São Paulo nas alturas

São Paulo nas alturas

O jornalista Raul Juste Lores produz neste livro uma das mais interessantes revelações dos últimos tempos sobre a feliz aliança entre o capital econômico e o cultural dos anos 1940 a 1960, num belo (em todos os aspectos) trabalho, o qual inclui sugestões de roteiros para a visitação dos principais edifícios construídos (e sobreviventes) em São Paulo, com trajetos que podem ser percorridos a pé.

Uma ou outra falta de informação ou embasamento técnico não tiram o brilho dessa publicação, já consolidada como uma referência, inclusive para arquitetos, urbanistas, geógrafos, historiadores, engenheiros, estudantes, amantes da urbanidade paulistana em geral, e demais interessados no assunto.

A narrativa prende o leitor numa história fantástica e, ao mesmo tempo, real sobre a ascensão da Arquitetura paulistana, seu contexto histórico alinhado a um dos períodos mais felizes para a produção cultural brasileira, a qual infelizmente se desfez ao longo das frias décadas que se seguiram em nosso país. Ao final do livro, a história das heróicas incorporadoras atuais que estão resgatando esta aliança, a exemplo da Idea!Zarvos.

Recomendo muito a todos, em especial a arquitetos e urbanistas.

2 comentários em “São Paulo nas alturas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.