Como descobrir o nome oficial do seu bairro

O conceito que temos de “bairro” no Brasil é uma das informações mais confusas de se obter enquanto dado oficial. Isso acontece porque essa designação, que pode ser oficial em outros países (distrito, condado, etc.), aqui é usado como uma referência de localização, que pode não coincidir com alguma divisão territorial intra-urbana.

A informação oficial mais próxima do que chamamos de “bairro” é a área ou região administrativa interna ao município. Podem ser subdivisões da administração local, como subprefeituras, por exemplo. Esse dado você consegue na prefeitura de sua cidade.

Já os Correios usam outras referências de localidades, mais associadas à operação logística deles, e podem não coincidir com a informação que citamos anteriormente. Essa informação você consegue ao buscar seu CEP no site dos Correios.

Há também o nome popular da localidade, que costuma derivar do nome do loteamento. Esse costuma ser o nome mais comumente utilizado para designar o bairro, mas ainda assim é imperfeito: o loteamento mais famoso, ou o mais “glamuroso”, por assim dizer, acaba sendo usado também pelas áreas envoltórias, cujos nomes originais de loteamento voltam vez ou outra e ampliam a confusão. É por isso que muito do que chamamos de “bairro” pode abrigar traçados urbanos muito diferentes dentro de seu território.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.