Mercados profissionais: base de análise [GA]

Tecnologia

Garry Stevens bem identificou [1] que diversas bases de análise de mercados de profissões, assim como de empresas de atuação profissional, não contribuem em quase nada para a sobrevivência, muito menos para a perenidade desses empreendedores no mercado. Assim, abordagens baseadas no “senso comum” estão desaparecendo (por vezes, junto com seus seguidores), dando lugar a outras mais sofisticadas e mais aplicáveis a nossos ambientes de negócios contemporâneos. Tratarei nesse texto sobre uma dessas abordagens, um conjunto de ferramentas que Scott Lash considera ter grande poder de análise, portanto, muito útil para o posicionamento estratégico profissional.

Tais ferramentas são especialmente valiosas aos profissionais que lidam com a produção, reprodução e negociação de produtos culturais, caso de arquitetos, designers, autores e artistas em geral. Segundo Scott Lash, “a sociologia geral da cultura de [Pierre] Bourdieu não é apenas a melhor, é também a única que interessa”. Tal direcionamento objetivo cai como uma luva para a análise de mercados profissionais pela forte personificação da oferta ao mercado e da construção de marca, em especial na América Latina, onde a tradição empresarial em geral tem grande peso de identificação de pessoas no valor de marcas [2].

Esse mesmo Bourdieu reforça que o que uma pessoa diz e faz é sempre influenciado por sua posição e localização social no campo profissional. Ninguém desenvolve teorias em um vácuo social, há sempre alguma motivação pessoal subjacente. Qualquer tentativa de demonstrar uma objetividade independente do campo é mais que ingênua, é perigosamente enganosa, inclusive por haver uma possibilidade de disfarçar preconceitos pessoais sob uma fachada de neutralidade científica. Não se deve observar uma teoria sem observar a pessoa que a desenvolveu.

Vale aqui lembrar que algumas das principais bases de análise que estamos procurando não são exclusivas dos trabalhos de Bourdieu, e fazem parte das observações de outros autores. Alguns desses pontos são:

  • Em sociedade, as coisas não são como parecem;
  • A sociedade funciona em certo sentido para além do controle de indivíduos que a integram;
  • Padrões sociais podem ser produzidos e persistir mesmo quando as pessoas neles  envolvidas não estão conscientes de sua existência e não os queiram.

O maior valor dos trabalhos de Bourdieu para analisar (e tomar uma posição estratégica) nesses mercados profissionais e de profissões está justamente em suas tentativas de “desmascarar as realidades por detrás das aparências superficiais da nossa experiência diária”. A disputa pelo espaço de mercado passa necessariamente pela disputa de poder em algum nível. Portanto, trata-se de uma questão decorrente da relação entre as pessoas e não de características inerentes a cada uma delas.

Outra evolução que traz à análise do espaço de disputa profissional é um conjunto de três pontos de discordância em relação ao mainstream analítico anterior (que infelizmente perdura no modelo mental de vários campos profissionais). Tais evoluções são:

  1. A descoberta de que o poder não age necessariamente por meio de discursos ou de conjuntos formais de conhecimentos, mas são relações sociais internalizadas em nós;
  2. Evidências de que os modelos mentais tradicionais são incapazes de explicar formas mais sutis de dominação, como os esquemas cognitivos de percepção, apreciação e ação que acabam sendo sutilmente instalado nos indivíduos (habitus);
  3. A compreensão de que o poder está concentrado em determinados setores institucionais e em partes do espaço social.

Saiba mais:

Empresas latino-americanas

Gestão do escritório de arquitetura - capa do livro

[1] STEVENS, Garry. O círculo privilegiado. Fundamentos sociais da distinção arquitetônica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.

[2] FELDMANN, Paulo R. Empresas latino-americanas: oportunidades e ameaças no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

[GA] : esta marca sinaliza texto sobre Gestão Arquitetônica.

Um comentário sobre “Mercados profissionais: base de análise [GA]”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.