Linha 17 Ouro do Metrô SP nasce obsoleta


DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS NA FORMA DA LEI. CITE A FONTE.

por Ricardo Trevisan, arquiteto e urbanista

A linha 17 (Ouro) do Metrô de São Paulo já está nascendo obsoleta, em todos os aspectos. Primeiro, está sendo desenhada para capacidade média (30.000 passageiros / hora sentido), inferior à capacidade que temos nas outras linhas da cidade. Acontece que ela ligará a linha 1 (Azul) a uma das regiões que mais concentra empregos na cidade, formada por Marginal Pinheiros / Berrini / Morumbi. Ou seja, parece que a Companhia do Metropolitano de São Paulo está esquecendo que do outro lado desta linha estará o maior fornecedor de mão de obra da cidade: a Zona Leste e ABC, que chegarão facilmente à linha 1 através da linha 2 (Verde) que agora chega até Vila Prudente e liga o ABC pela Estação Tamanduateí (CPTM).

Linha 17 Ouro do Metrô: retrocesso (Fonte: EIA / RIMA do Metrô)Outro aspecto é que está sendo feito como um elevado, com um impacto na paisagem devastador, e pode trazer a degradação que o Elevado Costa e Silva trouxe nos anos 1970 aos Campos Elíseos. Continuamos sendo comandados por administrações públicas que entendem a cidade como uma máquina, funcional, que não pode parar. Precisamos superar este paradigma e entender a cidade brasileira como um sistema de ambientes urbanos, à qual a função “estar” deve ser incluída. A Avenida Jornalista Roberto Marinho já está sofrendo um processo de degradação em função do tráfico de drogas crescente na região.

Guarde bem este post. Daqui a alguns anos, quando a linha 17 estiver lotada, em colapso, e seu entorno estiver desvalorizado e degradado, eu poderei dizer: eu avisei. E avisei pessoalmente o Metrô no dia 1 de março de 2011, no seminário “Transporte sobre trilhos em São Paulo”, realizado na Rua Genebra, 25, Centro, São Paulo – SP.

[Responda também à pesquisa sobre transporte público neste blog.]

Esse post foi publicado em textos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Linha 17 Ouro do Metrô SP nasce obsoleta

  1. ricardotrevisan disse:

    Fico muito feliz em comunicar que este Blog atingiu a marca de 10.000 acessos. Muito obrigado a todos vocês que o utilizam diariamente. Espero que este seja só o início de uma longa caminhada de crescimento e excelência.
    Ricardo Trevisan

  2. Evandro disse:

    Olá Ricardo, você pensei que você até teve participação no projeto desta linha para o território de Santo André.

    Você sabe a previsão de conclusão da obra?

    • ricardo trevisan disse:

      Evandro,

      Esta linha vai do Morumbi (linha 4) até o Jabaquara (linha 1), não vai para o ABC.
      Não sei dos prazos do Metrô.
      O problema dela é ser extremamente agressiva à paisagem, o que degrada o entorno, desvaloriza os imóveis próximos e costuma atrair violência urbana, como aconteceu com o Elevado Costa e Silva (Minhocão). Além disso, é de média capacidade, ou seja tem mais ou menos metade da capacidade de uma linha de Metrô. O pessoal dos bairros próximos deveria brigar por um Metrô de verdade.
      Este tipo de trenzinho é usado em outros países para linhas de menor demanda ou para parques de diversão, como na Disney. Em São Paulo ele vai andar lotado.

      Um abraço,

      RT

  3. Ricardo, adorei a matéria! Concordo totalmente! Faço parte de um grupo contra o monotrilho no Morumbi! Somos a favor do metrô! Se quiser junte-se a nós! Um abraço, Ana

    • ricardo trevisan disse:

      Oi Ana Carolina,

      Também sou a favor do metrô, mas não neste formato (aéreo e de média capacidade). É muito impactante na paisagem e vai ter demanda muito grande nos horários de pico.

      Um abraço,

      RT

  4. Pereira disse:

    Não vejo a hora do governo começar a obra, gostei bastante da foto. Parabéns ao autor do artigo, acho que mora no Morumbi, talvez…

    • ricardo trevisan disse:

      Oi Pereira,

      Não moro no Morumbi, não. Meu interesse no assunto é técnico, sou urbanista.

      Um abraço,

      RT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s