Ferramentas para arquitetura e BIM em dispositivos Apple

Algumas pessoas me perguntam sobre a melhor configuração de Apple Mac para rodar ferramentas BIM, se o MacBook Air seria suficiente, por exemplo. A resposta depende de como você usa as ferramentas BIM (ou outras ferramentas para projetos de arquitetura). Eu, por exemplo, uso ArchiCAD tranquilamente num MacBook Air 2017, configuração mínima de fábrica.

Porém, minha utilização vai até o 3D básico para apresentação do projeto. Se você trabalha com animações sobre maquetes eletrônicas ou renderização em ultra-realismo, seria melhor usar um MacBook Pro, por exemplo.

Mas, antes de gastar tubos de dinheiro num Mac (sim, eu sei, é caro), considere também outras possibilidades. Um dispositivo que tem me surpreendido a cada dia pelo desempenho é o iPad (uso um iPad Air 3a. geração, nem está mais à venda no site da Apple).

Não subestime o poder de processamento do chip Neural Engine (A11 em diante). Além de muito mais potentes que chips Intel, consomem menos energia. A bateria do iPad dura muito mais tempo, e muitos jogos que exigem muito desempenho de máquina e não rodam no Mac, passam tranquilamente no iPad.

 

 

O iPad já conta com diversas ferramentas, que incluem o AutoCAD (Autodesk), o Morpholio Trace, Concepts, entre outras.

Além disso, com o iPad você tem a possibilidade de usar recursos de realidade aumentada e tecnologia LiDAR: por exemplo, você pode aferir uma medida no local, com o iPad, e usar imediatamente essa informação no seu projeto (vide, por exemplo, o RoomScan Pro).

Inclusive, já é possível capturar informações do terreno com um drone e absorver imediatamente no iPad, numa visita ao local com seu cliente, por exemplo (vide DroneDeploy, por exemplo).

Você também pode usar o iPad para mostrar o movimento aparente do sol em realidade aumentada (vide Sunseeker, por exemplo).

Apresentei aqui algumas entre inúmeras ferramentas disponíveis aos arquitetos, a título de exemplificação, e para mostrar que você pode conseguir muitas soluções com um tablet, em vez de um computador. Essa é uma possibilidade cada vez maior, em todos os segmentos. É por isso que, ao anunciar o iPad, a própria Apple sinaliza como potencial substituto para várias atividades que, até hoje, estávamos habituados a fazer em computador.

Isso pode significar uma grande economia para o orçamento do seu escritório.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.