Crescimento, ROI e fluxo de caixa: interdependência na avaliação

Existe uma identidade entre esses três elementos, cuja observação é fundamental para a avaliação de uma empresa ou empreendimento. Quando “desmontamos” o fluxo de caixa de forma a observar à parte crescimento da receita e ROI, isso nos permite observar os fundamentos de base do desempenho da empresa.

O crescimento do fluxo de caixa, por si só, não diz muita coisa sobre seu desempenho, mas quando observamos o quando o empreendimento está gerando de crescimento anual de receita, e qual será o retorno sobre o capital investido, conseguimos avaliar seu desempenho econômico-financeiro.

Imagine duas empresas com o mesmo lucro anual recorrente e mesma taxa de crescimento de receitas. Seria imprudente considerar que ambas possuem o mesmo valor de mercado considerando apenas essas duas variáveis, porque uma delas pode estar reinvestindo uma parcela muito grande de seu lucro para manter a mesma taxa de crescimento que a outra conseguiria, por exemplo, com muito menos esforço. Em outras palavras, apesar de ambas terem lucro e crescimento de receitas idênticos, uma delas pode estar distribuindo mais resultado a seus investidores que a outra.

Vejamos como é calculado o ROI (retorno sobre o investimento) ou ROIC (retorno sobre o capital investido, utilizando a nomenclatura da McKinsey & Co.):

ROI = NOPAT incremental / Investimentos

Considerando NOPAT como o resultado operacional líquido de tributos, NOPAT incremental como a sua variação ano a ano (YoY), e Investimentos como aquele realizado no ano anterior, o ROI é o que determina a diferença na taxa de investimento dessas duas empresas.

Agora que entendemos como estão definidas as três variáveis (Crescimento, ROI e fluxo de caixa), é possível visualizar como estão unidas entre si:

Crescimento = ROI x Taxa de Investimento

Essa equação é fácil de assimilar quando nos lembramos da definição de ROI acima, que também poderia ser escrita na forma:

ROI = Crescimento / Taxa de Investimento

Outra forma de analisar a comparação entre empresas é pelo fluxo de caixa:

Fluxo de Caixa = Lucro (1 – Investimento)

Ou, substituindo a equação anterior aqui:

Fluxo de Caixa = Lucro [ 1 – (Crescimento / ROI) ]

Como essas três variáveis (Crescimento, ROI e fluxo de caixa) possuem uma relação matemática entre si, é possível descrever o desempenho de qualquer empresa observando apenas duas delas. Além disso, esta última equação é de especial interesse para nós porque é mais fácil observar crescimento e ROI ao longo do tempo e fazer comparações com outras empresas do mesmo setor.

Outro efeito importante de ser observado é que a desaceleração de uma empresa (redução do crescimento ano a ano – YoY) aumentará o fluxo de caixa disponível para distribuição de dividendos, independentemente do patamar de ROI atual da empresa.

Saiba mais:

Livro Avaliação de empresas valuation

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.