Tomada para recarregar carro elétrico

Como deveria ser o ponto de energia elétrica na garagem ou estacionamento para carregar um veículo elétrico?

Recentemente, foi publicada pela revista Auto Esporte uma matéria que passou rapidamente sobre o assunto da instalação elétrica do ponto.

O texto dizia o seguinte: “A recomendação deste padrão é de que as tomadas de 110 Volts tenham no mínimo 10 amperes e no máximo 20 amperes. Já as de 220 Volts possuem corrente de 20 amperes. Em qualquer uma é possível carregar e o custo é o mesmo, só muda o tempo de recarga.”

Do ponto de vista técnico de instalações elétricas, essa afirmativa não faz muito sentido para uma determinada potência elétrica de carregamento. Isso acontece porque a potência (P) é igual à multiplicação entre a tensão (U), em volts, e a corrente (i) em ampéres:

P = U . i

Portanto, quanto a tensão elétrica dobra (de 110 V para 220 V), a uma dada potência (P) fixa, a corrente elétrica deveria ser dividida por dois, e não dobrada. No exemplo, se a 110V a corrente é de 10A a 20A, mantida a potência elétrica, na tensão de 220V a corrente deveria ser de 5A a 10A. O texto da revista dá a impressão que a corrente elétrica em 220V seria a mesma ou maior que em 110V, o que não faz sentido.

Pelo que podemos inferir, a partir do texto é recomendação de se prever até 20 A de corrente para 110V, e isso ajuda a dimensionar o disjuntor desse circuito. Provavelmente, a corrente em 220V seria menor que essa, pela lógica apontada acima.

Entramos em contato com diversos fabricantes de veículos elétricos sobre esta questão, mas não obtivemos resposta até este momento.

Publicidade

2 comentários em “Tomada para recarregar carro elétrico”

  1. Vocês estão certos. Usando 220V a corrente é a metade da tensão de 110V. A questão é. QUAL A POTENCIA MÉDIA QUE UM CARRO ELÉTRICO DEMADA? Vocês sabem? Estou construindo uma casa e gostaria de no futuro usar um carro elétrico. Podem me ajudar? Vou usar a tensão de 220V e a fiação será o resultado da corrente a ser estabelecida.

    Curtir

    1. Prezado Henrique,

      De fato, essa é uma grande falha dos fabricantes de carros elétricos: nenhum deles informa a potência (W) da recarga da bateria do automóvel.

      Como regra geral, vejo as tomadas sendo instaladas com fiação de 2,5mm2 quando a tensão é 220V. Mas não tenho como demonstrar esse dimensionamento porque nenhum fabricante me respondeu essa pergunta. Aliás, as equipes de atendimento deles (de todos eles) são muito mal preparadas: por mais que eu explique, nenhum atendente conseguiu entender a minha pergunta, e insistem e responder outras coisas que eu não perguntei.

      O primeiro fabricante de carro elétrico que responder adequadamente a esta questão, ganhará minha admiração, e comprometo-me a divulgar o nome dessa marca de automóveis aqui no blog enaltecendo o fato. Porém, até agora isso ainda não aconteceu, infelizmente.

      Boa sorte!

      Abraços,

      RT

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.