Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R)

A necessidade de um indicador confiável para o nível de preços do mercado imobiliário residencial levou a ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a lançar o IGMI-R. Este é o indicador mais confiável do setor por ser calculado com base nos laudos de imóveis financiados pelos bancos. O conceito é o mesmo do IGMI-C (Índice Geral de Preços Imobiliários – Comercial), lançado em 2011.

O IGMI-R usa metodologias adotadas por especialistas de mercado para fornecer o valor mais próximo possível da realidade para a transação do imóvel. As informações consideradas nos laudos de avaliação são mensuráveis e verificáveis, tais como localização, área privativa, características do entorno, padrão de acabamento, estado de conservação, número de dormitórios, etc.

Um grupo significativo de agentes financiadores imobiliários fornecem laudos de avaliação à ABECIP, que faz a atualização mensal do indicador, iniciado em janeiro de 2014. A cesta considera informações sobre imóveis em mais de 4.000 municípios em todos os estados do Brasil. Isto permite o monitoramento do nível de preços para o total do país e separadamente para as nove capitais com maior volume de informações disponíveis: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Goiânia.

Veja aqui a página do índice.

Publicidade

4 comentários em “Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R)”

  1. Bom dia Ricardo!

    Fico grato ao ver suas publicações, que sempre abrangem assuntos pouco abordados mais de extrema importância para a área.

    Gostaria de saber, se tem algum lugar que tenho acesso a esses dados do IGMI R? Gostaria de fazer comparações mensais e estudos.

    Grato, grande abraço correligionários!

    Ass.

    Yuri T. Giostri

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.