Recompra de ações [valuation]

A recompra de ações passou a ser, a partir dos anos 1990, uma forma comum de devolver caixa aos investidores. Até o início dos anos 1980, a distribuição de dividendos representava mais de 90% das distribuições totais de grandes companhias norte-americanas. Menos de 10% ocorria na forma de recompra de ações. Porém, a partir de 1998, este percentual passou a ser de aproximadamente 50% das distribuições.

Existe uma falácia recorrente neste tipo de operação: a recompra de ações tende a elevar o lucro por ação (LPA) sem necessariamente alterar o fluxo de caixa na mesma magnitude. E isto acontece especialmente com empresas que, para fazer isso, captam dívidas, ou seja, aumentam o montante de capital de terceiros (não apenas a proporção no capital total da empresa).

Ao considerarmos o pagamento de juros sobre esta nova dívida, ainda que consideremos a economia fiscal, é comum observarmos uma redução no lucro total. Porém, como há menos ações em circulação, o investidor poderá perceber um aumento no lucro por ação (LPA) e ter a falsa sensação de que a recompra de ações melhorou os resultados financeiros da empresa.

Também é necessário considerar o custo de oportunidade da recompra de ações. Se o retorno sobre o capital investido for superior ao custo de capital da empresa, é provável que o LPA de longo prazo tenha sido prejudicado pela recompra de ações. Por outro lado, se a empresa recebe grande oferta de projetos de baixo retorno, a recompra de ações pode estar reduzindo o risco de agência ao retirar este recurso livre da mão dos gestores. Em casos assim, a recompra de ações seria uma fonte legítima de criação de valor ao acionista, simplesmente por evitar a destruição de valor do capital investido.

Há também quem defenda que as ações deveriam ser recompradas quando estiverem subavaliadas. Este tipo de manobra não cria valor, mas transfere valor dos acionistas que venderam na baixa aos demais acionistas que seguraram suas ações até que houvesse um novo rali. Entretanto, há estudos demonstrando que, de forma geral, as empresas não sabem acertar o momento correto de fazer este tipo de movimento.

Saiba mais:

Livro Avaliação de empresas valuation

Valuation Damodaran livro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.