Vale a pena investir no chip Apple M3? [GA]

Arquitetura dos chips séria M3 da Apple (imagem ampliada)

A resposta a esta pergunta depende da ponderação de pelo menos duas variáveis adicionais:

  • Qual é sua utilização do processador do computador? A vantagem ou não de se investir em um processador mais potente depende do quanto você demanda dele. Uma utilização intensa (edição de vídeos, animações 3D etc.) tende a justificar esse tipo de investimento, e vice-versa;
  • Qual é o processador que você utiliza hoje? Um salto de chip Intel (por exemplo) para um chip M3 traz um ganho de desempenho muito maior (13x maior) para edição de vídeo. Portanto, esta variável tem que ser analisada de forma conjugada à análise do uso pretendido.

Chip Apple M3 vale a pena?

O desempenho global do processador M3, em si, não teve um ganho tão grande em relação à sua versão anterior (M2) para as atividades mais corriqueiras de arquitetos, urbanistas e designers (AUD). Mas a evolução em relação ao M1 é significativa. E quando comparado ao chip Intel, o ganho é enorme.Chip Apple M3 vale a pena?

Retomando as duas questões que coloquei inicialmente, o mais importante a observar é aquilo de que se necessita. A utilização desejada deveria ser o principal direcionador da decisão. Por exemplo, se você modela arquitetura em BIM em níveis ainda básicos, sem renderizar, sem alimentar muitos detalhes em bancos de dados etc., é muito provável que um chip M2, ou até mesmo um M1 seja suficiente para suas necessidades.

Outra situação importante é se você trabalha com o M1 e está sentindo muita necessidade de capacidade de processamento. Nesse caso, provavelmente o chip M2 não atenderia. Mas certifique-se de que a necessidade é realmente de capacidade de processamento! Muitos problemas podem ser de necessidade de mais memória RAM, ou de mais espaço de SSD.

De qualquer forma, se você está ainda trabalhando com chip Intel, provavelmente vai ter grandes vantagens em migrar para a família Silicon. Por exemplo, se estiver com o topo de linha Intel atual (12 núcleos), trocar pelo M3 significaria obter o dobro do desempenho por apenas 20% do consumo de energia. Não há nenhuma dúvida de que a família Apple Silicon seja hoje a dos chips mais eficientes do mundo (veja os gráficos abaixo).

Características do chip M3 da AppleCaracterísticas do chip M3 da Apple Características do chip M3 da Apple Características do chip M3 da Apple Características do chip M3 da AppleCaracterísticas do chip M3 da Apple Características do chip M3 da Apple

Leia também:

Gestão do escritório de arquitetura - capa do livro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.