Diferença entre project e design [GA]

project e design - diferença

A língua portuguesa é, sem dúvida alguma, muito mais rica que o inglês de forma geral. Afirmo isso no sentido de que temos diversas alternativas com variações sutis para uma mesma definição, além de quase não utilizar mesmas palavras para designar muitos sentidos distintos. Isso é muito diferente no inglês, em especial nos “phrasal verbs”, uma combinatória imensa de um conjunto limitado de palavras para dar uma grande diversidade de significados diferentes.

Mas isso não acontece com a palavra projeto, o que nos causa algumas confusões de interpretação por haver mais de um sentido para ela. Uma forma relativamente fácil de explicar essa diferença é recorrer justamente ao inglês. Esta é uma das poucas oportunidades que temos de fazer isso, uma vez que o inglês diferencia esses dois sentidos entre project design. Esses dois sentidos nos afetam muito, especialmente em tempos de adoção do BIM.

Vejamos:

“Project” define projeto no sentido de empreendimento planejado ou uma iniciativa com um objetivo específico em mente. É um processo único, consiste em um conjunto de atividades coordenadas e controladas com datas de início e fim identificadas. É adotado para atingir um objetivo em conformidade com requerimentos específicos, incluindo restrições de tempo, custos e recursos de forma a provocar mudanças efetivas em aspectos físicos ou operacionais. [1]

Um “project” pode envolver a criação de algo novo, como um produto, serviço, edifício, sistema etc. Também pode definir a realização de uma série de tarefas organizadas para alcançar um objetivo específico dentro de um prazo e orçamento determinados. Um “project” também pode se referir a um conjunto de tarefas organizadas de forma sistemática para alcançar um objetivo específico. Cada “project” geralmente tem um escopo definido, objetivos claros, recursos alocados e um cronograma para conclusão.

Observe que “project” é uma palavra que denota planejamento, organização e execução de tarefas para atingir um objetivo específico.

Por outro lado, “design” também pode ser traduzida para o português como “projeto”, mas com outro sentido, mais próximo aos usos lusófonos de “desenho” ou “design”. Ela é amplamente utilizada em áreas como design gráfico, design de produtos, design de interiores, design de moda, arquitetura, entre outros.

O termo “design” se refere ao processo criativo de conceber e planejar a criação de algo, seja um objeto físico, uma estrutura, uma interface digital ou qualquer outro entregável observável. Envolve a consideração de vários aspectos, como estética, funcionalidade, ergonomia, usabilidade e eficiência.

Além disso, “design” também designa um campo de estudo e uma profissão que abrange várias disciplinas, como design gráfico, design de produto, design de moda, design de interiores, design de experiência do usuário (UX design) etc. Os profissionais de design trabalham para criar soluções visualmente atraentes e funcionalmente eficazes para uma variedade de problemas e necessidades.

Essa distinção não chamava tanto a atenção de arquitetos e engenheiros enquanto havia uma separação física relevante entre os espaços sociais de project e de design. Mas essa distância está se reduzindo rapidamente e de forma proporcional à assombrosa velocidade de adoção dos novos processos BIM de desenvolvimento de produtos, processos, políticas e negócios.

[1] Adaptado de ISO 9000:2005.

GA: esta marca sinaliza texto sobre Gestão Arquitetônica.

Saiba mais:

Processo de projeto em arquitetura

2 comentários em “Diferença entre project e design [GA]”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.