Principais organismos multilaterais para parcerias público-privadas

As principais instituições financiadoras de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPP), atualmente são:

  • Agence Française de Développment – AFD: é uma instituição financeira pública que implementa a política definida pelo governo francês. Atua na África, Ásia, Oriente Médio, América Latina, Caribe e territórios franceses em outros continentes, sempre em busca de combate à pobreza e promoção de desenvolvimento sustentável.
  • Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID: organização financeira internacional sediada em Wasington D.C. que atua na América Latina e Caribe com a missão de financiar projetos viáveis de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional desta região.
  • Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD: criado em 1944 para auxiliar a Europa na reconstrução do pós-guerra, o maior banco de desenvolvimento do mundo oferece produtos financeiros para auxiliar países na redução da pobreza. É uma cooperativa de desenvolvimento global pertencente a 189 países membros que apoia o Grupo Banco Mundial (World Bank Group) em sua missão provendo empréstimos, garantias, produtos para o gerenciamento de riscos e serviços de consultoria a países de média e baixa renda, bem como coordenar respostas a desafios regionais e globais.
  • Global Infrastructure Facility – GIF: é uma parceria entre governos, bancos multilaterais de desenvolvimento, investidores do setor privado e financiadores para prover uma nova forma de colaborar na preparação, estruturação e implementação de projetos complexos que nenhuma instituição poderia lidar individualmente.
  • International Finance Corporation – IFC: Membro do Grupo Banco Mundial, instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos países em desenvolvimento.
  • Japan International Cooperation Agency – JICA (Banco Japonês): estabelecida em 1974, é a principal agência governamental japonesa responsável pelo componente de cooperação técnica no âmbito do Programa Oficial de Assistência ao Desenvolvimento (ODA). Este programa foi iniciado em 1954 como esforço de auxílio ao desenvolvimento socioeconômico de países asiáticos (parte do Plano Colombo).
  • Kreditanstalt für Wiederaufbau – KfW Bankengruppe (Banco Alamão): criado em 1948 como parte do Plano Marshall para a reconstrução europeia no pós-guerra, era em 2018 o terceiro maior banco alemão pelo balanço patrimonial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.