CAU/BR abre consulta pública para calculadora de preço mínimo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) abriu Consulta Pública para um anteprojeto de Resolução que tem por objetivo criar uma Calculadora de Preço Mínimo Sugerido de Projetos e Escopo de Serviços de Arquitetura e Urbanismo [sic].

Preços e economia de arquitetura e urbanismo

A Consulta Pública pode ser acessada por meio deste link, diretamente no CAU/BR.

Segundo o CAU/BR, essa Consulta Pública decorre de “informações obtidas na 1ª Pesquisa Nacional sobre Tabela de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo, realizada no período de 15 de junho de 2022 a 22 de julho de 2022, e na 1ª Consulta Pública sobre Tabela Indicativa de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo realizada no período de 02 de setembro de 2022 a 02 de outubro de 2022 pelo CAU/BR e CEAU-CAU/BR”.

A Consulta foi aberta em 1º de novembro de 2022, e ficará disponível ate o dia 1º de dezembro de 2022. O objetivo da ação é a obtenção de uma ferramenta de referência aos profissionais da Arquitetura e Urbanismo:

  1. em que dois ou mais arquitetos cheguem aos mesmos preços mínimos dos serviços a partir das mesmas informações, para daí comporem seus preços individuais;
  2. que apresente valores mínimos a ser praticados para a efetiva realização do serviço de arquitetura e cumprimento do escopo básico a ser entregue, itens essenciais ao Conselho em sua atribuição fiscalizadora;
  3. para a realização de um serviço, cujo valor mínimo necessário o Conselho precisa conhecer e ter ciência que, abaixo dele, a efetiva prestação desse serviço ficará comprometida ou simplesmente não será possível.

Com esse posicionamento, o CAU/BR atinge um novo patamar de maturidade no assunto precificação, reconhecendo um primeiro estágio de sua complexidade, reconhecendo que marcas (escritórios) diferentes praticarão preços diferentes de forma natural numa livre economia de mercado aberto, e reconhece a existência de referências de precificação enquanto patamares mínimos de preços.

Um grande salto para a categoria, apesar de ainda termos um longo caminho pela frente a ser trilhado. Vale a pena a participação, e nós apoiamos aqui a iniciativa do Conselho.

Leia mais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.