Estas informações foram publicadas como artigo científico, cite a fonte:
TREVISAN, Ricardo M.; BARROS, Gil G.; ONO, Rosaria. Segmentação na atuação das empresas de Arquitetura no município de São Paulo. Anais.. Uberlândia: PPGAU/FAU/FAUeD/UFU, 2019. Disponível em http://www.eventos.ufu.br/ufu/sbqp/2019/10
Continuando a apresentar os resultados de nosso estudo sobre escritórios de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, apresentamos agora os dados obtidos sobre os clientes empresariais (B2B) das empresas observadas. Após georreferenciar mais de 400 escritórios coletados com todas as informações pertinentes, fizemos um levantamento de quantos atendem aos principais segmentos da iniciativa privada que demandam serviços aos arquitetos e urbanistas.
Apresentamos abaixo a localização geográfica de escritórios de arquitetura que atendem (ou já atenderam) clientes de varejo, indústrias, incorporadoras imobiliárias, hotéis, hospitais, e ambientes corporativos.
Os pontos em preto indicam que o escritório atende ao segmento, e o ponto em branco indica um escritório que não o atende.
Conforme apresentado anteriormente, observamos que essas especializações, segmentação de mercado, preferência por nichos não se reflete na distribuição geográfica dos escritórios. A concentração em regiões da cidade acompanha a concentração geral de postos de trabalho, conforme demonstra a pesquisa Origem e Destino do Metrô.






Clientes Corporativos
Para maiores detalhes, outras conclusões e a metodologia utilizada, consulte o artigo científico.