Estas informações foram publicadas como artigo científico, cite a fonte:
TREVISAN, Ricardo M.; BARROS, Gil G.; ONO, Rosaria. Segmentação na atuação das empresas de Arquitetura no município de São Paulo. Anais.. Uberlândia: PPGAU/FAU/FAUeD/UFU, 2019. Disponível em http://www.eventos.ufu.br/ufu/sbqp/2019/10
Realizamos recentemente um estudo sobre escritórios de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, publicado no artigo científico acima citado, no qual nós georreferenciamos cada um dos mais de 400 escritórios coletados com todas as informações pertinentes, criando assim um banco de dados em GIS.
Nossa expectativa inicial era ver concentrações em lugares específicos da cidade: Rua General Jardim, Praça da República, proximidades da Berrini… mas não foi o que encontramos. Pelo contrário, observamos uma grande dispersão de escritórios pelas regiões comerciais e de prestação de serviços no território municipal.
Também procuramos por alguma correlação entre algum aspecto do escritório e o local onde está instalado. Por exemplo, que os escritórios da General Jardim tivessem uma característica em comum, ou uma tendência a serem de algum determinado perfil destoante da média paulistana. Também não encontramos nada assim em nenhuma região da cidade.
Pelo contrário, neste aspecto geográfico (e apenas neste) observamos um comportamento dispersivo e genérico na atuação profissional do arquiteto e urbanista. As áreas em que os escritórios de nosso ramo se concentram são os mesmos em que se concentram qualquer outro tipo de postos de trabalho no município, conforme Pesquisa Origem Destino do Metrô (2007).
Clientes Pessoa Física
Escritórios que trabalharam para pessoas físicas (de acordo com o portfólio online)
Clientes Pessoa Jurídica
Escritórios que trabalharam para pessoas jurídicas públicas ou privadas (de acordo com o portfólio online)
Clientes Privados
Escritórios que trabalharam para clientes privados (de acordo com o portfólio online).
Clientes Governo
Escritórios de Arquitetura e Urbanismo que prestaram serviços para o governo, mesmo que apenas como participação em concursos (de acordo com o portfólio online)
Pesquisa Origem e Destino do Metrô (2007): distribuição de densidade de empregos na RMSP.
Para maiores detalhes, outras conclusões e a metodologia utilizada, consulte o artigo científico.