Como arquitetos e designers pensam – livro de Bryan Lawson

514kwjByASL._SX350_BO1,204,203,200_

Mais interessante que uma análise de processos de desenvolvimento de projetos, o livro de Bryan Lawson explora a fundo importantes aspectos da atividade cotidiana desses profissionais. A partir de uma investigação sobre mapeamento de processos, o autor conclui que estas atividades são extremamente distantes dos mapas de fluxos industriais onde este tipo de iniciativa se originou. E, curiosamente, nosso trabalho cotidiano como projetistas é incrivelmente próximo das mais recentes teorias sobre empreendedorismo, muito observada pelo setor de prestação de serviços.

Lawson conclui, a partir de estudos que desenvolve há décadas com arquitetos e designers altamente conceituados, que nossa atividade profissional não é linear, lida diariamente com profundas incertezas, precisa focar na solução e não no problema (pois este último ainda não está bem definido), exige extrema flexibilidade e rearranjos situacionais. Nós fazemos há mais de um século o que a teoria da gestão das organizações mostra hoje em dia como a vanguarda do pensamento administrativo.

O livro já passou por diversas revisões e atualizações ao longo dos anos desde que foi lançado pela primeira vez, e incorporou desde estudos sobre processos cognitivos da criação humana até o papel do CAD em nossos processos produtivos. Altamente recomendado para quem, como eu, tem interesse em investigar nossa prática profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.