Conhecimento não é mais suficiente [GA]

Quando comecei este blog há 15 anos, meu objetivo era a divulgação de conhecimento sobre a relação entre arquitetura, urbanismo, design (AUD) e gestão, mercado e, posteriormente, planos de negócios. Na época, o que havia de mais impressionante era a possibilidade de se transmitir e capturar informações e conhecimento pela internet. YouTube, Google e redes sociais eram a coqueluche e o fetiche do momento. Mas aquele mundo mudou muito, e tive que redirecionar a missão deste blog para que ele fizesse sentido no atual mundo de inteligência artificial (IA) e biologia sintética.

Hoje, o mais importante não é mais carregar informações ou conhecimento para ninguém porque isso é feito em fração de segundo por qualquer mecanismo de IA, a qual faz isso para meu leitor e acessando muitas bases, rapidamente. O desafio agora é apoiar meus leitores a fazer o pedido de forma mais eficiente, eficaz e efetiva. Ou seja, é mais importante ter o conhecimento de base dos mesmos assuntos que listei acima, ter uma leitura ampla do que acontece agora no mundo e nos ambientes técnicos e gerenciais de nosso setor, e saber como a IA organizará a busca.

E qual é o papel deste blog nesse contexto? Continuamos com a missão de divulgar conhecimento, mas agora migramos aos poucos para uma nova camada de tratamento de nossos textos, de forma a divulgar, o máximo possível, essas capacidades necessárias a partir de já. Sim, porque o mundo de ontem já acabou, e compreender isso já é o primeiro passo para a sobrevivência profissional a partir de amanhã.

Este texto de metalinguagem não é o que fazemos por aqui, e os assinantes do blog sabem disso muito bem. Busque no histórico de textos e perceberá isso facilmente. Mas este ponto singular da história em que estamos exige uma flexibilidade, versatilidade dos profissionais de qualquer área. A partir de agora, entraremos em um universo que se parecerá, cada vez mais, com um estranho universo de ficção científica, e o mundo em que vivemos até hoje desaparecerá muito rapidamente.

Divulgar conhecimento neste ambiente é extremamente desafiador, e para que funcione bem, é essencial compreender o leitor. Em momentos de velocidade acelerada de transformação, as assimetrias se aguçam, e as desigualdades crescem exponencialmente. Articular dimensões físicas, digitais e sociais fica proporcionalmente mais desafiador. Leio isto como “mais interessante”. Faz 15 anos que este blog surfa nos desafios, e a superação de cada um deles é extremamente recompensador, principalmente quando a devolutiva vem nos comentários.

Você, aqui e agora, lendo este texto, é a fonte de energia para que continuemos este trabalho de uma década e meia. Muito obrigado por ter lido isto, e espero te ver por aqui nos próximos 15 anos e mais.

[GA] Esta marca sinaliza textos sobre Gestão Arquitetônica.

Leia também:

Introdução à administração do escritório de arquitetura Segunda Edição

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.