O que é gentrificação

Gentrificação é o nome que se dá à substituição da população residente de uma determinada área urbana por outra de poder aquisitivo e renda significativamente maior. É um fenômeno muito criticado por, via de regra, promover a elitização de territórios urbanos simultaneamente ao deslocamento da população de menor poder econômico para territórios menos favorecidos em diversos aspectos, tais como localização geográfica e acesso a equipamentos e a outros benefícios urbanos.

O termo tem origem no trabalho da pesquisadora britânica Ruth Glass (1912-1990) e ganhou relevância durante a década de 1990, quando grandes planos urbanos de revitalização de áreas degradadas e desvalorizadas surgiram em diversas cidades do mundo. Um exemplo emblemático dessa onda foi o projeto de revitalização das docklands londrinas (Isle of Dogs, principalmente), que teve por resultado a quase completa substituição da população residente de uma península urbana de aproximadamente 3 quilômetros quadrados.

Canary Wharf, Isle of Dogs, Londres. Epicentro das PPPs
Canary Wharf, Isle of Dogs, Londres

O caso das docklands não foi isolado. Diversos outros grandes planos de revitalização urbana pelo mundo tiveram efeitos semelhantes, o que motivou muitas críticas. Nem a revitalização do bairro olímpico de Barcelona, tida como uma das mais bem-sucedidas experiências de intervenção urbana, escapou desse tipo de crítica.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.