Sempre que comento sobre a taxa de crescimento populacional do Brasil no século 20 (2,28% ao ano), a reação mais comum entre quem não está habituado ao assunto é de entendê-la como relativamente baixa. Mas essa taxa não foi nada baixa, muito pelo contrário: nosso país foi um dos que mais cresceu em população no século passado.
Isso acontece porque a taxa se refere ao crescimento em relação ao ano anterior, similar a uma taxa de juros compostos em finanças. Exemplificando numericamente, se começarmos com uma população de 100.000 habitantes, a esta taxa de crescimento, terminaremos o primeiro ano com 102.280 pessoas. Porém, o crescimento de 2.280 habitantes pertence apenas a este primeiro período. A partir daí, o crescimento será cada vez maior, porque os 2,28% se aplicam ao ano anterior.
Com isso, ao final de uma década, teríamos uma população de 125.287 pessoas. Um crescimento de 25% (um aumento populacional brutal) em um período relativamente curto para os ciclos de vida das cidades ou países.
É exatamente por isso que a população mundial passou de 1,6 bilhão de habitantes, em 1900, para 6,3 bilhões de pessoas em um século, com uma taxa de crescimento médio anual de “apenas” 1,36%. Imagine o que esse impacto significa para os recursos do planeta, por exemplo.
A fórmula de cálculo é a seguinte:
Pf = Pi * (1+taxa de crescimento anual) ^ quantidade de anos
Pf = população final
Pi = população inicial
Saiba mais:
Bom Dia. Dr. Prof. Ricado Trevisan
Como consigo fazer seus cursos? Não estou conseguindo completar pagamento. Não dá continuação.
Obrigado.
CurtirCurtir
Olá, Silvio
Tente fazer em outro navegador. Pode ser este o problema.
Abraços,
RT
CurtirCurtir
Bom Dia.
Estou tentando a tempo fazer um curso do blog do Trevisan , mas quando aperto para concluir não avança.
obrigado
CurtirCurtir
Olá, Silvio
Recomendo tentar em outro navegador ou tentar passar outro cartão de crédito.
Atenciosamente,
RT
CurtirCurtir