Diferença entre modelo de negócio e plano de negócios


Modelo de negócio diz como a empresa funciona e cria valor. É um detalhamento da ideia de negócio para mostrar como seu funcionamento pode gerar riqueza. Existem atualmente ferramentas objetivas e flexíveis para se desenhar modelos de negócios, como o Canvas (de Osterwalder e Pigneur), bastante adequado a escritórios de arquitetura e engenharia. Há quem utilize até o Scrum para este fim.

Plano de negócios (business plan) é uma etapa posterior, o detalhamento do modelo de negócios, apresentando sua quantificação e simulações associadas. O plano de negócios é a apresentação do empreendimento a seus investidores, com base no qual é tomada a decisão de dar início à operação. Trata-se do estudo de viabilidade do negócio.

Segundo José Dornelas e outros autores (2017), a partir de ideias de negócios, o empreendedor seleciona uma e desenvolve o modelo de negócio, o qual é testado junto ao público-alvo primário. Normalmente são necessários ajustes ao modelo para sua viabilização. Quando este é validado, o plano de negócios é desenvolvido e apresentado a sócios, credores e investidores. Só após esta aprovação o projeto de negócio é iniciado.

Mais informações sobre estudo de viabilidade você encontra em nossos livros.

Anúncios
Esse post foi publicado em administração, Design, dicas, jobs, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s