Startarq: arquitetura, urbanismo e a inteligência digital [GA]

Startarq

O mundo da arquitetura mudou muito com a adoção da inteligência artificial (IA), e muitos escritórios ainda não se deram conta. A ficção científica não é mais o amanhã, já estamos nela. Conversar com máquinas é trivial, gêmeos digitais ordenam ações de manutenção e operação em edifícios, a IA otimiza fluxos de pessoas em edifícios escalonando horários de saída para o almoço, obras são coordenadas sem a presença de seres humanos, máquinas se comunicam entre si pela internet das coisas. Este livro procura auxiliar as equipes e gestores apontando alguns referenciais e possíveis caminhos neste oceano turbulento em que vivemos.

A onda de transformação está sendo brutal e rápida, e as assimetrias tendem a se exacerbar nos próximos anos. E os arquitetos nisso tudo? Estamos obsoletos? Neste ponto, as notícias não são tão trágicas, mas devemos estar atentos para o fato de que mudamos o ambiente de trabalho para o ecossistema do building information modeling (BIM). Não estamos apenas migrando para novos softwares de projeto e modelagem. A transformação é infinitamente mais radical: estamos embarcando numa jornada em que quase tudo em nossas vidas está se desapegando de toda a conformação e aspectos que conhecemos.

Os modelos mentais dos profissionais precisam se atualizar. Se uma informação não estiver registrada de forma padronizada no sistema correto, ela não existe. O projeto agora está tão integrado às fases subsequentes de comissionamento, operação, reciclagem, desmonte e adequada devolução dos recursos à natureza que o projeto de arquitetura passa a ser uma fase de preparo de toda uma estrutura de trabalho para todo o ciclo de vida do ativo construído.

Já disponível neste link.

GA: esta marca sinaliza texto sobre Gestão Arquitetônica.

 

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.