Value for Money é a forma como se avalia quantitativamente a capacidade de um determinado projeto produzir ganhos econômico-financeiros, em geral de forma comparativa a uma hipótese alternativa de investimento.
Se o resultado de Value for Money do projeto for melhor do que seu concorrente, o projeto pode seguir em frente. Quando utilizado para analisar concessões e parcerias público-privadas (PPP), este tipo de mensuração costuma considerar dois fluxos de caixa:
- Fluxo de desembolsos previstos para o ente público via PPP, incluindo todos os custos adicionais decorrentes do projeto, como sua administração, custos regulatórios, contratação de consultorias e auditorias, etc.
- Fluxo de desembolsos previstos para o ente público via implementação direta da infraestrutura, incluindo uma valoração econômica dos riscos que o governo suportaria com esta estratégia, e que ele deixaria de suportar com uma PPP. Normalmente, este segundo fluxo de caixa é chamado de Comparador do Setor Público (PSC, do inglês).
Os indicadores econômico-financeiros destes dois fluxos de caixa são comparados e se a opção de PPP gerar um custo menor, significa que apresentou um melhor Value for Money, e a hipótese de sua adoção ganha a chancela do resultado de um estudo de viabilidade quantitativo para os cofres públicos.
O desafio desta etapa é a obtenção de dados detalhados que demandam algum investimento em diagnósticos e avaliação do projeto, as quais geralmente somente estariam disponíveis em fases posteriores de estudos. Ou seja, a própria fase de estudos de preparação consome volumes significativos de tempo e recursos.
Como qualquer outro tipo de estudo de viabilidade econômica, alguns indicadores mais utilizados (como, por exemplo, o Valor Presente Líquido) exigem a definição da Taxa de Desconto, a qual exerce grande influência no resultado da análise.
2 comentários em “O que é análise Value for Money”