O significado deste trabalho

fb65633f-d03b-4403-8901-588d51b4ace9

Olá pessoal,

Como vão? Espero que bem.

Este blog existe há mais de dez anos. Escrevo com o objetivo de, na medida de minhas possibilidades, ajudar os leitores no que for possível.

Eventualmente, alguns relatos de vocês me recompensam e incentivam a continuar este trabalho. Acabo de ler um relato deste tipo, de uma leitora do post Como fazer uma lareira que aqueça sem retornar fumaça, que faço questão de transcrever aqui abaixo:

Boa tarde, Ricardo! Por indicação dos nossos arquitetos, compramos uma lareira pré-fabricada de concreto da Refracon, tamanho Grande. Mesmo seguindo à risca as instruções de montagem do fabricante, e colocando a saída do tubo acima do telhado, estava retornando fumaça. Aqui no seu Blog, no seu artigo, encontrei a resposta para o nosso problema: A lareira estava com a boca no tamanho 100cm de largura por 55cm de altura. Além da proporção entre largura e altura não ser a ideal (entre 67% e 75%), o tubo indicado pelo fabricante para chamine, de aço galvanizado com 10 polegadas de diametro, estava aquém do necessário para um bom fluxo, como indicado no seu artigo: uma seção com área de 10% da área da boca.
Testamos reduzir a boca da lareira com umas réguas de madeira e realmente funcionou. Uma vez que a proporção entre altura e largura ficaram proximas de 70%, e a área da seção da chaminé ficou pouco maior que 10% da área da boca, a lareira parou de retornar fumaça.
Parabéns pelo artigo tão esclarecedor e instrutivo!
Graças ao seu artigo, resolvemos a nossa lareira.
Glaucia Bortolon Bissoli
Pedra Azul – Domingos Martins – ES

Forte abraço a todos. Fiquem bem. Fiquem em casa.

RT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.