Iniciaremos hoje uma série sobre uma interessante ferramenta para aumentar a produtividade e/ou atingir resultados complexos em qualquer empreendimento, independente de seu tamanho ou resultado.
O Microsoft Excel™, talvez a planilha eletrônica hoje mais popular, tem diversas funcionalidades pouco conhecidas e muito poderosas para operações do dia a dia da empresa, para sua gestão (pequenas ou grandes) e até à análise de decisão. Uma dessas ferramentas é o VBA™, que costuma acompanhar softwares da Microsoft™. Com ele, é possível construir macros para atividades repetitivas ou trabalhosas e poupar meses de trabalho sem grandes dificuldades. Trata-se de uma linguagem de programação simples, de fácil entendimento para quem já teve algum treinamento em programação com qualquer outra linguagem.
Com o programa aberto, você acessa a tela de edição pressionando ALT+F11. Repare que as macros ficarão associadas ao arquivo extensão .xls aberto. Cuidado ao editar esta tela quando vários arquivos estiverem abertos simultaneamente.
A macro, ou sub-rotina, tem a seguinte forma geral:
Sub<NOME DA SUB-ROTINA>
CORPO
End Sub
A primeira coisa que fazemos no Corpo é a declaração de variáveis, da seguinte forma:
Dim <NOME DA VARIAVEL> as <TIPO>
Por exemplo:
Dim Soma as Double
Dim Num as Integer
Double significa que a variável aceitará números reais.
Integer significa que a variável aceitará apenas números inteiros.
Faça um teste, e repare que o programa vai reconhecendo os elementos à medida em que você os digita.
Continuaremos em breve. Até a próxima!
2 comentários em “VBA™ para Excel™ 1”