Os submarinos do tempo

selective focus photo of woman in white sweater and maroon pants standing on a balcony with her eyes closed while holding white ceramic mug

Amyr Klink define muito bem os desafios de qualquer navegador quando explica que ninguém atravessa mar algum. O máximo que o ser humano consegue fazer é manifestar sua intenção de travessia, e aguardar que a natureza o permita. Com paciência e sabendo  compreender os sinais à disposição.

Amyr enfrentou também um desafio maior, quando enfrentou períodos de bloqueio de seu barco (Paratii) pelo congelamento, tanto no Ártico quanto na Antártida, aventura esta relatada em seu livro Paratii – entre dois polos. Neste caso, o navegador relatou se sentir um “passageiro do tempo”, aguardando que este permitisse sua travessia. Com paciência e atento aos sinais.

Neste exato momento em que escrevo, boa parte da humanidade está reclusa em suas residências, em quarentena, aguardando pela possibilidade de continuar suas vidas. Estamos bloqueados por um inimigo invisível a olho nu, cuja evolução de batalha também não nos é permitido ver claramente. Tal como o Paratii, estamos aguardando pelo final deste túnel temporal – com a diferença que não tivemos tempo para planejar essa viagem, justamente o ponto forte de Amyr, tema de tantas de suas palestras.

Vai tar tudo certo, estou seguro de que sairemos – e bem – do outro lado, e para isso só nos é exigido que tenhamos paciência, e que estejamos atentos aos sinais e à saúde de todos.

Certamente desembarcaremos num mundo novo, diferente daquele que conhecíamos. Mas não será nenhuma terra alienígena, nem pós-apocalíptica. Será, como sempre foi após qualquer revolução, um cenário já prenunciado pelas tendências que estavam presentes havia muito tempo, e que só não implantávamos pela inércia do ser humano.

Um grande abraço, e fiquem bem.

Ricardo Trevisan, 4 de abril de 2020.

2 comentários em “Os submarinos do tempo

  1. Oi Ricardo,
    Como sempre um comentário inteligente e atual. Concordo com você quando diz que a inércia humana impede a implantação de medidas para barrar tendências sinalizadas já algum tempo! Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.