Qual a diferença entre absorção e isolamento acústico?


Absorção acústica significa retirar energia sonora do ambiente. Qualquer elemento que faça com que as ondas sonoras percam força ou saiam do ambiente, é um absorvente acústico. Os mais comuns são elementos específicos feitos de espuma, algum outro polímero ou composto mineral. Mas qualquer elemento que ceda à pressão da onda tem o mesmo efeito: tecidos, tapetes, estofados absorvem a energia sonora. Observação importante: como esses elementos são relativamente pequenos em suas porções maleáveis, as frequências de menor comprimento de onda (agudos) serão muito mais absorvidas que as de grande comprimento de onda (graves).

Isolante acústico, por sua vez, é o elemento que impede que o ruído passe por uma barreira. Quanto mais pesado e maciço for o elemento, melhor será seu desempenho como isolante. Por isso as portas acústicas são pesadas, e as paredes maciças isolam melhor o som do que as que possuem ar em seu interior. Vale lembrar que paineis tipo drywall podem ter desempenho igual ou até superior ao de paredes convencionais quando preenchidos com lã de rocha (o fabricante do painel costuma entregar o sistema completo, desde que adequadamente especificado).

Anúncios
Esse post foi publicado em Arquitetura, dicas, jobs, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s