O mercado hoteleiro tem dois grandes direcionadores de receitas: Taxa de Ocupação e Diária Média.
A taxa de ocupação é obtida dividindo o número total de apartamentos ocupados, excluindo cortesias e uso da casa, pelo número de apartamentos disponíveis no ano. Entretanto, uma ocupação elevada decorrente de baixos valores de diárias não ajuda a elevar receitas.
A diária média, por outro lado, é calculada dividindo-se a receita de apartamentos, já deduzido o café da manhã, pelo total de apartamentos ocupados (excluindo cortesias e uso da casa). Veja que baixa ocupação por valores elevados melhora este indicador, mas não significa melhora no volume de receita.
Para solucionar o problema, os hotéis observam esses dois indicadores de uma vez só, através do RevPAR (do inglês revenue per available room, receita por quarto disponível), um índice que representa a receita de apartamentos por apartamento disponível.
O RevPAR é calculado pela divisão da receita de apartamentos pelo total de apartamentos disponíveis no ano. Ou multiplicando diretamente a taxa de ocupação anual pela diária média.
Esta mesma definição é utilizada nas avaliações de hotéis (NBR 14.653-4) e por consultorias especializadas.
Leia mais sobre o assunto em: Avaliação econômica de imóveis: método da capitalização da renda