Engajamento de partes interessadas [GA]

Engajamento de partes interessadas (stakeholders) é um processo intencional de interação com indivíduos e grupos que possuam o poder de afetar positiva ou negativamente o desempenho financeiro, de responsabilidade social ou ambiental do escritório (a organização). Esses três tipos de resultados são conhecidos como triple bottom line, algo como tripla linha final de resultado de uma conta, e deram origem ao que ficou conhecido como estratégias ESG (ambiental, social e governança, em inglês).

Partes interessadas são todas as pessoas e organizações que tenham algum interesse relacionado à nossa organização, seja pela forma como opera, pelas relações interpessoais, trabalhistas, pelos seus produtos, pela sua influência ou mesmo por sua mera existência. Colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes, consultores, assessores, apoiadores, governo, órgãos paraestatais (como o CAU), credores, reguladores, construtores, concorrentes, pessoas na área de influência de uma obra nossa são apenas alguns exemplos de partes interessadas.

Ao conseguir o engajamento das partes interessadas na organização, reduzimos conflitos por meio de alinhamentos de interesses mútuos, reduzimos riscos organizacionais e melhoramos os resultados.

Esse contexto costuma ser de fácil compreensão por parte de profissionais de arquitetura, uma vez que a preocupação com externalidades socioambientais positivas de nossa atividade faz parte de nosso rol de preocupações desde a formação técnica seminal.

O mínimo que precisamos fazer a respeito das principais partes interessadas é:

  1. Identificar as principais partes interessadas;
  2. Mapear e categorizar as principais partes interessadas;
  3. Determinar o que seria possível fazer para engajar cada uma delas, 
ou seja, ampliar o apoio das positivas e encaminhar as negativas em direção a um posicionamento de neutralidade em relação à nossa organização;
  4. Planejar as ações necessárias de engajamento.

O melhor engajamento é conseguido quando se consegue um tripé conformado por confiança, lealdade e uso do seu poder de defesa a favor de nossa organização.

Voltaremos ao assunto em breve.

[GA] : esta marca sinaliza texto sobre Gestão Arquitetônica

Saiba mais:

Gestão do escritório de arquitetura - capa do livro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.