Esta Segunda Edição traz aperfeiçoamentos no livro mais vendido sobre este assunto no Brasil. Foram adicionados elementos atuais, o texto foi compatibilizando ao ambiente de negócios tecnológico e de maturidade profissional contemporâneo. Além disso, alguns pontos foram melhor detalhados, o método principal da avaliação econômica ficou mais objetivo, foram feitas melhorias de redação, e o livro foi compatibilizado com outros títulos mais recentes do autor. E o livro também se aproximou das aulas do autor em cursos de pós-graduação sobre o tema (vide cursos).
A atividade que melhor remunera os avaliadores de imóveis, e uma das melhores remunerações para arquitetos, urbanistas e engenheiros tem neste livro um guia completo e de fácil entendimento. O autor destrincha a complexidade da avaliação de empreendimentos de base imobiliária pelo método da capitalização da renda (avaliação econômica) de forma tranquila e numa linguagem acessível a avaliadores, gestores, investidores, estudantes, pesquisadores, profissionais do ramo imobiliário e demais interessados no assunto.
Este é um guia sistematizado que permite a compreensão geral e procedimentos avaliatórios para empreendimentos de base imobiliária, cobrindo todos os conceitos necessários para a construção de um laudo profissional, desde os conceitos básicos de matemática financeira e avaliação econômica de projetos (VPL, TIR, TIR-M, payback descontado etc.), passando por conceitos clássicos de medida de criação de valor econômico (valor econômico agregado, goodwill, indicadores refinados), métricas de qualidade econômica (EBIT, EBITDA, NOPAT, ROI, ROE etc.), custo de capital próprio (CAPM) e total do investimento (WACC), chegando a conceitos mais avançados, como a medição de criação de valor por meio da análise de fluxo de caixa descontado (CVA, CFROI, CFROI de período único, CFROGI), concluindo com o valor do empreendimento de forma fundamentada.
Conceitos de base são abordados ao longo do livro, suprindo uma deficiência de conhecimento econômico-financeiro dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo ou engenharia civil, subsidiando o leitor com a apresentação de documentos, técnicas e indicadores como demonstrativos contábeis, alavancagem operacional e financeira, CAPEX, RevPAR, e até uma discussão aprofundada da Norma Técnica brasileira que trata do assunto: a NBR 14.653-4.
Leia também:

