Focus: expectativa de inflação segue subindo

O relatório Focus desta segunda-feira voltou a mostrar elevação na expectativa de inflação para as próximas semanas. Provavelmente refletindo as incertezas quanto à definição do nome do novo Ministro da Fazenda (com a redivisão do Ministério da Economia em três), o receio do mercado quanto ao nome de Fernando Haddad para a pasta, e os riscos fiscais da PEC da transição com a retirada de gastos sociais do teto.

Focus 28-11-2022

A consequência esperada para esse comportamento é o adiamento da retirada de restrição monetária, ou seja, vai demorar mais para a Taxa SELIC voltar a cair. Caso a tendência de alta se mantenha, ou mesmo se aguce (por exemplo, com novas altas nos combustíveis), existe ainda a possibilidade de novas altas na taxa referencial brasileira antes de seu ponto de inflexão para baixo.

Bom para investimentos de renda fixa pré-fixados, ruim para o setor produtivo, para empresas e para novos investimentos em função da manutenção do custo de oportunidade do capital em patamares elevados por mais tempo.

O Relatório Focus do Banco Central do Brasil é o resultado de uma pesquisa feita junto a agentes do mercado, e não necessariamente reflete a percepção ou intenções do governo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.