máximas (L59cm x A50cm x P50cm?
    Pretendo fazer a chaminé com tubo de aço, então essa “curva” mencionada, pode ser uma flange reduzindo por exemplo de 120mm para 80mm o tubo, e instalar adicionalmente um “registro” nela, de moda a fechar ou reduzir o fluxo do ar?
    Ah, em tempo, trata-se de uma lareira de canto.
    Desde já agradeço a atenção.
    Gabriel

    • ricardo trevisan disse:

      Gabriel,

      Eu faria L59 x A50 x P45, sem redução no tubo da chaminé. O registro pode ser instalado sem problemas, mas você tende a deixar aberto quase todo o tempo.

      Abraços!

      RT

      • Gabriel disse:

        Muito obrigado pelo rápido retorno! Vou fazer conforme suas dicas, incluindo um pequeno angulo na parede do fundo, pois li que em lareiras de canto isso ajuda a “jogar” o calor para frente! Em breve postarei aqui o resultado!
        Novamente, obrigado pela sua atenção.

  5. Jussara disse:

    Bom dia, gostei muito da didática do artigo. Minha casa é muito alta , então optou-se não perfurar o telhado e colocar ponteira em T encostada na parede externa. Entretanto, o problema é a fuligem na parede. Dúvida : para afastar a ponteira da parede, pelo menos uns 15 ou 20cm, posso fazer a ponteira com uma curva ou então um duto S +ponteira chapeu?
    Obs: é uma pequena lareira salamandra de ferro encostada na parede com dutos externos.
    Fico grata pelo tempo despendido; escrevi para quem considero que entende bem do assunto.

    • ricardo trevisan disse:

      Olá Jussara,

      Sim, você pode fazer isso, mas talvez tenha alguma perda de eficiência do sistema. Caso você já sofra algum retorno, a tendência será o problema se agravar.

      Um abraço,

      RT

  6. GMGF disse:

    Bom dia, Ricardo. Permita lhe perguntar algo, o que acha de lareiras pré moldadas. Acha que funcionariam bem? Lhe mando um exemplo de uma de 46cm por fora…. Um abraço.

    • ricardo trevisan disse:

      Bom dia!

      Funcionam bem sim, mas prefiro as executadas no local por dois motivos: a) posso fazer na dimensão exata que preciso, e b) posso construir com materiais de maior inércia térmica.

      Um abraço,

      RT

  7. Ola,
    pretendo construir um fogão medieval, que nada mais é do que uma lareira de grande abertura e altura de boca, com aprox. 1m de profundidade, em alvenaria. Dimensões de abertura 1,80m de largura da boca x 1,35m altura da boca e 1m de profundidade. Gostaria de saber as demais dimensões para o lintel, garganta, seção da chaminé que sera metálica com revestimento alvenaria.
    Grato

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Roque,

      O propósito e funcionamento de um forno são totalmente diferentes dos de uma lareira. Assim, as proporções apresentadas para um não se aplicam ao outro. Verifique as especificações de forno com os fabricantes destes materiais específicos.

      Abraços,

      RT

  8. Flávio Facenda disse:

    Boa noite, tenho uma lareira com boca aberta de canto, altura da boca 60 cm e de largura 55 cm, profundidade de 50 cm, chaminé até a lage 1,80m e da lage até o telhado 2,50 m e após a cumeira mais 1,20 com cano e ponteira canhão de 150mm de diâmetro. Pois ainda assim volta fumaça pela boca. Um detalhe o espaço na garganta dela onde sobe a fumaça é de 10 cm, o que fazer para não voltar mais fumaça?

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Flávio,

      Lareiras de canto são um pouco mais complicadas e dispersam menos calor que as de plano de parede, por exemplo. Em seu caso, recomendo que verifique se aquela curva na base da chaminé que mostramos em corte foi feita. Sua chaminé parece ser muito alta, também pode ser este o problema. Ainda assim, 10 com de abertura na garganta é muito pouco. Verifique também se o duto não está obstruído.

      Um abraço,

      RT

      • Flávio Facenda disse:

        Boa noite Ricardo, obrigado pela rápida resposta. Qual espaçamento ideal na garganta? Sempre achei que quanto mais alto seria a chamine, mais perfeita seria a drenagem da fumaça. Teria alguma maneira de te enviar algumas fotos para sua avaliação? E a questão da ponteira da chaminé ser canhão, você vê algum empecilho? Poderia estar influenciando?

        • ricardo trevisan disse:

          Flávio,

          O espaço da garganta é dimensionado pelo fornecedor. A altura da chaminé ajuda, mas o exagero nunca funciona muito bem. A ponteira canhão não tem problema, mas veja se não há obstrução.

          Um abraço,

          RT

          • Flávio Facenda disse:

            Bom dia Ricardo, a minha lareira é nova a cerca de dois meses estou morando na casa nova, não tem obstrução, é uma lareira de concreto feito no local. E o que você me diz dos exaustores no chaminé, funciona? Qual a altura que se deve colocar?

            • ricardo trevisan disse:

              Flávio,

              Este dimensionamento é feito por engenheiros mecânicos. Sugiro procurar por algum que trabalhe com ar condicionado, eles estão habituados a este tipo de trabalho.

              Um abraço,

              RT

  9. Thiago disse:

    Muito legal as dicas e os modelos, parabéns pelo post!

  10. Jair gullich disse:

    Estou fazendo uma lareira tamanho profundidade 0,60 altura 0,60 largura 0,70 de boca qual é o tamanho ideal do chaminé

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Jair,

      Segue a instrução da chaminé:

      A chaminé deve, preferencialmente, ter área igual a 10% da superfície da boca de fogo (para uma altura média de 10 metros).
      O tubo da chaminé deve passar entre 50 e 70cm acima da cobertura (telhado, laje, etc.). Em caso de telhados, o ideal é ficar a 1,50m da cumeeira.

      Abraços,

      RT

  11. Alessandro disse:

    Olá Ricardo. Pretendo fazer uma lareira centralizada. As medidas da mesma serão de 60 de boca, 50 de altura, 45 de profundidade pra um ambiente de 6 x 2,80. Para o chaminé usarei tubo de ceramica. Minha duvida é a seguinte: Para não cortar minha laje posso fazer um desvio pela parede de 1 metro acima da garganta, subindo deste modo com a chaminé pelo lado externo da residência? É aconselhável? Grato pela orientação…

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Alessandro,

      Recomendo fazer desvios apenas em extrema necessidade. Ainda assim, com o ângulo mais aberto possível. O ideal é não haver desvios.

      Abraços,

      RT

  12. Edicea da Silva Hames disse:

    Posso construir uma lareira a Lena em baixo de uma escala de alvenaria

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Edicea,

      Pode sim, desde que a arquitetura esteja bem resolvida e os materiais sejam isolantes térmicos onde necessário.

      Abraço,

      RT

  13. Edicea da Silva Hames disse:

    Digo escada

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Edicea,

      Pode sim, desde que a arquitetura esteja bem resolvida e os materiais sejam isolantes térmicos onde necessário.

      Abraço,

      RT

  14. Iraci Kosby Corrêa disse:

    Olá. Estou precisando de uma lareira para me aquecer em minha velhice. Minha casa, entretanto, não tem espaço sobrando. Minha melhor opção é fazer a lareira em uma esquina (quina, joelho, contrário de canto, em 270 graus, não sei como vou chamar). É uma parede que divide a sala de um quarto, sendo que é um canto de 90 graus dentro do quarto, mas uma esquina de 270 na sala. A lareira deve ficar com a boca para a sala, os fundos dentro do quarto, no canto dele. Prejudico um pouco o espaço do quarto para ser possível se construir a lareira com boca para a sala. Mas as dimensões, como seria? Pelo que entendi as suas instruções são para lareiras retas, não de canto.

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Iraci

      Pelo que entendi de sua descrição, a boca ficará para um determinado ambiente. Use a proporção em relação a este ambiente. Se ele for aberto, a radiação continua a aquecer adequadamente, mas haverá perda de calor pela troca de ar. Algumas situações permite que isto seja resolvido com painéis deslizantes, por exemplo. Consulte seu arquiteto sobre esta possibilidade.

      Abraço,

      RT

  15. Valdeir Brasil disse:

    boa tarde Ricardo,iniciarei a construção da nossa lareira esta semana,seguindo as suas dicas e o desenho demostrado acima.moramos no extremo sul do RS e este ano estarei me deliciando com um bom vinho e diante da lareira.Abraços e mais uma vez grato pelas preciosas dicas
    ]

  16. Dener disse:

    Boa tarde vou fazer uma lareira de canto L 75 cm,A 60 e P 50 a minha dúvida é a seguinte a parte dá chaminé logo após a curva como é de canto tenho q deixar ela reta por dentro até o teto ou isso não é necessário.

  17. Anderson Zenker disse:

    Boa noite sr. Ricardo!
    Adorei suas dicas e quero fazer uma lareira em aço, com placas refratárias, onde a mesma será recoberta por gesso resistente a fogo e com um moldura em MDF acompanhando o móvel. Gostaria de saber a medida de (LxAxP) 118 x 60 x 55 (quero uma boca grande para está lareira e utilizarei somente o centro para o fogo) está proporcional e se não terei problema com o MDF como moldura na boca desta? Gostaria de saber também se posso colocar a saída da chaminé deslocada bem ao lado esquerdo, devido ao concreto da parede não ser possível de furar?

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Anderson

      As proporções são as mesmas apresentadas no texto. Mas o ideal é que a chaminé fique centralizada.

      Um abraço,

      RT

  18. Jorge Felipe Campezatto disse:

    Não seria um comentário e sim uma pergunta, é possível fazer uma lareira em uma sala de 15m quadrados sendo que suas aberturas vão para cozinha, quarto e escritório. E é possível fazer a lareira junto a uma divisão de parede de gesso? Obrigado Jorge

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Jorge,

      É possível sim. Mas, por precaução, informe a seu arquiteto que a parede é de gesso.

      Abraços,

      RT

  19. Leodimar disse:

    Gostaria de fazer um curso o qual abrange-se o tema “projeto e execução de lareiras e churrasqueiras” onde consigo fazer?

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Leodimar

      Por enquanto ainda não temos este curso. Mas você pode sugeri-lo em nossa página de Cursos (barra superior do blog), pois os temas estão sendo desenvolvidos com base nas manifestações dos leitores em nossa pesquisa (que você encontra lá).

      Um abraço,

      RT

  20. Cesar Eduardo Ribeiro Lopes disse:

    Ola Ricardo, boa tarde. Pretendo fazer uma lareira na minha sala com a boca na parede e o restante todo dela para fora da casa subindo a chaminé também por fora. Minha sala é pequena e conjugada com uma cozinha também miniima. O problema é: em cima da cozinha há uma laje com um mesanino, que é meu escritorio, portanto a sala em si tem um pé direito muito alto mesmo… Altura de de dois andares mais o telhado… Do chão à cumeeira deve dar uns 10 metros… Assim a chamine vai ficar bem comprida. O que gostaria de saber:

    1. A medida que devo considerar para dimensionar a lareira seria da sala + cozinha + mezanino, correto?
    2. Com essa altura de chaminé, devo ter algum cuidado especial?
    3. Há problema em fazer a boca na parede e todas estrutura restante para fora?

    Grato!

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Cesar,

      Um pé-direito alto perde calor (o ar quente sobe). E uma área grande precisa de mais energia térmica para ser aquecida. Se você pudesse subdividir a área da lareira no projeto arquitetônico, seria melhor.
      Chaminé muito alta perde eficiência. Verifique com um engenheiro mecânico a eventual necessidade de reforço para exaustão.
      A estrutura da lareira para fora perde a oportunidade de aquecer o ambiente por condução, além de exigir melhor isolamento.
      Outras possibilidades sempre podem surgir no projeto, converse bastante com seu arquiteto.

      Um abraço,

      RT

  21. fabiano medeiros disse:

    pretendo fazer eu mesmo minha lareira, mas ainda tenho dúvidas da chaminé, pretendo fazê-la em alvenaria e não tubos, como fazer para não ter retorno da fumaça?

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Fabiano,

      Recomendo alisar o revestimento interno e respeitar a área da seção mínima informada no texto.

      Abraços,

      RT

  22. Vladimir disse:

    ola!!!
    Boa noite Ricardo…
    to com um problema em minha lareira…mais uma na sua lista
    substitui uma lareira de ferro antiga que tinha, que ficava num canto por uma de coifa com tijolo refrataria nos dois lados e embaixo.
    A sala tem 14.87 m2 e fica ao lado de uma janela
    a lareira é retangular, mas, no canto….tem 0,97 x060 x 0,54 Altura
    A coifa 0,45 ate o cano, e depois ate a curva tem 0,42
    na lareira de ferro, não saia fumaça, mas essa esta saindo….é porque foi aumentado o tamanho da area abrangente???

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Vladimir

      Muita coisa pode ter acontecido… Talvez a gargante tenha sido modificada, ou a chaminé tinha sido dimensionada para uma lareira com outro volume na área de fogo. Mas certamente essa curva na chaminé contribui para o retorno de fumaça. A área abrangente de sala não deve ter sido a causadora.

      Abraços,

      RT

  23. Jonas Alexsandro schneider disse:

    Ricardo boa noite

    elaborei uma lareira na minha residencia mas sem mto sucesso, tenho uma área de 55 m2 sala, estar, sala tv cozinha e jantar tudo junto a lareira não ficou centralizada devido alguns fatores, mas o fator principal que nessa área total ela não chega esquentar nem 15m2 do total, o pé direito e normal, nao tinha como elaborar uma lareira maior.

    verifiquei alguns fatores o pedreiro nao fez a parede no fundo da lareira de 45c a coifa ficou acima da boca , eu coloquei uma válvula na coifa mas mesmo assim sem sucesso o rendimento e muito pouco, mesmo estando toda fechada, não tenho problema de fumaça no meu caso ela puxa até mto bem, com mto fogo chega dar pra ouvir o barulho da chamine puxando o fogogerado na chamine,

    as medidas da lareira ficaram aproximadas

    largura 73
    altura 50
    profundidade 47
    chanime altura 3,90m +-

    ficarei grato com sua sugestão
    obrigado
    Jonas

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Jonas,

      Sua área é muito grande para ser aquecida por uma única lareira, por maior que seja. Das duas, uma: ou você subdivide o espaço (pode ser com painéis deslizantes, dependendo do projeto de arquitetura de sua casa), ou cria mais lareiras no ambiente (o que acho ineficiente para o uso diário).

      Abraços,

      RT

  24. Cesar Talmacs disse:

    Boa noite Ricardo.
    Meu nome é Cesar Talmacs, e estou tendo problemas com o retorno da fumaça para o ambiente interno. Minha lareira tem 90 cm de largura, 53 cm de altura e profundidade de 60 cm até o canto interno ( a lareira é de canto). Cerca de 1,10m acima da garganta tem um desvio num ângulo de 45 graus em tubo de aço galanizado com 20 cm de diametro atravessado a parede para a chamine do lado externo com mais 4,5 m até o topo.
    Estou pensando em substituir por uma chamine de tijolos e colocar um exaustor no topo.
    Qual seria a medida interna correta para esta chamine ( 20 x 20 cm estaria bom) ?
    Será que isso resolveria meu problema? Aguardo uma sugestão, e parabéns pelas excelentes matérias.

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Cesar,

      Use as proporções que indiquei no texto principal, talvez você nem precise do exaustor. Procure eliminar os desvios da chaminé. Se fizer em alvenaria, revista a parte interna de forma mais lisa possível.

      Lareiras de canto possuem naturalmente maior dificuldade de exaustão. Elimine qualquer elemento que aumente esta dificuldade.

      Abraços,

      RT

  25. Maria lucia de Mattos Pimenta disse:

    Preciso que alguem veja a minha lareira…pq ela retorna a fumaça.
    Voce tem alguem que possa vir ve-la?
    Estou entre Itatiba e Bragança.
    Obrigada

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Maria Lucia,

      Infelizmente eu não presto esse tipo de serviço. Se souber de um profissional de confiança em sua região avisarei.

      Abraços e boa sorte!

      RT

  26. Francisco Oliveira disse:

    Boa noite Ricardo.. Gostaria que me ajudasse…. pretendo fazer uma lareira, nas seguintes dimensões: Larg. 0,80m, Altura: 0,60m e Profundd0.60m, por dentro (câmara de fogo)…a mesma ficará do lado de fora da casa….A chaminé poderá ter essa mesma dimensão desde a base até a altura de 4,50m de altura? ou tem a necessidade de colocar duto de diâmetro menor? Como teria que ser feito a inclinação da parede interna da câmara, para evitar a fumaça no ambiente? se vc pudesse fazer um desenho (á mão mesmo) para me orientar melhor, eu fico muito grato….Agradeço e aguardo sua orientação…Att. Francisco Oliveira

  27. Michel Mota disse:

    Bom dia
    No meu futuro apartamento projetamos a estrutura da lareira por fora, deixando apenas a boca e uma pequena borda para dentro do ambiente. Tu acha que nesse tipo de formato, o aquecimento é prejudicado? E esse prejuízo de calor é muito significativo?
    Nossa sala é pequena 20m²
    Desde já obrigado pela atenção e dedicação.
    Abraços

    • ricardo trevisan disse:

      Prezado Michel

      O aquecimento por irradiação não é prejudicado, mas haverá menos condução de calor pelas paredes (pouco significativo). Você também precisa cuidar do isolamento externo para não perder calor para o ambiente de fora.

      Abraços,

      RT

  28. Francisco Oliveira disse:

    Boa noite Ricardo. Este isolamento externo que vc refere aí na resposta sua para o Michel, seria um revestimento com massa vermiculita o suficiente??
    Grato..att.Francisco

    • ricardo trevisan disse:

      Olá Francisco

      O isolamento deve ser feito com materiais pesados, para que tenha boa inércia térmica. Por exemplo, parede de tijolo maciço de uma vez (assentado de lado). Vermiculita sozinha dificilmente resolverá o problema.

      Abraço,

      RT

  29. PAMELA CAMILA ALMEIDA BEZERRA DOS SANTOS disse:

    Olá Ricardo bom dia
    bom eu gostaria de fazer em minha casa uma lareira americana, mas como não entendo e nos sites nao mostram como fazer, entao não sei como fazer a saida de fumaça, pois nas fotos nao mostram a saida , a lareira é aquela que tem acabamento de madeira ou gesso. me ajude por favor

    • ricardo trevisan disse:

      Bom dia, Pamela

      As proporções continuam sendo as que apresentei no texto principal. Precisa ter saída de fumaça sim, como qualquer outra, mas pode estar disfarçada porque eles costumam usar muito painel drywall nas casas.

      Abraço,

      RT

      • Pamela disse:

        No caso é esse painel que usaram nas lareiras nos usa?

        • ricardo trevisan disse:

          Pamela

          Este painel não serve para fazer as paredes da lareira. Serve apenas para aspectos externos, neste caso. Existem painéis drywall para outros fins, como resistência a fogo e áreas molhadas. Mas não para lareira.

          Abraços,

          RT

  30. celia disse:

    Olá Ricado!

    Suas dicas foram muito boas!!! Poderias me ajudar em uma questão?
    Seria quanto ao uso de vidro: Para uma lareira aberta em uma das laterais, posso colocar um perfil de vidro como fechamento? Nao queria perder a estética da lareira aberta mas queria trazer alguma forma de proteção para os equipamentos que ficam ao lado.. Existe um tipo te vidro com essa técnica para aguentar o calor do fogo?

    • ricardo trevisan disse:

      Prezada Celia,

      É possível sim, mas o vidro precisa ser especificado pelo fornecedor especialista, ok?

      Um abraço,

      RT

  31. Murilo disse:

    Olá, tenho uma área grande e terei outras fontes de calor, mas adoro lareira e quero uma gigante!!! Pensei em 1,50 de largura por 1 m de altura e 0,50 de profundidade, as medidas são compatíveis mas será que vai funcionar? Abraco

    • ricardo trevisan disse:

      Olá, Murilo

      Em espaços grandes assim, acontece da lareira ser uma fonte muito intensa com eficiência que cai com a distância. Quem estiver perto, sentirá mais calor que o ideal, e para quem estiver distante, a lareira não fará muita diferença. Por isso os ambientes acabam se dividindo, e a área de efetivo uso da lareira acaba sendo a mais próxima. Observe a sala de Sherlock Holmes, por exemplo.

      Um abraço,

      RT

      • Murilo disse:

        Obrigado pela rápida resposta!!! Minha preocupação, Ricardo, é no quesito eficiência da exaustão do fumo… qual o diâmetro em cm que vc acha ideal para o duto da chaminé sendo este circular? Não entendi a fórmula que vc forneceu para este cálculo…
        Obrigado novamente

        • ricardo trevisan disse:

          Prezado Murilo

          A chaminé deve ter 10% da área da boca de fogo. Se a boca tiver 1 metro quadrado, a seção transversal da chaminé terá que ter 0,1m².

          Abraços,

          RT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s