O que é greenfield, yellowfield, brownfield e greyfield

Quando esses termos estiverem associados a projetos de infraestrutura, provavelmente estarão se referindo ao estágio em que o parceiro privado encontrará sua implantação física pré-existente. Geralmente, são citados em casos de Parcerias Público-Privadas (PPP) ou concessões públicas.

O mais fácil de se compreender é o greenfield: trata-se daquela situação em que ainda não existe nenhuma estrutura pré-existente, tudo ainda precisa ser feito do zero. O termo green (verde) vem da referência à vegetação existente no local.

Quando já existe uma estrutura instalada, e o parceiro privado assumirá serviços de operação e manutenção, incluindo a possibilidade de expansões e melhorias, o projeto é classificado como brownfield (não confundir com o mesmo termo associado a áreas contaminadas). Recuperar a capacidade de instalações é uma atividade chamada de revamp, enquanto a modernização de instalações ou edificações para as exigências de uso atuais são chamadas de retrofit.

Há uma variante do brownfield em que as exigências de expansão do capital físico instalado (CAPEX) são elevadas em relação ao existente, como se houvesse também uma porção de greenfield, significativo em relação ao total, envolvido no mesmo projeto. Esta situação pode vir a ser classificada como yellowfield.

Alguns projetos são desenvolvidos para adequar ou levar novos usos a instalações que, apesar de estarem apoiadas por estruturas existentes, estão em desuso, vazias, degradadas, decadentes ou até em algum uso improvisado que não aproveite seu real potencial: são os greyfield numa referência (cinza) a concreto, pavimento ou asfalto deteriorado. A recuperação de instalações é chamada de recovery, e a adequação delas a novos usos é chamada de redevelopment.

Fonte: CARVALHO, A. C.; CASTRO, L. F. M. Manual de project finance no direito brasileiro. São Paulo: Quartier Latin, 2016.

Saiba mais:

O que é Parceria Público-Privada (PPP)

capaPPP

Um comentário em “O que é greenfield, yellowfield, brownfield e greyfield

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.