Tomada para recarregar carro elétrico

Como deveria ser o ponto de energia elétrica na garagem ou estacionamento para carregar um veículo elétrico?

Recentemente, foi publicada pela revista Auto Esporte uma matéria que passou rapidamente sobre o assunto da instalação elétrica do ponto.

O texto dizia o seguinte: “A recomendação deste padrão é de que as tomadas de 110 Volts tenham no mínimo 10 amperes e no máximo 20 amperes. Já as de 220 Volts possuem corrente de 20 amperes. Em qualquer uma é possível carregar e o custo é o mesmo, só muda o tempo de recarga.”

Do ponto de vista técnico de instalações elétricas, essa afirmativa não faz muito sentido para uma determinada potência elétrica de carregamento. Isso acontece porque a potência (P) é igual à multiplicação entre a tensão (U), em volts, e a corrente (i) em ampéres:

P = U . i

Portanto, quanto a tensão elétrica dobra (de 110 V para 220 V), a uma dada potência (P) fixa, a corrente elétrica deveria ser dividida por dois, e não dobrada. No exemplo, se a 110V a corrente é de 10A a 20A, mantida a potência elétrica, na tensão de 220V a corrente deveria ser de 5A a 10A. O texto da revista dá a impressão que a corrente elétrica em 220V seria a mesma ou maior que em 110V, o que não faz sentido.

Pelo que podemos inferir, a partir do texto é recomendação de se prever até 20 A de corrente para 110V, e isso ajuda a dimensionar o disjuntor desse circuito. Provavelmente, a corrente em 220V seria menor que essa, pela lógica apontada acima.

Entramos em contato com diversos fabricantes de veículos elétricos sobre esta questão, mas não obtivemos resposta até este momento.

2 comentários em “Tomada para recarregar carro elétrico”

  1. Vocês estão certos. Usando 220V a corrente é a metade da tensão de 110V. A questão é. QUAL A POTENCIA MÉDIA QUE UM CARRO ELÉTRICO DEMADA? Vocês sabem? Estou construindo uma casa e gostaria de no futuro usar um carro elétrico. Podem me ajudar? Vou usar a tensão de 220V e a fiação será o resultado da corrente a ser estabelecida.

    Curtir

    1. Prezado Henrique,

      De fato, essa é uma grande falha dos fabricantes de carros elétricos: nenhum deles informa a potência (W) da recarga da bateria do automóvel.

      Como regra geral, vejo as tomadas sendo instaladas com fiação de 2,5mm2 quando a tensão é 220V. Mas não tenho como demonstrar esse dimensionamento porque nenhum fabricante me respondeu essa pergunta. Aliás, as equipes de atendimento deles (de todos eles) são muito mal preparadas: por mais que eu explique, nenhum atendente conseguiu entender a minha pergunta, e insistem e responder outras coisas que eu não perguntei.

      O primeiro fabricante de carro elétrico que responder adequadamente a esta questão, ganhará minha admiração, e comprometo-me a divulgar o nome dessa marca de automóveis aqui no blog enaltecendo o fato. Porém, até agora isso ainda não aconteceu, infelizmente.

      Boa sorte!

      Abraços,

      RT

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.