Pesquisa do CAU mostra clientes satisfeitos


Um pesquisa recente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), entidade que substituiu o CREA para nós arquitetos e urbanistas, junto com o Datafolha, mostra que 54% da população economicamente ativa em todo o Brasil já construiu ou reformou um imóvel. Mas apenas 14,6% deste grupo contratou arquiteto ou engenheiro. A grande maioria (85,4%) fez o serviço sem o auxílio de um profissional habilitado, apesar da exigência legal e do risco de punições. A boa notícia é que 78% dos que contrataram arquiteto se declaram satisfeitos com o profissional. E 70% dos entrevistados declaram que consideram a possibilidade de contratar arquiteto na próxima construção ou reforma.

Segundo a pesquisa, o principal motivo apontado para a não contratação de arquitetos é o senso comum de ser um trabalho caro. Mas a mesma pesquisa, quando apresenta um custo total de 10% do valor da obra, mostra que o público entende ser esta uma boa relação custo-benefício. Cá entre nós, devemos nos lembrar que este é o custo indicado pelo CAU, e que muitos profissionais conseguem atender seus clientes a um custo inferior a este.

A má notícia vem da percepção de atribuições profissionais. Poucos entrevistados sabem que os arquitetos fazem instalações prediais hidráulicas / elétricas (12%), cálculo estrutural (13%) e topografia e terraplenarem (15%), provavelmente por haver poucos arquitetos atuando com estes serviços.

Por outro lado, os entrevistados estão cientes de ser muito mais seguro fazer o projeto com arquiteto, além de perceberem conforto e boa relação custo-benefício. Outra boa notícia é que 94% entende que o arquiteto e urbanista é importante para o planejamento das cidades, e 89% entende que a falta de planejamento e projetos causam atrasos e aumento de gastos em obras públicas.

Anúncios
Esse post foi publicado em administração, Arquitetura, Design, dicas, jobs, notícias, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s