FGTS sob ameaça no Minha Casa Minha Vida 3


O governo está tão desesperado por reaquecer a economia que agora passou também a colocar em risco seus melhores ativos. A bola da vez é o Fundo de Garantia dos trabalhadores.

Tentando tapar um dos maiores furos por onde nossa economia faz água, diz o governo que quer reaquecer a construção civil. O problema é que os recursos que financiam a casa própria no Brasil são provenientes da poupança – que acabou. O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) está tendo déficits mensais recordes com os saques de poupadores cansados de ver seu dinheiro corroído pela inflação.

Nosso mercado imobiliário só não entrou (ainda) em colapso porque existe outra fonte de recursos para imóveis de valores mais baixos, para famílias de menor renda. Essa fonte é o Fundo de Garantia dos trabalhadores. O FGTS empresta a taxas subsidiadas, pois seu objetivo é facilitar ao trabalhador de menor renda a aquisição da casa própria.

Mas o governo quer mudar isso. Há fortes rumores de que o corte entre SBPE e FGTS, que até então era feito com rigor pelo valor de avaliação dos imóveis, passará a ser feito pelo valor que a construtora declarar para seu imóvel, sem nenhum critério objetivo.
Na prática, isso significa que o FGTS, que era para os imóveis de menor valor, passará a financiar imóveis para famílias de maior renda, a taxas subsidiadas pelo trabalhador! Se isso acontecer, provavelmente os recursos do fundo secarão rapidamente, acabando de vez com nossos recursos para o crédito imobiliário. E sem qualquer garantia de recuperação da economia, que tem na origem de sua crise a falta de confiança no governo pelo mercado.

Desesperado por salvar um país que vai desabando, o governo resolve matar a galinha dos ovos de ouro – além de ir contra as bases políticas que o elegeram.

Esse post foi publicado em administração, Arquitetura, dicas, jobs, notícias, política, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s