Como fazer uma lareira que aqueça sem retornar fumaça

O dimensionamento da lareira é essencial para que ela funcione corretamente. Ou seja, aqueça o ambiente sem retorno de fumaça. Então lá vai o roteiro:

Boca de fogo (abertura livre da lareira) deve ter altura variando de 67% a 75% da largura.

A mesma altura da boca de fogo deve ficar entre 1/40 e 1/70 da área do cômodo a ser aquecido.

A profundidade livre da lareira deve ficar entre 45 e 60cm. Uma profundidade maior que 60cm dispersa calor, enquanto uma inferior a 45 cm provoca retorno de fumaça ao ambiente.

Exemplo:

Para uma sala de 30m2, com pé-direito convencional e aberturas (janelas e portas) comuns,  a altura da boca de fogo ficaria entre 75cm (30/40) e 43cm (30/70). Vamos adotar um valor próximo ao centróide destes dois valores: 60cm.

A altura deve ficar entre 67% e 75% da largura, portanto a largura ficará entre 80cm (60/0,75) e 90cm (60/0,67). Vamos adotar o centróide de 85cm.

Como é uma lareira média, vamos ficar com uma profundidade próxima à mínima: 50cm. Pronto! Temos as dimensões da caixa de fogo para o nosso exemplo:

Largura: 85 cm
Altura: 60 cm
Profundidade: 50 cm

É claro que isto tem que ser compatibilizado com todo o resto do projeto de arquitetura. Nada na edificação deve ser projetado isoladamente.

Chaminé

A chaminé deve, preferencialmente, ter área igual a 10% da superfície da boca de fogo (para uma altura média de 10 metros).

O tubo da chaminé deve passar entre 50 e 70cm acima da cobertura (telhado, laje, etc.). Em caso de telhados, o ideal é ficar a 1,50m da cumeeira.

Eventuais desvios na tubulação da chaminé não devem passar de dois, e desviar no máximo 30 graus.

A seção transversal mais eficiente é a circular.

Detalhe importante: um dos principais elementos para a fumaça não retornar é a curva para dentro na base da chaminé, conforme corte abaixo:

Corte da lareira dada no exemplo acima: repare na curva da base da chaminé, conforme dissemos no texto
Corte da lareira dada no exemplo acima: repare na curva da base da chaminé, conforme dissemos no texto

Leia também:

Gestão do escritório de arquitetura - capa do livro

270 comentários em “Como fazer uma lareira que aqueça sem retornar fumaça”

  1. Olá, tenho uma lareira aberta nos dois lados opostos centralizada no ambiente, com abertura retangular, no tamanho das bocas de 1,70 X 0,50m profundidade de 0,75m sendo que o dimensionamento interno superior da área de queima é 0,45 X 1,70m canalizando uma coifa metálica conduzindo a fumaça à um duto central de 0,30m de diâmetro. A ponteira da chaminé está à 2,00m da laje de cobertura.
    Tenho o problema de que a fumaça acaba voltando de leve nas laterais das bocas opostas. Gostaria de uma opinião de solução tentando manter as bocas da lareira abertas nos lados opostos.
    Obrigado

    Curtir

    1. Ismael

      Isso acontece mesmo nesse tipo de lareira pela diferença de pressão entre os dois lados. Sugestão: colocar um vidro bem grosso no meio isolando os lados sem perder o calor por radiação.

      Um abraço!

      RT

      Curtir

  2. Boa noite Ricardo. Por gentileza explique melhor (colocar um vidro no meio isolando os lados da lareira aberta).
    Estou construindo uma casa e apesar de querer muito uma lareira aberta , tenho visto comentários desfavoráveis , devido a perda de calor. Por favor me ajude. Obrigada Elisabete

    Curtir

    1. Elisabete,

      Imagine duas lareiras, uma de costas para a outra. Troque as paredes de fundo por um único vidro bem espesso (definido pelo fornecedor). É isso.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  3. RT, boa tarde!
    Achei excepcional seu artigo, porém, como leigo no tema, ainda pairam duvidas na minha cabeça e infelizmente, não consegui achar em minha região 1 que inspirasse confiança para fazer minha lareira, alem de demostrarem total desconhecimento, cobram exorbitantemente apenas pelo fato de acharem que por querer uma lareira tenho dinheiro de sobra… infelizmente não tenho 🙂 Então optei por eu mesmo fazer!rsrs
    Sem mais delongas, tenho uma sala e cozinha conjugadas, sendo a metragem total de 680cm x 290cm x 260cm (Comprimento x Largura x Altura). Fiz os calculo apresentados, e obtive: com medidas centróides para a lareira: (Largura 55cm x Altura 40cm x Profundidade 50cm?), mas achei meio pequena seria o mesmo isso? Ou melhor fazer nas medidas máximas (L59cm x A50cm x P50cm?
    Pretendo fazer a chaminé com tubo de aço, então essa “curva” mencionada, pode ser uma flange reduzindo por exemplo de 120mm para 80mm o tubo, e instalar adicionalmente um “registro” nela, de moda a fechar ou reduzir o fluxo do ar?
    Ah, em tempo, trata-se de uma lareira de canto.
    Desde já agradeço a atenção.
    Gabriel

    Curtir

    1. Gabriel,

      Eu faria L59 x A50 x P45, sem redução no tubo da chaminé. O registro pode ser instalado sem problemas, mas você tende a deixar aberto quase todo o tempo.

      Abraços!

      RT

      Curtir

      1. Muito obrigado pelo rápido retorno! Vou fazer conforme suas dicas, incluindo um pequeno angulo na parede do fundo, pois li que em lareiras de canto isso ajuda a “jogar” o calor para frente! Em breve postarei aqui o resultado!
        Novamente, obrigado pela sua atenção.

        Curtir

    2. Coloque um recuperador de calor com fogão embutido, aquece mais que lareira e ainda dá pra cozinhar. Eu nunca contratei uma lareira na minha casa, pelas péssimas esperiencias que estou passando e que ouço

      Curtir

  4. Bom dia, gostei muito da didática do artigo. Minha casa é muito alta , então optou-se não perfurar o telhado e colocar ponteira em T encostada na parede externa. Entretanto, o problema é a fuligem na parede. Dúvida : para afastar a ponteira da parede, pelo menos uns 15 ou 20cm, posso fazer a ponteira com uma curva ou então um duto S +ponteira chapeu?
    Obs: é uma pequena lareira salamandra de ferro encostada na parede com dutos externos.
    Fico grata pelo tempo despendido; escrevi para quem considero que entende bem do assunto.

    Curtir

    1. Olá Jussara,

      Sim, você pode fazer isso, mas talvez tenha alguma perda de eficiência do sistema. Caso você já sofra algum retorno, a tendência será o problema se agravar.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  5. Bom dia, Ricardo. Permita lhe perguntar algo, o que acha de lareiras pré moldadas. Acha que funcionariam bem? Lhe mando um exemplo de uma de 46cm por fora…. Um abraço.

    Curtir

    1. Bom dia!

      Funcionam bem sim, mas prefiro as executadas no local por dois motivos: a) posso fazer na dimensão exata que preciso, e b) posso construir com materiais de maior inércia térmica.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  6. Ola,
    pretendo construir um fogão medieval, que nada mais é do que uma lareira de grande abertura e altura de boca, com aprox. 1m de profundidade, em alvenaria. Dimensões de abertura 1,80m de largura da boca x 1,35m altura da boca e 1m de profundidade. Gostaria de saber as demais dimensões para o lintel, garganta, seção da chaminé que sera metálica com revestimento alvenaria.
    Grato

    Curtir

    1. Prezado Roque,

      O propósito e funcionamento de um forno são totalmente diferentes dos de uma lareira. Assim, as proporções apresentadas para um não se aplicam ao outro. Verifique as especificações de forno com os fabricantes destes materiais específicos.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  7. Boa noite, tenho uma lareira com boca aberta de canto, altura da boca 60 cm e de largura 55 cm, profundidade de 50 cm, chaminé até a lage 1,80m e da lage até o telhado 2,50 m e após a cumeira mais 1,20 com cano e ponteira canhão de 150mm de diâmetro. Pois ainda assim volta fumaça pela boca. Um detalhe o espaço na garganta dela onde sobe a fumaça é de 10 cm, o que fazer para não voltar mais fumaça?

    Curtir

    1. Prezado Flávio,

      Lareiras de canto são um pouco mais complicadas e dispersam menos calor que as de plano de parede, por exemplo. Em seu caso, recomendo que verifique se aquela curva na base da chaminé que mostramos em corte foi feita. Sua chaminé parece ser muito alta, também pode ser este o problema. Ainda assim, 10 com de abertura na garganta é muito pouco. Verifique também se o duto não está obstruído.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

      1. Boa noite Ricardo, obrigado pela rápida resposta. Qual espaçamento ideal na garganta? Sempre achei que quanto mais alto seria a chamine, mais perfeita seria a drenagem da fumaça. Teria alguma maneira de te enviar algumas fotos para sua avaliação? E a questão da ponteira da chaminé ser canhão, você vê algum empecilho? Poderia estar influenciando?

        Curtir

        1. Flávio,

          O espaço da garganta é dimensionado pelo fornecedor. A altura da chaminé ajuda, mas o exagero nunca funciona muito bem. A ponteira canhão não tem problema, mas veja se não há obstrução.

          Um abraço,

          RT

          Curtir

          1. Bom dia Ricardo, a minha lareira é nova a cerca de dois meses estou morando na casa nova, não tem obstrução, é uma lareira de concreto feito no local. E o que você me diz dos exaustores no chaminé, funciona? Qual a altura que se deve colocar?

            Curtir

            1. Flávio,

              Este dimensionamento é feito por engenheiros mecânicos. Sugiro procurar por algum que trabalhe com ar condicionado, eles estão habituados a este tipo de trabalho.

              Um abraço,

              RT

              Curtir

      1. Prezado Bonemann,

        Na verdade pode sim, desde que seja executada corretamente. Caso contrário, casas com lajes planas de cobertura não poderiam ter chaminés eficazes.

        Abraços,

        RT

        Curtir

  8. Estou fazendo uma lareira tamanho profundidade 0,60 altura 0,60 largura 0,70 de boca qual é o tamanho ideal do chaminé

    Curtir

    1. Prezado Jair,

      Segue a instrução da chaminé:

      A chaminé deve, preferencialmente, ter área igual a 10% da superfície da boca de fogo (para uma altura média de 10 metros).
      O tubo da chaminé deve passar entre 50 e 70cm acima da cobertura (telhado, laje, etc.). Em caso de telhados, o ideal é ficar a 1,50m da cumeeira.

      Abraços,

      RT

      Curtir

      1. Sr. Trevisan, primeiramente obrigado por dividir seus conhecimentos de forma tão generosa. Desculpe a ignorância, quando o senhor diz que em caso de telhados, o ideal é ficar a 1,50m da cumeeira, é a 1.5 metros de distância da cumeeira, correto? Ou 1,5m acima da altura de cumeeira? Obrigado novamente.

        Curtir

  9. Olá Ricardo. Pretendo fazer uma lareira centralizada. As medidas da mesma serão de 60 de boca, 50 de altura, 45 de profundidade pra um ambiente de 6 x 2,80. Para o chaminé usarei tubo de ceramica. Minha duvida é a seguinte: Para não cortar minha laje posso fazer um desvio pela parede de 1 metro acima da garganta, subindo deste modo com a chaminé pelo lado externo da residência? É aconselhável? Grato pela orientação…

    Curtir

    1. Prezado Alessandro,

      Recomendo fazer desvios apenas em extrema necessidade. Ainda assim, com o ângulo mais aberto possível. O ideal é não haver desvios.

      Abraços,

      RT

      Curtir

    1. Prezada Edicea,

      Pode sim, desde que a arquitetura esteja bem resolvida e os materiais sejam isolantes térmicos onde necessário.

      Abraço,

      RT

      Curtir

    1. Prezada Edicea,

      Pode sim, desde que a arquitetura esteja bem resolvida e os materiais sejam isolantes térmicos onde necessário.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  10. Olá. Estou precisando de uma lareira para me aquecer em minha velhice. Minha casa, entretanto, não tem espaço sobrando. Minha melhor opção é fazer a lareira em uma esquina (quina, joelho, contrário de canto, em 270 graus, não sei como vou chamar). É uma parede que divide a sala de um quarto, sendo que é um canto de 90 graus dentro do quarto, mas uma esquina de 270 na sala. A lareira deve ficar com a boca para a sala, os fundos dentro do quarto, no canto dele. Prejudico um pouco o espaço do quarto para ser possível se construir a lareira com boca para a sala. Mas as dimensões, como seria? Pelo que entendi as suas instruções são para lareiras retas, não de canto.

    Curtir

    1. Prezada Iraci

      Pelo que entendi de sua descrição, a boca ficará para um determinado ambiente. Use a proporção em relação a este ambiente. Se ele for aberto, a radiação continua a aquecer adequadamente, mas haverá perda de calor pela troca de ar. Algumas situações permite que isto seja resolvido com painéis deslizantes, por exemplo. Consulte seu arquiteto sobre esta possibilidade.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  11. boa tarde Ricardo,iniciarei a construção da nossa lareira esta semana,seguindo as suas dicas e o desenho demostrado acima.moramos no extremo sul do RS e este ano estarei me deliciando com um bom vinho e diante da lareira.Abraços e mais uma vez grato pelas preciosas dicas
    ]

    Curtir

  12. Boa tarde vou fazer uma lareira de canto L 75 cm,A 60 e P 50 a minha dúvida é a seguinte a parte dá chaminé logo após a curva como é de canto tenho q deixar ela reta por dentro até o teto ou isso não é necessário.

    Curtir

  13. Boa noite sr. Ricardo!
    Adorei suas dicas e quero fazer uma lareira em aço, com placas refratárias, onde a mesma será recoberta por gesso resistente a fogo e com um moldura em MDF acompanhando o móvel. Gostaria de saber a medida de (LxAxP) 118 x 60 x 55 (quero uma boca grande para está lareira e utilizarei somente o centro para o fogo) está proporcional e se não terei problema com o MDF como moldura na boca desta? Gostaria de saber também se posso colocar a saída da chaminé deslocada bem ao lado esquerdo, devido ao concreto da parede não ser possível de furar?

    Curtir

    1. Prezado Anderson

      As proporções são as mesmas apresentadas no texto. Mas o ideal é que a chaminé fique centralizada.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  14. Não seria um comentário e sim uma pergunta, é possível fazer uma lareira em uma sala de 15m quadrados sendo que suas aberturas vão para cozinha, quarto e escritório. E é possível fazer a lareira junto a uma divisão de parede de gesso? Obrigado Jorge

    Curtir

    1. Prezado Jorge,

      É possível sim. Mas, por precaução, informe a seu arquiteto que a parede é de gesso.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  15. Gostaria de fazer um curso o qual abrange-se o tema “projeto e execução de lareiras e churrasqueiras” onde consigo fazer?

    Curtir

    1. Prezado Leodimar

      Por enquanto ainda não temos este curso. Mas você pode sugeri-lo em nossa página de Cursos (barra superior do blog), pois os temas estão sendo desenvolvidos com base nas manifestações dos leitores em nossa pesquisa (que você encontra lá).

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  16. Ola Ricardo, boa tarde. Pretendo fazer uma lareira na minha sala com a boca na parede e o restante todo dela para fora da casa subindo a chaminé também por fora. Minha sala é pequena e conjugada com uma cozinha também miniima. O problema é: em cima da cozinha há uma laje com um mesanino, que é meu escritorio, portanto a sala em si tem um pé direito muito alto mesmo… Altura de de dois andares mais o telhado… Do chão à cumeeira deve dar uns 10 metros… Assim a chamine vai ficar bem comprida. O que gostaria de saber:

    1. A medida que devo considerar para dimensionar a lareira seria da sala + cozinha + mezanino, correto?
    2. Com essa altura de chaminé, devo ter algum cuidado especial?
    3. Há problema em fazer a boca na parede e todas estrutura restante para fora?

    Grato!

    Curtir

    1. Prezado Cesar,

      Um pé-direito alto perde calor (o ar quente sobe). E uma área grande precisa de mais energia térmica para ser aquecida. Se você pudesse subdividir a área da lareira no projeto arquitetônico, seria melhor.
      Chaminé muito alta perde eficiência. Verifique com um engenheiro mecânico a eventual necessidade de reforço para exaustão.
      A estrutura da lareira para fora perde a oportunidade de aquecer o ambiente por condução, além de exigir melhor isolamento.
      Outras possibilidades sempre podem surgir no projeto, converse bastante com seu arquiteto.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  17. pretendo fazer eu mesmo minha lareira, mas ainda tenho dúvidas da chaminé, pretendo fazê-la em alvenaria e não tubos, como fazer para não ter retorno da fumaça?

    Curtir

    1. Prezado Fabiano,

      Recomendo alisar o revestimento interno e respeitar a área da seção mínima informada no texto.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  18. ola!!!
    Boa noite Ricardo…
    to com um problema em minha lareira…mais uma na sua lista
    substitui uma lareira de ferro antiga que tinha, que ficava num canto por uma de coifa com tijolo refrataria nos dois lados e embaixo.
    A sala tem 14.87 m2 e fica ao lado de uma janela
    a lareira é retangular, mas, no canto….tem 0,97 x060 x 0,54 Altura
    A coifa 0,45 ate o cano, e depois ate a curva tem 0,42
    na lareira de ferro, não saia fumaça, mas essa esta saindo….é porque foi aumentado o tamanho da area abrangente???

    Curtir

    1. Prezado Vladimir

      Muita coisa pode ter acontecido… Talvez a gargante tenha sido modificada, ou a chaminé tinha sido dimensionada para uma lareira com outro volume na área de fogo. Mas certamente essa curva na chaminé contribui para o retorno de fumaça. A área abrangente de sala não deve ter sido a causadora.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  19. Ricardo boa noite

    elaborei uma lareira na minha residencia mas sem mto sucesso, tenho uma área de 55 m2 sala, estar, sala tv cozinha e jantar tudo junto a lareira não ficou centralizada devido alguns fatores, mas o fator principal que nessa área total ela não chega esquentar nem 15m2 do total, o pé direito e normal, nao tinha como elaborar uma lareira maior.

    verifiquei alguns fatores o pedreiro nao fez a parede no fundo da lareira de 45c a coifa ficou acima da boca , eu coloquei uma válvula na coifa mas mesmo assim sem sucesso o rendimento e muito pouco, mesmo estando toda fechada, não tenho problema de fumaça no meu caso ela puxa até mto bem, com mto fogo chega dar pra ouvir o barulho da chamine puxando o fogogerado na chamine,

    as medidas da lareira ficaram aproximadas

    largura 73
    altura 50
    profundidade 47
    chanime altura 3,90m +-

    ficarei grato com sua sugestão
    obrigado
    Jonas

    Curtir

    1. Prezado Jonas,

      Sua área é muito grande para ser aquecida por uma única lareira, por maior que seja. Das duas, uma: ou você subdivide o espaço (pode ser com painéis deslizantes, dependendo do projeto de arquitetura de sua casa), ou cria mais lareiras no ambiente (o que acho ineficiente para o uso diário).

      Abraços,

      RT

      Curtir

  20. Boa noite Ricardo.
    Meu nome é Cesar Talmacs, e estou tendo problemas com o retorno da fumaça para o ambiente interno. Minha lareira tem 90 cm de largura, 53 cm de altura e profundidade de 60 cm até o canto interno ( a lareira é de canto). Cerca de 1,10m acima da garganta tem um desvio num ângulo de 45 graus em tubo de aço galanizado com 20 cm de diametro atravessado a parede para a chamine do lado externo com mais 4,5 m até o topo.
    Estou pensando em substituir por uma chamine de tijolos e colocar um exaustor no topo.
    Qual seria a medida interna correta para esta chamine ( 20 x 20 cm estaria bom) ?
    Será que isso resolveria meu problema? Aguardo uma sugestão, e parabéns pelas excelentes matérias.

    Curtir

    1. Prezado Cesar,

      Use as proporções que indiquei no texto principal, talvez você nem precise do exaustor. Procure eliminar os desvios da chaminé. Se fizer em alvenaria, revista a parte interna de forma mais lisa possível.

      Lareiras de canto possuem naturalmente maior dificuldade de exaustão. Elimine qualquer elemento que aumente esta dificuldade.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  21. Preciso que alguem veja a minha lareira…pq ela retorna a fumaça.
    Voce tem alguem que possa vir ve-la?
    Estou entre Itatiba e Bragança.
    Obrigada

    Curtir

    1. Prezada Maria Lucia,

      Infelizmente eu não presto esse tipo de serviço. Se souber de um profissional de confiança em sua região avisarei.

      Abraços e boa sorte!

      RT

      Curtir

  22. Boa noite Ricardo.. Gostaria que me ajudasse…. pretendo fazer uma lareira, nas seguintes dimensões: Larg. 0,80m, Altura: 0,60m e Profundd0.60m, por dentro (câmara de fogo)…a mesma ficará do lado de fora da casa….A chaminé poderá ter essa mesma dimensão desde a base até a altura de 4,50m de altura? ou tem a necessidade de colocar duto de diâmetro menor? Como teria que ser feito a inclinação da parede interna da câmara, para evitar a fumaça no ambiente? se vc pudesse fazer um desenho (á mão mesmo) para me orientar melhor, eu fico muito grato….Agradeço e aguardo sua orientação…Att. Francisco Oliveira

    Curtir

      1. Obrigado, Ricardo , pela sua atençao e rapidez em responder … Vou solicitar um orçamento de um projeto….agradecido.

        Curtir

  23. Bom dia
    No meu futuro apartamento projetamos a estrutura da lareira por fora, deixando apenas a boca e uma pequena borda para dentro do ambiente. Tu acha que nesse tipo de formato, o aquecimento é prejudicado? E esse prejuízo de calor é muito significativo?
    Nossa sala é pequena 20m²
    Desde já obrigado pela atenção e dedicação.
    Abraços

    Curtir

    1. Prezado Michel

      O aquecimento por irradiação não é prejudicado, mas haverá menos condução de calor pelas paredes (pouco significativo). Você também precisa cuidar do isolamento externo para não perder calor para o ambiente de fora.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  24. Boa noite Ricardo. Este isolamento externo que vc refere aí na resposta sua para o Michel, seria um revestimento com massa vermiculita o suficiente??
    Grato..att.Francisco

    Curtir

    1. Olá Francisco

      O isolamento deve ser feito com materiais pesados, para que tenha boa inércia térmica. Por exemplo, parede de tijolo maciço de uma vez (assentado de lado). Vermiculita sozinha dificilmente resolverá o problema.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  25. Olá Ricardo bom dia
    bom eu gostaria de fazer em minha casa uma lareira americana, mas como não entendo e nos sites nao mostram como fazer, entao não sei como fazer a saida de fumaça, pois nas fotos nao mostram a saida , a lareira é aquela que tem acabamento de madeira ou gesso. me ajude por favor

    Curtir

    1. Bom dia, Pamela

      As proporções continuam sendo as que apresentei no texto principal. Precisa ter saída de fumaça sim, como qualquer outra, mas pode estar disfarçada porque eles costumam usar muito painel drywall nas casas.

      Abraço,

      RT

      Curtir

        1. Pamela

          Este painel não serve para fazer as paredes da lareira. Serve apenas para aspectos externos, neste caso. Existem painéis drywall para outros fins, como resistência a fogo e áreas molhadas. Mas não para lareira.

          Abraços,

          RT

          Curtir

  26. Olá Ricado!

    Suas dicas foram muito boas!!! Poderias me ajudar em uma questão?
    Seria quanto ao uso de vidro: Para uma lareira aberta em uma das laterais, posso colocar um perfil de vidro como fechamento? Nao queria perder a estética da lareira aberta mas queria trazer alguma forma de proteção para os equipamentos que ficam ao lado.. Existe um tipo te vidro com essa técnica para aguentar o calor do fogo?

    Curtir

    1. Prezada Celia,

      É possível sim, mas o vidro precisa ser especificado pelo fornecedor especialista, ok?

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  27. Olá, tenho uma área grande e terei outras fontes de calor, mas adoro lareira e quero uma gigante!!! Pensei em 1,50 de largura por 1 m de altura e 0,50 de profundidade, as medidas são compatíveis mas será que vai funcionar? Abraco

    Curtir

    1. Olá, Murilo

      Em espaços grandes assim, acontece da lareira ser uma fonte muito intensa com eficiência que cai com a distância. Quem estiver perto, sentirá mais calor que o ideal, e para quem estiver distante, a lareira não fará muita diferença. Por isso os ambientes acabam se dividindo, e a área de efetivo uso da lareira acaba sendo a mais próxima. Observe a sala de Sherlock Holmes, por exemplo.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

      1. Obrigado pela rápida resposta!!! Minha preocupação, Ricardo, é no quesito eficiência da exaustão do fumo… qual o diâmetro em cm que vc acha ideal para o duto da chaminé sendo este circular? Não entendi a fórmula que vc forneceu para este cálculo…
        Obrigado novamente

        Curtir

        1. Prezado Murilo

          A chaminé deve ter 10% da área da boca de fogo. Se a boca tiver 1 metro quadrado, a seção transversal da chaminé terá que ter 0,1m².

          Abraços,

          RT

          Curtir

          1. Boa tarde Ricardo, como já fiz meu comentário, tenho muito interesse em construir uma lareira em minha casa, e a grande preocupação é o retorno de fumaça; se eu usar um duto cilindrico de metal qual teria que ser o seu diametro para um lareira convencional?

            Curtir

            1. Prezado Paulo,

              Siga as proporções de área do texto principal. A área da seção circular é igual a (pi x Diâmetro ao quadrado) / 4.

              Abraços,

              RT

              Curtir

  28. estou construindo uma lareira rumford 30″ estou na fase do dumper, minha chaminé sera de 240 mm x 350 mm e a chaminé tera uma altura de 7 metros, qual a sua sejestão para dumper mais ideal

    Curtir

    1. Prezado Celso

      A lareira Rumford tem proporções diferentes das apresentadas neste texto. A lógica é ser mais estreita para refletir mais calor – mas o risco de retorno de fumaça é maior. Sugiro seguir um mesmo fornecedor para todo o kit, inclusive o dumper.

      Abraços

      RT

      Curtir

  29. Boas queria uma ajuda, fiz uma lareira com as seguintes dimensões altura 68 cm largura com 79 cm e de profundidade 48cm, contudo o fumo enrrola e deita fora podem me dar as medidas corretas para fazer a correcao para que nao deite fumo fora

    Curtir

  30. Tenho uma área de 36m2 numa cobertura e pretendia construir uma lareira central com 3 lados abertos.
    Me informaram que esse tipo de lareira volta muito a fumaça, aí fiquei na dúvida.
    Como poderia fazer para não voltar a fumaça nesse tipo de lareira.
    Obrigado

    Curtir

    1. Prezado Alexandre,

      Realmente este tipo de lareira tem este problema. Sugestão: por que não fazer duas laterais em vidro? Você teria o calor de radiação da mesma forma, sem a fumaça… único cuidado seria dimensionar corretamente a espessura do vidro (ver com o fornecedor).

      Abraços

      RT

      Curtir

  31. Boa tarde Sr. Ricardo
    Estou com uma dúvida terrível…queria muito por uma lareira a lenha na minha sala do apartamento, porém para tal, teria que usar a chaminé da churrasqueira, que fica do lado de fora da parede onde gostaria de pôr a lareira em questão, o caso é que tenho medo que volte a fumaça por ter que colocar a chaminé em curva
    Se puder me ajudar vou ficar muito grato….

    Curtir

  32. Boa Tarde Ricardo!
    Estou construindo uma lareira igual a da foto do post (parede do fundo reta). Minha dúvida está na execução da garganta. Em que altura inicia a inclinação para uma boca de 0.80m? A inclinação fica escondida (acima dos 0,80m da boca)?

    Curtir

    1. Prezado Fernando

      A inclinação pode se iniciar imediatamente no topo da boca ou mais acima, mas evite subir muito com ela para não perder carga térmica da boca de fogo.

      Abraços

      RT

      Curtir

  33. Boa tarde,
    estou pensando em por uma lareira, a ideia seria um modelo retangular com linhas retas (parecida com a imagem deste post) e a abertura da lareira seria feito no canto, as dimensões aproximadas seriam 45×60 cm (medidas livres internas).
    Minha dúvida é se vai funcionar com abertura da boca em duas direções? E, se o duto de fumaça pode ser seguido dos modelos padrões em alvenaria?

    Desde já agradeço….

    Att
    Giovani

    Curtir

    1. Prezado Giovani,

      Até funciona, mas não tão bem, não recomendo. Tanto a boca de fogo quanto a chaminé devem obedecer a proporção do texto do post. E lembre-se de que a lareira deve ser coerente com a arquitetura da edificação, por funcionalidade e estética.

      Abraços

      RT

      Curtir

  34. Boa tarde Ricardo.
    Tentei colar uma imagem aqui, mas não consegui então vou tentar descrever minha lareira. Ela fica no fundo da casa, de costas para a parede e fica entre duas portas janelas. Ela ocupa todo o pé direito. A boca fica a 15 cm do chão e tem uma parede fechando a lateral esquerda, tem 65 cm de altura e 285 cm de comprimento e profundidade de 65. A lareira termina com uma colouna de 80 cm. A área de queima ocupa 140 cm próximos a coluna e tem sobre ela a coifa de alvenaria. Outros 140 cm tem apelo unicamente estético e sobre ele do lado de fora deveremos ter uma TV.
    As dúvidas são: 1) Esta lareira está bem dimensionada? 2) qual deve ser a espessura do duto da chaminé? 3) A TV pode sofrer com a temperatura da lareira?

    P.S.: Tenho também uma parrilla para construir dentro da cozinha você se incomoda que eu passe os dados para uma revisão?

    Um grande abraço

    Curtir

    1. Prezado Sergio,

      1) Depende da relação com as dimensões do ambiente, conforme apresentei no texto;
      2) A espessura do duto tem influência mínima no desempenho da chaminé, não faz muita diferença;
      3) Sim, equipamentos eletrônicos são sensíveis.

      Abraços,

      RT

      Curtir

      1. Caro Ricardo.

        Muito obrigado pela sua rápida resposta.

        O ambiente tem 66 m2, então ela me parece estar entre os 40 e os 70 avos. A lareira é parecida com a que ilustra o seu artigo. Só que não existe a divisão de forma explícita e a área de queima e o restante da “boca” tem o mesmo tamanho. Se você imaginar 4 quadrantes, o 1o fica fora da área de cobertura da lareira, o 2o é o estar, o 3 o jantar e o 4o a cozinha. A lareira fica entre o estar e o jantar.

        Se entendi bem um duto com 10 cm de diâmetro seria suficiente, mas por precaução e estética pretendo usar um cano de 30 cm de diâmetro, mas se tiver 50 ou 20 cm não teria grande efeito sobre o desempenho o desempenho. É isto mesmo?

        Abraços e uma ótima e produtiva semana.

        Curtir

  35. Olá Ricardo. parabéns pelas informações prestadas. Depois de muita procura, só achei o seu site confiável para construção de lareiras. Estou com uma dúvida sobre as dimensões da chaminé. O meu espaço é em L com 70 m². Sobre a Fiz os cálculos apresentados e cheguei em 150 x 120 x 55 cm da lareira, Como calcular a área da chaminé? Grato

    Curtir

    1. Rafael,

      Calcule conforme indicamos no texto:
      A chaminé deve, preferencialmente, ter área igual a 10% da superfície da boca de fogo (para uma altura média de 10 metros).
      O tubo da chaminé deve passar entre 50 e 70cm acima da cobertura (telhado, laje, etc.). Em caso de telhados, o ideal é ficar a 1,50m da cumeeira.
      Eventuais desvios na tubulação da chaminé não devem passar de dois, e desviar no máximo 30 graus.
      A seção transversal mais eficiente é a circular.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  36. Boa tarde Ricardo, muito interessante as suas dicas de lareira, em minha cidade não pessoa especializada em construção de lareira, a grande maioria das pessoas adquirem as lareiras pré-moldadas, tenho um projeto de fazer uma lareira de canto, até achei um modelo que gostei, porém tem apenas a fotos, vc aconselha a comprar essas lareiras pré-moldadas?

    Curtir

  37. Prezado Ricardo!
    Parabéns pelo seu respeitável trabalho!

    Em uma sala de 5,5m x 5,5m = 30,25m2
    Com pé direito de 3,20m
    Qual seria um boa altura para a boca da lareira? Ela será construída no centro de uma das paredes.
    Seguirei as proporções que indicaste, a pergunta é em função do pé direito ser ligeiramente alto.

    Entre a laje e o telhado, já está construída a chaminé. Ela mede internamente 1m x 30cm.
    Esta chaminé cruza transversalmente a cumeeira…
    Algo do que já está pronto, pode condenar este projeto?

    Muito grato

    Mário Gonzalez

    Curtir

    1. Prezado Mário,

      Este pé-direito ainda não prejudica tanto o desempenho, apenas reduz a eficiência da lareira.
      Para o desempenho da chaminé, acredito que não haverá problemas, mas observe sempre os ventos predominantes de sua região e a altura da chaminé acima da cumeeira.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  38. Boa noite preciso fazer uma lareira mais ela não tem as laterais só o fundo e a parte de cima sigo as suas instruções??

    Curtir

    1. Prezado Alex,

      As instruções que apresentamos não são para esse tipo de lareira, que possui eficiência reduzida.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  39. Boa noite Ricardo, estou construindo minha casa e a sala tem um pé direito de quase 6 mt. Minha dúvida é se eu fizer essa lareira toda em alvenaria, ela vai ter eficiência de esquentar toda a sala? E se eu fizesse o corpo da lareira em alvenaria e no chaminé colocasse um de inox, que fica exposto na sala, ajudaria? Que forma seria melhor?
    Aguardo.
    Abraço.

    Curtir

    1. Prezado Fernando,

      A eficiência em ambientes de pé-direito duplo é muito limitada. Dificilmente você ficará satisfeito com o resultado porque a massa de ar quente necessária é muito grande nesses casos.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  40. Construí uma lareira estou tendo problema com retorno de fumaça agora não quero destruir pois já concluí reforma e pintura
    Decepcionado pois segui as dicas que vi em um site de João faz tudo em Caxias do sul

    Curtir

  41. Xará, boa tarde. Ótimo artigo. Para lareiras de canto, com capela de chapa de ferro, ha uma espessura minima desejável? Acredito ser possível uma de 0.9 mm. O angulo da capela teria de ser no minimo 60º graus, ou ainda mais inclinado? Obrigado.

    Curtir

    1. Prezado Ricardo,

      Obrigado, ficamos felizes em ajudar. Eu firmaria um contrato com o fornecedor onde ele se responsabilize pela espessura da chapa entregue, e você não precisa ficar quebrando a cabeça com isso.
      Quanto mais vertical for a capela, melhor. 60 graus costuma ser suficiente.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  42. Bom Dia, Ricardo!

    Estou construindo minha casa e a Arquiteta esqueceu de fazer a saida do ducto na laje.
    Agora teremos que cortar a laje e a arquiteta para facilitar o serviço dela não quer desenhar a lareira e nos impôs uma lareira de ducto metálico.
    É uma sala de pé direito duplo e a lareira a princípio seria feita na própria obra.
    Vc nos daria alguma sugestão! Estamos desesperados porque estamos agora sem tempo.
    Grata

    Curtir

    1. Prezada Ana Paula,

      A lareira é realmente um equipamento especial que demanda uma atenção especial na arquitetura. Por isso, sempre recomendo que esteja previamente contemplada no escopo de serviços contratado com o arquiteto e no programa de necessidades passado ao responsável pelo projeto de sua residência.
      O duto metálico funciona tão bem quanto outros materiais (às vezes até melhor, por ter menos rugosidade interna), e pode vir a ser um elemento interessante no ambiente.
      Tudo depende de um diálogo franco e aberto com sua arquiteta e visualizar algumas simulações de como ficará o ambiente terminado.

      Abraços, e boa sorte!

      RT

      Curtir

  43. Olá Ricardo, boa tarde!!
    Parabéns pelo blog!
    Poderia me tirar uma dúvida? Possui um sobrado com 2 lareiras (uma na parte de baixo e outra na parte de cima) utilizando a mesma chaminé. Acontece que a fumaça está voltando e também saindo na outra no piso inferior. A boca da chaminé tem 25 cm e não sei o que fazer. Pensei em um exaustor, mas não sei se resolve.
    Teria uma idéia pra me passar?

    Obrigado

    Sandro

    Curtir

    1. Prezado Sandro,

      Não recomendo o compartilhamento de chaminé. Recomendo isolar a exaustão, criando uma chaminé para cada lareira diferente.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  44. Olá quero fazer uma lareira de canto na minha sala com a cozinha conjugada, ela tem 100m³ (cúbicos). Quais as medidas que você recomenda? Pensei em fazer a abertura da boca com 90cm Largura x 60cm Altura.

    Quero fazer igual a este modelo>

    Poderia me ajudar com todas as medidas? https://i.imgur.com/i6Bxh5y.png Essa e a área que tenho para fazer a lareira. Acho que tenho as paredes fora de esquadro kkkk.

    Curtir

  45. Boa noite! Temos uma lareira pré-fabricada e no rejunte das peças que compõem a base apresenta uma trinca. Toda vez que acendemos a lareira essa trinca abre (por dilatação) e recua quando esfria. É uma trinca milimétrica – menos de 1 mm quando está fria e não chega a 2 mm quando aquece. Problema: a lareira possui uma “moldura de gesso” e gostaríamos de revesti-la com pedra (para dar um ar mais rústico), então nossa pergunta é a seguinte: o que devemos fazer para sanar / eliminar essa trinca para depois realizar a reforma e assim evitar que o novo revestimento (de pedra) venha a sofrer danos?

    Curtir

    1. Prezado Clezio

      É difícil responder à distância. Pode haver influência de muita coisa – material, execução, espessuras, etc. Recomendo que você contrate um profissional de sua região (arquiteto ou engenheiro civil com experiência em obras) para fazer uma vistoria.

      Abraço,

      RT

      Curtir

      1. Boa noite! Agradeço a atenção, buscarei informações com algum profissional daqui, que possa vistoriar a lareira, conforme sua orientação. Muito obrigado! Abraços!

        Curtir

  46. Boa noite, estou para fazer uma lareira na minha casa, e nesta lareira estou pensando em colocar uma serpentina para aquecer água, você já fez alguma assim? da certo?

    Curtir

  47. Bom dia amigo. Tenho em minha casa uma lareira com 1 metro de boca , 80cm de altura e 70cm de profundidade. Ela é revestida com refratários duplos, e por dentro tem uma coifa de~45° que acaba em um tubo quadrado de 20x20cm, sobe por 4 metros e passa o telhado em cerca de 30cm. Ela deveria aquecer um cômodo de 70 metros, mas tem dois problemas: Aquece pouco e enche de fumaça. Tentei duas coisas: Coloquei uma chapa na frente para reduzir a abertura da altura para cerca de 60 cm… melhorou mais ainda entra muita fumaça. Coloquei então um exaustor de marca, e ele até tira a fumaça (junto com a chapa) mas acho que leva todo o calor, tanto que chega a queimar o motor… O que posso fazer para poder melhorar a lareira? Ou ela possui algum erro de construção grave? Muito obrigado.

    Curtir

  48. Gostaria de resolver um probema com o retorno da fumaça fiz uma lareira com medida de 1metrox1metro aclive de saida de fumaça na frente com abertura de 10 centímetros e altura maior do que a frente chaminé com 1,60metro de altura mesmo assim esta tendo retorno o que devo fazer obrigado pela atenção

    Curtir

  49. Bom dia,
    O que acha da lareira K-70 direita da marca Atacadão lazer? Especialmente a profundidade de 48cm, e a saída da chaminé não é centralizada mas mais a direita, e ela é bem aberta (na frente e no lado direto). Você recomendaria um produto com essas medidas largura 68 x profundi. 48 x altura 58cm? Para uma sala pé direito normal 2,60m e com area de 40m2.

    Você acha que essas duas aberturas e com chaminé nessa posição terá problema?

    Obrigado e parabéns pelo site,
    Daniel.

    Curtir

    1. Prezado Daniel,

      Nós não emitimos opinião sobre marcas específicas por política do blog.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  50. Presado Ricardo,
    Gostaria da sua opinião se possível. Estou pensando em construir uma lareira com placas de pedra (granito) bruto. Paralelepípedos de 0.40 x 1.00 x 0.07 a 0.10 ou 1.00 x 1.00 x 0.07, montando e colando com sikadur 32. Desde já agradeço a atenção

    Curtir

    1. Prezado Edison,

      Antes de mais nada, recomendo seguir o cálculo explicado no texto principal. Se estiver dentro desses parâmetros, a geometria estará correta. Quanto à marca citada, não emitimos opinião por política do blog.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  51. Boa tarde tudo bem, vamos ajudar a fazer o bem…

    Estamos com objetivo de desenvolver uma Lareira em nossa entidade para que nossos voluntários tenham ambiente de convivência, porem devido a adaptação o cenário atual é o seguinte

    1- Esta lareira precisa ser embutida (Cortar a parede)

    2- Atrás desta parede tenho apenas terra, desta forma alem de permeabilizar não tenho ventilação

    3- Após Lareira teria tubulação de subida de 3 metros na vertical, posteriormente 10 na Horizontal, levenete inclinado e ai mais 10 Metros na Vertical novamente, sendo 2 curvas de 90 e 2 Curvas de 45,

    4- Tamanho da Sala é de 20 Metros quadrados

    6- Pensamos em fazer uma lareira de L130 x A70 e P70 (Mesmo que haja perda de eficiência pois me preocupo com a questão da fumaça

    7- Nós mesmos estaremos realizando, duas empresas que trabalham no ramo informam que vai dar certo, apenas incluindo exaustor elétrico na ponta..

    Poderiam me auxiliar com estas respostas..

    Grato

    Igor

    Curtir

    1. Prezado Igor,

      Toda obra precisa ser projetada e acompanhada por responsável técnico habilitado. Sugiro consultar alguém (arquiteto para projeto arquitetônico, arquiteto ou engenheiro civil para a obra) de sua região para verificar o problema in loco. Não dá para responder suas questões de forma responsável sem vistoriar o local.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  52. Bom dia…
    Sugestões..Simples..
    Diretas( sem rodeios)..
    E focadas, no assunto..
    Irei seguir a linha de raciocínio..
    Parece muito bom..
    Após pronta;; Irei comentar aqui novamente..
    Desde já, muito obrigado.
    Abraços Jefferson Arantes.

    Curtir

  53. Bom dia

    Preciso deslocar minha lareira (calefator) de posição dentro da sala. Para tanto, a chaminé passaria a necessitar de duas curvas de 90 graus. É possível fazer isto sem que retorne fumaça ?

    Curtir

  54. Olá Ricardo,
    em ambientes com pé direito alto (em torno de 4 a 5 metros) se aumentar a abertura da lareira aumenta também sua eficiência, ou a perda de calor ainda é grande?

    Curtir

    1. Caroline,

      Com esse pé-direito, aumentar a boca pode até piorar o desempenho. O ideal é um pé-direito mais baixo mesmo.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  55. Olá Ricardo.
    Estou edificando uma casa térrea e tenho interesse em instalar uma lareira na sala de estar /TV, em modelo assemelhado à imagem que ilustra o seu post e seguindo às orientações aqui já gentilmente repassadas.
    Tenho pesquisado sobre o assunto e vejo que a tendência atual é a substituição das lareiras abertas por recuperadores de calor, equipamentos certamente mais eficientes, mas de altíssimo custo. Para mim, inviável nesse momento.
    Caso tenha interesse em uma instalação futura de um recuperador, que dimensões devo considerar na edificação da lareira hoje para evitar obras e reformas futuras?

    Curtir

  56. Boa noite! Acabamos de construir uma lareira sem orientação técnica. Nossas dimensões são: 1m de largura x 0,90 de altura com 0,60 de profundidade. O cano do chaminé passa do telhado 40 cm. Está voltando muita fumaça. Help

    Curtir

    1. Olá, Vanessa

      Agora que já foi construída, fica um pouco mais difícil de te ajudar. Inicialmente recomendo que um arquiteto de sua região faça uma vistoria no local. Se quiser, fique à vontade para citar este texto do blog como referência.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  57. Boa noite, estou em fase de fazer a lareira da minha casa, e achei que seria mais fácil, e surgiram varias duvidas, mas senti confiança quando li seu artigo. Estou em dúvida quanto à medida, que seja funcional. Minha sala tem uns 30 m2 com pé direito de 4,60 m e tem mais 2 níveis (1 pra cima e 1 pra baixo do nível da sala) que não serão isolados com portas (conceito aberto). Entendo que pra uma área deste tamanho uma lareira talvez não seja suficiente, mas quero que pelo menos ela funcione hehe… pensei em algo com 1,20 de largura por 1,00 altura. Estou no caminho certo? Podes me dar uma orientação? Desde já obrigado!

    Curtir

    1. Prezado Thiago,

      Você pode seguir as orientações do texto, mas como a volumetria é mais complicada, recomendo a visita de um arquiteto de sua região para te dar um parecer em cima das recomendações deste blog.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  58. Bom dia!! Tudo bem?
    Li sua materia, queria agradecer e parabenizá-lo, à dias procuro algo ou alguém que me forneça informações sobre problemas que podem ocorrer com lareira, mas o assunto é bem escasso… por favor, veja se o senhor consegue nos auxiliar: a algum tempo compramos um kit de lareira pré moldada, instalamos mas, desde o início a fumaça retorna. Observamos que o problema seria o tamanho do funil, ele está estreito, algo em torno de 8cm (creio que a pessoa que nos vendeu, acabou não fornecendo o funil de tamanho correto). Não entendo, mas antes de quebrar tudo, pensei em diminuir a dimensão da entrada aumentando em 15 cm o piso dela, ou até instalar um nova chaminé contígua. O senhor acha que resolveria? O que o senhor sugere neste caso?

    Curtir

    1. Olá!

      Antes de mais nada, recomendo fazer os cálculos conforme o texto principal para verificar se as proporções indicadas estão sendo respeitadas.
      Caso positivo, o ideal é solicitar a visita de um arquiteto com experiência em conforto ambiental, pois existe uma enorme quantidade de variáveis impactantes que só podem ser observadas no local.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  59. Boa tarde Ricardo, estou pretendendo construir uma lareira de “canto” com tijolinhos aparente ,em um comodo de 9,90 m² com pé direito de 2,80 ( 27,70 m³ ) , pois , as lareiras pré moldadas a de menor tamanho atende 50 m³ , e achei muito para esse comodo, gostaria de saber se possível quais as medidas que devo utilizar : largura, altura e profundidade, uma pergunta a parede da coifa em frente a curva de retorno do ar frio ela é reta como na figura acima , somente com aquele início inclinado ,ou tem um angulo de 45°, pois vi em algumas construções que inclina-se essa parede até uma certa altura, não sei se é correto .

    agradeço a atenção

    Curtir

    1. Prezado Antonio,

      Para lareiras de canto você pode utilizar as mesmas proporções do texto principal apresentado aqui. Mas recomendo a visita de um arquiteto para verificar a situação específica, orientação, ventos predominantes, volumetria interna, materiais, etc.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  60. Olá Ricardo, boa noite. Quero instalar uma lareira de parede pré-moldada em tamanho pequeno, mesmo tendo uma área de 11,0mts de comprimento por 3,80mts de largura e telhado inclinado no ponto mais alto medindo 4,90mts, onde subirá a chaminé. Não tenho a intenção de aquecer todo ambiente, mas sim parte dele e criar um local mais aconchegante. A instalação será feita quase no final da parede da sala. O que me preocupa é a altura planejada: 15cm de base de alvenaria, 1,00 até o topo da coifa onde se encaixará o duto da chaminé iniciando a curva e subindo paralelo a parede mais 4,00mts e terminando com mais 1,00m após a cumeeira. Aliás…,a chaminé vai sair bem onde está a cumeeira. Depois da instalação do duto fecharei até em cima com alvenaria. Será que vai dar certo…?
    Conto com seu comentário.
    Muito obrigado e um grande abraço.

    Curtir

    1. Prezado Wanderley,

      Esta situação tem uma complexidade maior para um simples comentário por aqui. Recomendo solicitar a visita de um arquiteto ao local para um parecer.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  61. Boa Tarde Ricardo, se puder me orientar estou fazendo uma lareira de canto a Gás, pois tenho dúvida da altura, já que estou usando o mesmo espaço da lareira anterior que era lenha.
    a lareira de largura é de um (1) metro e de profundo 50 a dúvida e a altura.

    Curtir

    1. Prezada Stephany,

      Para lareira de canto, as proporções que informei no texto continuam válidas. Mas é sempre bom analisar as condições de volumetria e aberturas na arquitetura. Na dúvida, recomendo a visita de um arquiteto ao local para esta análise.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  62. Olá Ricardo,
    Estava pesquisando lareira quando me deparei com esse seu projeto que foi ao encontro do que eu estava pensando. Peço a gentileza de comentar se o espaço abaixo seria adequado para este seu projeto publicado em 21/01/2015. Obrigada!
    Largura 3,40 m
    Comprimento 6,65 m
    O teto é uma laje com duas quedas de água que de encontram no meio da sala em seu cumprimento, numa altura de 4,06m e que termina em 3,00

    Curtir

    1. Prezada Arlete,

      A situação específica sempre exige a vistoria de um profissional ao local. Recomendo levar um arquiteto de sua confiança, que tenha experiência ou especialização em conforto térmico, para avaliar a volumetria da sua sala.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  63. Boa tarde Ricardo ,tudo bem?
    Estou fazendo uma lareira em alvenaria, ela está no pé direito duplo, com 5 m de altura, as medidas vão ser 1,5m de largura /55cm profundidade, 60 cm de abertura , estou seguindo o modelo parecido com sua foto , só a abertura vai ser de fora a fora.
    Vou usar a lareira a álcool, estou com uma dúvida, preciso deixar um dulto de passagem?
    Vou querer o acabamento da abertura em preto, seria vidro? Posso fechar a abertura, visto ser a álcool?
    Estou com dificuldade em encontrar um acabamento que não fique muito caro, qual seria esse acabamento branco da sua foto?
    Se você puder me ajudar, em algumas dicas agradeço!

    Curtir

    1. Janaína,

      Se há combustão, há duto. A abertura frontal nunca pode ser fechada.
      O projeto da foto não é meu, é banco de imagens. Se souber o autor, por favor me informe para que eu possa dar os créditos.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  64. Boa noite Ricardo, tudo bem?
    Por favor, qual o tipo do acabamento dessa lareira branca, a parte preta é vidro?

    Curtir

    1. Prezada Janaína,

      Não sei dizer, a imagem veio de banco de imagens. Não é projeto meu. Se você souber de quem é, gostaria de informar os créditos ao autor.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  65. Bom dia . Parabéns pelo artigo . Tenho uma lareira suspensa no centro da sala . Mas mesmo com um exaustor ela devolve fumaça . A coifa tem 1 metro de largura por 1,60 de comprimento e 0,74 m de atura . Poderia ser o problema a altura da coifa ? Ela está a 0,60 de altura entre a base e a coifa . Como eh suspensa os 4 lados são abertos

    Curtir

    1. Obrigado pelo apoio e incentivo, Orlando!

      Uma série de coisas pode estar interferindo. As aberturas e orientação da sala em relação a ventos predominantes da região, por exemplo. O ideal, para este tipo de lareira é sala com vedos em “U”, com aberturas no lado menor e contra os ventos predominantes (face de pressão positiva). Se não souber essas informações, peça a ajuda de um arquiteto.

      Quanto à altura da coifa, também está mais alta que o ideal, mas certamente este não é o único problema. Mantenha o exaustor, mesmo que em um dia ou outro não seja necessário.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  66. Boa tarde, Ricardo! Por indicação dos nossos arquitetos, compramos uma lareira pré-fabricada de concreto da Refracon, tamanho Grande. Mesmo seguindo à risca as instruções de montagem do fabricante, e colocando a saída do tubo acima do telhado, estava retornando fumaça. Aqui no seu Blog, no seu artigo, encontrei a resposta para o nosso problema: A lareira estava com a boca no tamanho 100cm de largura por 55cm de altura. Além da proporção entre largura e altura não ser a ideal (entre 67% e 75%), o tubo indicado pelo fabricante para chamine, de aço galvanizado com 10 polegadas de diametro, estava aquém do necessário para um bom fluxo, como indicado no seu artigo: uma seção com área de 10% da área da boca.
    Testamos reduzir a boca da lareira com umas réguas de madeira e realmente funcionou. Uma vez que a proporção entre altura e largura ficaram proximas de 70%, e a área da seção da chaminé ficou pouco maior que 10% da área da boca, a lareira parou de retornar fumaça.
    Parabéns pelo artigo tão esclarecedor e instrutivo!
    Graças ao seu artigo, resolvemos a nossa lareira.
    Glaucia Bortolon Bissoli
    Pedra Azul – Domingos Martins – ES

    Curtir

    1. Olá, Glaucia!

      Ler o seu relato foi muito recompensador para mim. Escrevo aqui toda semana com o objetivo de ajudar a vida dos leitores a ser melhor. Muito obrigado por compartilhar, você me incentiva a continuar este trabalho.

      Um grande abraço, e curta a sua lareira.

      RT

      Curtir

  67. Ola Ricardo,
    Tenho uma casa na montanha e tem muita pedra disponivel no terreno, gostaria de aproveita-las para construir uma lareira na minha sala, não sei exatamente o nome/tipo da pedra, mas o pessoal da região chama de pedra de ferro. Você sabe me dizer se é possivel construir uma lareira com essas pedras naturais da mata atlantica, talvez com essa pedra de ferro? Se sim qual seria uma boa composição de massa (cimento) para utilizar entre as pedras e que suporta bem o calor do fogo?

    Curtir

    1. Olá, Leandro

      Você pode usar essa pedra, sim. A única ressalva é que ela pode vir a ficar um pouco manchada com o tempo. Utilize argamassa refratária para o assentamento.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  68. Olá Trevisan, boa noite. Gostei muito do teu projeto de lareira mostrado nesta matéria, parabéns. Entendi que a largura da caixa de fogo é 60cm, mas gostaria de saber a largura total desta parede erguida para embutir a lareira. Achei que estão muito harmoniosas as dimensões, inclusive este espaço que ficou a direita revestida, me parece, por uma pedra natural escura. Podes fornecer? Obrigado.

    Curtir

    1. Prezado Roberto,

      Creio que você se refere à foto. O projeto não é meu, gostaria que o autor se identificasse para que eu pudesse dar os devidos créditos.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  69. Minha lareira tem 0,50 de altura, 0,50 de largura e 0,48 se profundidade, puxa a fumaça mas não esquenta a peça, o que posso fazer ?

    Curtir

    1. Prezado Junior,

      Siga a orientação do texto principal, você vai ver que há outras variáveis envolvidas, inclusive o próprio ambiente a ser aquecido. De qualquer forma, a boca quadrada nunca é a melhor solução. Veja, de acordo com as proporções indicadas, como você poderia mudar a arquitetura da lareira. Mas sem desrespeitar essas proporções, senão o problema não seria resolvido.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  70. Parabéns pela publicação. Minha dúvida é sobre se há formas de melhor a eficiência. Por exemplo, já li sobre colocar algum tipo de serpentina, colocar duto para puxar ar da rua por baixo do fogo, entre outras. Tem alguma sugestão sobre isso?

    Curtir

    1. Prezado Peterson,

      De fato há como aumentar a eficácia (efeito final) da lareira, mas é necessário avaliar a eficiência (consumo de recursos) do sistema. Algumas soluções não valem a pena pelo alto custo necessário para se obter um resultado pequeno, que não o justifica. Sugiro seguir as proporções indicadas no texto principal e as dicas dadas aqui nas respostas às perguntas, de baixo custo. Já serão suficientes para um resultado adequado.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  71. RT, boa tarde.Minha lareira tem largura de 70 cm, altura de 70 cm e profundidade de 77 cm e vaza fumaça. Seriam tais dimensões responsáveis pelo vazamento?
    Abraços.
    Sadi

    Curtir

    1. Sadi,

      Pode ser esse o motivo, mas pode ser outra coisa. Verifique todas as proporções informadas no texto, por precaução.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  72. Ricardo, boa tarde
    Comprei um imóvel (sobrado) no RS que possui uma lareira na sala (conjugada com cozinha – área total 50m² com h: 2,50m). A lareira tipo rústica é feita de pedra grés, possui internamente placas refratárias (2 laterais + fundo + piso) em h: 0,70m (laterais e fundo). A dimensão da boca é de 0,51×1,18m = ALTxLARG com profundidade de 0,53m. Sobre essa boca temos um funil com h: 0,80m, direcionamento centralizado para uma coluna de capitação (chaminé) de ~0,25×0,15m = LARGxCOMP. Entre o piso e o início da coluna (chaminé) temos h: 1,30m. Esta coluna tem comprimento de h: 1,28m, porém não posso dar certeza pelo pouco acesso, mas creio ter entre 0,30×0,30m de dimensão. O pé direito total entre piso interno da lareira e final do duto/chaminé é de 2,58m, daí tem um desvio para horizontal, atravessando a parede de tijolo à vista, e sobe verticalmente até o telhado (~h: 1,50m acima da cumeira). Meu problema está em que, o antigo proprietário já me orientou no ato da compra que somente o lado esquerdo da lareira era usual (0,40m dos 1,18m disponíveis na largura), pois o restante voltava fumaça. Mantemos o uso somente no lado recomendado, porém agora com esta situação de home office, passei a usar praticamente de forma diária, pois a temperatura tem sido constantemente baixa para cá (~6°C), e tenho percebido o alto consumo de lenha, com pouco aquecimento. Tenho um sofá que fica à frente da lareira, afastado em 2,60m, e praticamente é zero a sensação de aquecimento, tenho que ficar numa poltrona a ~0,90m para ter o calor da mesma. Preciso de ajuda para verificar o que posso melhorar na lareira, pois já estou quase aceitando em me atolar financeiramente na compra de um calefator de dupla combustão. Me ajuda aí! Se precisar de vídeos, fotos, ou me contatar para mais detalhes, por favor, estou às ordens. Obrigado! #secuidaaí

    Curtir

    1. Prezado Edmilson,

      É difícil analisar a questão sem uma vistoria ao local, o ideal seria você solicitar uma visita de um arquiteto de sua região. Por melhor que seja sua descrição, nada como ver ao vivo. Me parece que o problema é a sala ser conjugada com a cozinha, mas existem muitas variáveis envolvidas. Como disse, não dá para ter certeza de que seja isso.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  73. Olá Ricardo, parabéns pela publicação, muito útil! Há 2 anos instalamos uma lareira que compramos já pronta, pré-moldada, de canto com as seguintes características:

    Altura: 55cm
    Largura vão frontal: 65cm
    Largura do vão lateral: 45cm
    Profundidade: 50cm

    Ela está com 80cm de duto de concreto de 30cm largura até o nível do telhado e depois uma chaminé cilíndrica de 20cm de diâmetro de 2m acima do telhado. Essa chaminé passa em 1,20m a cumieira.

    Desde que instalamos não conseguimos usá-la porque retorna muita fumaça. Gostaria de tirar uma dúvida. Pensei em duas opções, ou aumentar o diâmetro da chaminé cilíndrica para 25cm para tentar diminuir a diferença do duto que já eh de 30cm e cai pra 20cm na chaminé. Ou então colocar um exaustor de churrasqueira na ponta da chaminé. Não sei se isso ajudaria, mas já me falaram que esses exaustores não suportam o calor da lareira. Qual a sua opinião, por favor?

    Desde já obrigada!

    Abraços,
    Neila

    Curtir

    1. Prezada Neila,

      Com certeza a redução de seção do duto prejudica muito. Comece por aí.

      Mas alerto que talvez este não seja o único problema, o ideal seria uma vistoria de um arquiteto ao local.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  74. Olá Ricardo, obrigada pelo texto, me sanou várias duvidas! Só fiquei confusa com a parte do calculo da chaminé, que deve ter área igual a 10% da superfície da boca de fogo, o que seria essa superfície? A altura x largura? Obrigada pela atenção

    Curtir

  75. Ola. Cumpri antes mesmo de ler tua matéria, todos os requisitos. Absolutamente todos.
    E nao funcionou. Nao sei mais o que faço.

    Curtir

    1. Prezado Rafael,

      Fale mais sobre sua situação, vamos tentar descobrir o que está acontecendo…

      Att.,

      RT

      Curtir

  76. Olá Ricardo, tudo bem? Parabéns pela publicação.
    Gostei do seu modelo de calculo, porém não entendi porque contempla somente a área do ambiente e não o volume. Digo isso pois no meu caso pretendo construir uma lareira na sala, à lenha e estou com dificuldade de calcular as dimensões devido ao pé direito muito alto (7 metros). A sala tem C 6,50 x L 4,50 x A 7,00 (metros). Considerando somente a área do ambiente (~30 m2), cheguei nas seguintes dimensões da caixa de fogo, considerando as proporções máximas mencionadas na sua publicação:

    Altura: 75 cm
    Largura: 110 cm
    Profundidade: 60 cm

    Mas se consider o pé direito que é muito alto, esse calculo acima atenderia? Ou preciso muda-lo?

    Quanto a chaminé, não consegui nem começar os cálculos. Não sei por onde iniciar.
    A lareira será toda em alvenaria (tijolinho na área externa da casa e pedra rustica na área interna da sala). Uma linha reta até o telhado, que tem altura de 8 metros. Gostaria que a chaminé mantivesse a harmonia com a lareira, ou seja, faze-la internamente retangular ou quadrada. Porém não sei calcular as dimensões dessa sessão. Podes me ajudar?

    Desde já agradeço a atenção.
    Marco Antonio

    Curtir

    1. Caro Marco Antonio,

      Esse pé-direito é muito alto para que o ambiente se beneficie adequadamente de uma lareira. O ar quente vai subir, e você teria que manter a lareira acesa por muito tempo para sentir algum efeito de convecção (ficaria apenas com a radiação). Além disso, não poderia haver aberturas (janelas, etc.) acima de 3 metros. Por isso, costumo sugerir que o projeto de arquitetura mantenha um pé-direito máximo de 3 metros.

      O dimensionamento para a seção da chaminé está no texto (considerado PD=3m). Para 7 metros, a seção seria a mesma, mas com as observações acima consideradas.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  77. Olá Ricardo!
    Vê se vc pode me dar uma “luz”!
    Meu marido construiu uma lareira de alvenaria com as seguintes medidas internas: A 58cm L 87cm P 63cm com um cano de metal de 18cm de diâmetro com mais de 3m de altura… Não está puxado a fumaça… Quais seriam as medidas corretas para a utilização desde cano? Um exaustor na ponta do cano seria uma solução?

    Curtir

    1. Prezada Camila,

      É necessário manter as proporções entre lareira e ambiente, conforme explicado no texto principal. Eu verificaria isso antes de investir num exaustor.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  78. Parabens pela sua ajuda aqui, vi no seu facebook muitas fotos do Thoureau e quem coloca muitas fotos do Thoureau só pode ser uma pessoa esclarecida, aproveitei a quarentena para sozinho montar em minha sala na Fazenda que moro em Macacos MG ao lado de BH, uma lareira que estava a 10 anos tomando chuva e que eu comprei de um carroceiro de ferro velho, era de um restaurante que virou Igreja, ela é central com parede dupla na coifa redonda de 100cm de diametro e o tubo dela tambem era duplo 25 por fora e 20cm por dentro, para não queimar os clientes.Minha sala tem 111m2 de area junto com a cozinha e 4,80m de pé direito, então não me iludo que a lareira possa esquentar tudo, mas ter o fogo dentro de casa ja é um beneficio, Thoureau na pequena casinha que invejo, uma lareira bem grande proporcional ao deposito de lenha fora. Aprendi serralheria e resolvi aproveitar o vão da escada que desce para os quartos e que tem uma claraboia de policarbonato na reta dela no telhado, para que a chaminé saia pelo policarbonato ja que não queria mexer no telhado sozinho.Como recente autodidata serralheiro aproveitei o vão da escada que desce para os quartos subindo o chão onde o queimador da lareira fica para não bater com a cabeça descendo a escada então o fogo ficou a 40 cm de altura do chão da sala, reforcei o quadro acima do queimador que tinha uma telinha metalica para não cair fagulhas no chão de madeira e apoiei a coifa que pesa uns 100 kg encima deste quadro(no restaurante ela era dependurada na laje), e aproveitei o pedaço do tubo que veio de 25 e reduzi para 20 para fazer tudo usando material que ja tinha em casa, um tubo de 20cm x 4mm de espessura.Tive de fazer um desvio no tubo de 26 graus para sair no policarbonato e eu conseguir fazer sozinho sem mexer no telhado. Achei que so conseguiria fazer ate 2 metros de altura mas montei um andaime e consegui fazer ate sair no policarbonato. Nos testes vi que funciona bem mas quando coloca muita lenha pela boca ser redonda com 100cm de diametro e 40 de altura entra muito oxigenio e o tubo de 20cm que da 2% da boca não da conta, então estou trabalhando em 2 soluções ou fechar com vidro curvo ou ate mesmo reto a boca ate dar 10% ou colocar um exaustor na saida do chapeu chines.Comprei o motor do exaustor mas ele desliga a 130 graus então a primeira duvida que nunca achei na internet que temperatura aproximada deve chegar la na saida onde o exaustor vai ficar? Medi com um termometro laser deu 600graus no queimador, 120 logo acima da coifa e 80 no final do telhado mas isso por fora do tubo de 4mm, dentro pode estar mais quente e desligar o motor que trava a 130 graus. Achei esta medição do queimador 600 graus estranha ja que o vidro temperado aguenta pelo que li diferença termica de 300 graus de um lado para o outro. Quando se coloca vidro é o temperado mesmo ou o comum grosso? Vou parar5 de3 falar aqui senão enche sua pagina, o que vc acha que devo fazer para acabar com a fumaça?

    Curtir

    1. Prezado Leonardo,

      Bacana ver alguém tão interessado e dedicado como você, parece ter dedicação para se aprofundar nas partes técnicas, algo raro neste setor.

      A área do ambiente realmente é grande, e o pé-direito, alto demais para um aquecimento adequado, como você mesmo disse.

      Quanto ao vidro, o ideal é usar temperado laminado, por segurança.

      Lareiras com muitas aberturas também têm mais problemas com retorno de fumaça. Creio que exaustão mecânica venha a ser a única solução para o seu caso.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  79. PrezadoTrevizan:
    Numa sala de 5 x 5 m e pé direito de 3 m num lado e 5 m em outro, deixei espaço para fazer uma lareira de canto no lado de menor altura.
    Só que não tem nenhum profissional e, talvez, nenhuma residência que possua lareira, aqui na minha região, que está situada no Nordeste. A casa encontra-se num sítio, que está localizado numa chapada de altura considerável e que, portanto, é bastante fria no Inverno.
    Mesmo com desenhos de corte, é difícil entender a complexidade exigida para se evitar o retorno de fumaça e, até mesmo, a construção de uma lareira.
    Você tem como fazer um projeto assimilável?
    Obs.: ainda não coloquei o forro, a casa está com telhas coloniais.

    Curtir

  80. Bom dia Ricardo!
    Parabéns pelo conteúdo.
    Gostaria de tirar uma dúvida… É possível fazer uma lareira com duas faces abertas? Gostaria de aquecer tanto a sala como a varanda com lareira.
    Seria melhor fazer duas lareiras independentes encostadas pelas costas delas, cada uma com seu duto? Ou eu poderia ter o mesmo duto, que se encontrariam em uma determinada altura?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Mariah,

      Recomendo fazer duas lareiras completamente independentes, uma de costas para a outra, inclusive com dutos separados. Melhora a eficiência e eficácia de ambas.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  81. Bom dia. Gostaria de saber algo relacionado a lareira de ferro. Pois a minha é de ferro, tem uma lateral aberta mas com grade. Mas fica dando retorno de fumaça. Tem algo a ver com o chapéu? Ou com a curvatura do cano?

    Curtir

    1. Bom dia, Elissa

      É muito difícil opinar sobre seu caso sem conhecê-lo pessoalmente. Recomendo consultar um arquiteto de sua região para que esse profissional possa fazer uma visita ao local e entender melhor o problema.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  82. boa tarde , estou construindo e tenho interesse de colocar uma lareira na sala , e numa chacara entao o ambiente tera 10,0 x 4,00 x 3,50 de altura , em um ambiente so cozinha , copa e sala de estar , e vai ser o teto de madeiramento a vista com forro embutido , qual seria o tamanho ideal pra uma lareira e qual altura ideal da lareira , poderia me dar dicar , tenho vontade de fazer de tijolos a vista , pois acho bonito e combina com o ambiente , fico no aguardo .grata

    Adriana Molina

    Curtir

    1. Prezada Adriana,

      O mais adequado seria um arquiteto verificar as condições específicas de seu ambiente: características volumétricas, materiais, aberturas, ventos predominantes, orientação, insolação direta, etc. É muito difícil dizer sem conhecer o local.

      De forma geral, as regras colocadas no texto principal se aplicam. Mas, como o forro acompanha o madeiramento do telhado, o pé-direito é variável, e isso interfere na massa de ar a ser aquecida no ambiente. Precisa ser verificado pelo arquiteto no local.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  83. Ricardo, parabéns pelo artigo. Tenho uma pequena lareira que está retornando fumaça. Ocorre que ela foi construída de maneira amadora, e a chaminé que é feira de metal sobe já inclinada a partir da coifa que é feita de tijolos. Será que é isso que faz a fumaça retornar?

    Curtir

    1. Alfredo,

      Obrigado pelo incentivo!
      O problema pode ser este, sim, é uma possibilidade. O duto inclinado pode prejudicar a exaustão.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  84. Boa noite Ricardo!
    Tenho uma lareira de alvenaria, porém, preciso deixar 1 centímetro da janela da casa aberta ao contrário volta fumaça… saberia informar oque posso fazer pra resolver?
    Desde já obrigado

    Curtir

    1. Prezado Renato,

      É muito difícil de responder sem conhecer o caso em detalhes. Recomendo que você solicite a visita de um arquiteto ao local para avaliar melhor a situação geomorfologia, ventos predominantes, barreiras, rugosidade do terreno, volumetria construtiva, orientação de aberturas, desenho e orientação de chaminé, e assim por diante.

      Me parece que seu problema possa ser decorrente desses elementos, mas, repito, não é possível afirmar sem conhecer o caso em detalhes.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  85. Boa tarde Ricardo
    Tenho uma lareira de alvenaria, porém preciso deixar 1 centímetro da janela da sala aberta pra que não volte fumaça… e se fechar a janela logo começa voltar… como eu poderia resolver?
    Desde já obrigado

    Curtir

    1. Prezado Renato,

      É muito difícil de responder sem conhecer o caso em detalhes. Recomendo que você solicite a visita de um arquiteto ao local para avaliar melhor a situação geomorfologia, ventos predominantes, barreiras, rugosidade do terreno, volumetria construtiva, orientação de aberturas, desenho e orientação de chaminé, e assim por diante.

      Me parece que seu problema possa ser decorrente desses elementos, mas, repito, não é possível afirmar sem conhecer o caso em detalhes.

      Abraços,

      RT

      Curtir

      1. Ola, sou totalmente leigo no assunto e confesso que fiquei em dúvida ..Poderia me ajudar quero construir uma lareira para uma sala de 4,0 x 3,5 mts com pé direito de 3,0 MTS. Qual seria o tamanho ideal ?

        Curtir

        1. Olá, André

          Sua situação não foge do convencional. Existem situações com pé-direito até maiores, chegando a 3,40m ou 3,50m, nas quais as regras do texto continuando sendo aplicáveis. Portanto, para o seu caso específico, você pode seguir as instruções que passei no texto.

          Atenciosamente,

          RT

          Curtir

  86. Olá fiz minha lareira recentemente e infelizmente esta voltando fumaça, a largura da boca ficou com 1,1m altura ficou com 0,7m e a profundidade ficou com 0,50m e o duto da chaminé tem 0,30m de largura por uns 0,15m de profundidade (ficou retangular) e bem alto com uns 4,5m ….. sai fumaça pelo chapeuzinho porem volta muito para dentro, o que posso fazer::
    Não tem cinzeiro, nem saída de ar, será que pode ser isso:: Se for necessário fazer a saída de ar, fazer em baixo, próximo do fogo ou em cima na laje inclinada::

    Curtir

    1. É muito difícil responder esse tipo de pergunta sem conhecer a situação no local. Se você observar outras respostas que dei aqui nesta seção, verá que existem muitas variáveis influenciantes.

      Mas já lhe adianto uma coisa: essa proporção achatada de seção transversal da chaminé certamente não te ajuda. Quanto mais quadrada, melhor. verifique também as demais proporções com o texto principal deste post. Tomada inferior de ar também pode ajudar.

      São algumas suspeitas, mas, repito, não dá para adivinhar a causa do problema conhecendo tão pouco do caso. Recomendo a visita um arquiteto ao local para analisar os ventos predominantes, rugosidade do terreno, obstáculos urbanos próximos, volumetria do ambiente, etc.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  87. Ola Ricardo, boa tarde tudo bem?

    Tenho algumas duvidas em relação a fazer lareira no meu ambiente, a lareira ficara na sala 5.85 x 4.20 (com pe direito duplo, totalizando 6 metros de altura), a sala é em conceito aberto, fica integrada (sala de jantar atras da sala de estar)c a sala de jantar que tem 5.83 x 4.00 x 3.00 de altura (tenho uma escada nesse local) porem a sala de jantar abre na direita (fazendo um L, sala estar na frente, sala de jantar e coz no fundo))e se integra com a cozinha.
    Abraços

    Curtir

  88. Prezado Ricardo,

    Boa noite! Obrigado pelas orientações apresentadas. Moro no RS e gostaria de informações sobre como aumentar a eficiência de uma lareira com, por exemplo, uso de radiadores metálicos que possam dissipar melhor o calor para o ambiente. É possível usar esse tipo de recurso, visando aumentar eficiência?

    Desde já agradeço,

    Curtir

    1. Olá, Géderson

      Possível é, mas você tem que consultar o fabricante sobre a possibilidade ou não de colocar perto da brasa, e como isso deve ser feito.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  89. Prezado, Ricardo.
    Tudo bem?
    Só tenho elogios ao trabalho e divulgação de informações. Certamente está ajudando muitas pessoas.
    Se puder me ajudar…
    Tenho uma dúvida quanto à saída da chaminé, mais especificamente aquelas aberturas antes do chapéu/tampa.
    Existe um tamanho correto desses vãos? Para evitar retorno de fumaça é melhor que seja maior ou menor?
    E há necessidade de da tampa ser curvada (estilo chapéu chinês) ou pode ser reta com uma tábua plana?
    Desde já agradeço.
    Daniel

    Curtir

    1. Olá, Daniel

      Essa saída costuma ser fornecida pelo fabricante da chaminé com a indicação de dimensão adequada. Não há como dizer em melhor ou menor, pois existe um equilíbrio de dimensões que otimiza a exaustão de gases.

      Não há necessidade de ser na geometria de chapéu chinês, pode ser plana, mas o desempenho é um pouco inferior no desempenho da exaustão.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  90. Boa tarde, meu nome é Salvatore. Construí uma lareira na minha casa no sítio, a pessoa que fez me pareceu idônea, as medidas da lareira A L P estão de acordo com as aconselhadas , a altura da chaminé bem acima do telhado, enfim parece tudo certo, mas sempre volta fumaça pra dentro da sala, não tanto quando o fogo tá forte, mas sobretudo quando tem pouco fogo e muita fumaça, grande parte da fumaça vai pela chaminé, mas o que vem pra dentro depois de uns 15 minutos fica muito ruim. O que posso fazer?

    Curtir

    1. Olá, Salvatore

      Muitas coisas podem estar acontecendo, é difícil dizer sem conhecer o local. Pode ser a chaminé muito alta, questão de ventos predominantes, topografia, rugosidade de terreno, volumetria, aberturas (posição e dimensões), e por aí afora… Recomendo solicitar a visita de algum arquiteto de sua região para verificar essas questões, entre outras.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  91. Para uma lareira de 80 cm largura, 60 de altura, 48 de profundidade, qual a largura interna recomendada para a chaminé?

    Curtir

    1. Olá, Salvatore

      A chaminé deve, preferencialmente, ter área igual a 10% da superfície da boca de fogo (largura x altura). Veja o texto principal.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  92. O problema é que entra fumaça na sala, a chaminé é bem alta acima do telhado, e não está entúpida. L 80, A 60, P 48. Será que a chaminé é estreita? Qual a largura recomendada para a chaminé, com estas medidas?

    Curtir

    1. Olá, Salvatore

      A chaminé deve, preferencialmente, ter área igual a 10% da superfície da boca de fogo (altura x largura). Vide texto principal.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  93. Olá Ricardo! Tudo bem!
    Primeiramente gostaria de agradecer e parabenizar pelo trabalho que faz divulgando e compartilhando informações tão importantes!
    Ao procurar informações mais técnicas de como fazer uma lareira sem retorno de fumaça, me deparei com seu blog e seu tutorial a respeito, e comentários.
    Sou arquiteta com pós graduação e professora. E hoje desejo fazer uma lareira há muito prometida aqui em casa (sabe como é; casa de ferreiro espeto de pau), moro nesta casa na Vila Mariana há 30 anos!
    Trata-se de uma lareira inteiramente metálica para lenha, (no caso nós de pinho) ou seja, não embutida em alvenaria, porém encostada no meio de uma parede (que marca a divisão de 2 ambientes), com coifa e dutos quadrados, a 45º da parede, assim como a base. Está desenhada e eu gostaria de trocar uma ideia com você sobre alguns detalhes e/ou possivelmente fazer uma consultoria para que eu tenha a certeza de que ficará tecnicamente funcional.
    Desde já agradeço e sendo o caso como seria o contato.
    Valeria

    Curtir

      1. Boa tarde Ricardo! Agradeço seu retorno e orientação. Já escrevi para seu e-mail. Aguardo seu retorno. Abraços Valeria

        Curtir

        1. Boa tarde. Vou olhar e te retorno. Se eu demorar para responder, é porque provavelmente o e-mail não chegou. Se isso acontecer, fique à vontade para enviar novamente.

          Curtir

      2. Olá Ricardo! Boa tarde! Gostaria de falarmos sobre a lareira, pois o projeto geral da sala aguarda esta definição, e caso não tenha agenda, se pudesse indicar um técnico (que trabalhe com lareira metálica) eu avançaria nas soluções. Mas podendo me atender, envio novo e-mail na data de hoje Grata Valeria Ruchti

        Curtir

  94. Sr Trevisan, minha lareira tem abertura da chaminé somente de um lado ela é completamente fechada de alvenaria e inclinada conforme o telhado. Tenho problemas com volta da fumaça para área interna. Pode ser a abertura? O pé direito é longo e tem chapa de aço interna. Porém a abertura da chaminé talvez seja o problema..

    Curtir

    1. Janaína,

      Diversos fatores podem estar colaborando para o mau desempenho da lareira. Um deles pode ser a abertura, outro pode ser o pé-direito alto, mas podem haver inúmeros outros problemas, que podem ser até mais graves. É difícil apontar sem conhecer o problema a fundo.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  95. Olá
    Tenho uma lareira de metal tamanho médio e meu grande problema é retorno da fumaça já aumentei o tamanho da chaminé mas não resolveu, quando preciso colocar mais lenha ou organizar a que está queimado é esta hora que a fumaça vira para dentro o que devo fazer?

    Curtir

    1. Olá, Leila

      É difícil descobrir assim à distância e sem conhecer o caso específico. Recomendo começar verificando se todas as recomendações do texto principal desta publicação foram compridas – provavelmente não.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  96. Olá Ricardo!
    Você tem orientações sobre lareiras em alvenaria, abertas dos dois lados, tipo de canto? vejo muito esse modelo mas não á lenha, é possível fazer em alvenaria? como fica a parte da coifa?

    Curtir

    1. Olá, Miriam

      A coifa é calculada da mesma forma. Mas esse modelo perde um pouco em aquecimento por convecção, apesar da possibilidade de irradiação para ambos os lados. É possível fazer em alvenaria, sim.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  97. Bom dia Ricardo. Estou fazendo uma construção nova e construindo uma lareira. Qual sua sugestão de tamamos e como devo fazer exatamente pra não voltar fumaça e ser eficaz.

    Agradeço a ajuda.

    Curtir

    1. Bom dia.

      As sugestões permanecem as mesmas do texto principal deste post, inclusive cálculos e proporções.

      Att.,

      RT

      Curtir

  98. Olá Ricardo,
    Desculpe não entendi o cálculo. Tenho uma sala de 2,82 de largura x 6,18 comp x 2,41 altura e quero fazer uma lareira como a da foto. Estava pensando em fazer a lareira com 70cm largura interna x 45cm prof. interna x 60 altura livre boca, estaria ok? Quanto a execução, caso eu não compre um módulo pré moldado, poderia fazer com um fechamento em placa cimenticia ou melhor fazer com blocos e concreto? Muito obrigada

    Curtir

    1. Olá, Rafaella

      O cálculo apresentado no texto é uma referência, mas pode ter necessidade de ajustes de acordo com situações específicas incomuns.

      Caso opte pela placa cimentícia, alguns cuidados adicionais devem ser tomados, como sistemas de fixação e de isolamento térmico. Mas é perfeitamente possível, sim.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  99. Boa noite Ricardo, tenho uma lareira de 60x46x35cm (largurax altura x profundidade), de acordo com seu texto ela está totalmente fora dos padrões adequados; no momento ela está retornando fumaça para dentro do ambiente, minha dúvida é: será que resolveria eu reduzir a altura da boca para 35 ou 40cm?

    Curtir

    1. Boa noite, Alexandre

      Se todos os parâmetros estão fora do recomendado, dificilmente um pequeno ajuste como este resolveria o problema. O que poderia eventualmente reduzir o retorno de fumaça (ainda que não resolva totalmente) seria a exaustão mecânica. Mas nem sempre essa solução ajudará o suficiente para valer o investimento e desconforto de uma obra dentro de casa, os casos e situações variam muito.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  100. Olá, preciso fazer uma lareira de canto, então a parede da boca fica em 45 graus. como calculo a profundidade da mesma? seria em relação ao centro? Obrigada!

    Curtir

    1. Fabiana,

      Não sei se entendi bem sua pergunta, mas recomendo manter a base da lareira retangular. Isso vai facilitar seu cálculo, funciona da mesma forma que as demais.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  101. Bom dia
    Pode por gentileza me ajudar nas dimensões de uma lareira grande, tenho um espaço bastante grande

    Curtir

    1. Boa noite, Mauro

      Quando os espaços são realmente muito grandes, como salões de grandes proporções, o aquecimento por convecção praticamente não existe, restando apenas o aquecimento a irradiação do fogo para quem estiver nas proximidades da lareira. Em casos assim, o mais importante passa a ser seu posicionamento e layout de mobiliário ao redor da boca de fogo.

      Para as dimensões da lareira em si, não recomendo considerar nada acima de 40m2, a lareira se torna ineficiente, apesar de poder manter eficácia de aquecimento em suas proximidades imediatas.

      Para os demais ambientes, recomendo seguir o roteiro que está no texto principal.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  102. Bom dia Ricardo,
    Estou desenhando uma lareira e cheguei a uma chaminé de 30cm de diâmetro.
    posso mudar a seção para 50x15cm? imagino que isso possa dificultar a subida da fumaça, mas pode ser assim?
    obrigado.

    Curtir

    1. Olá, Maurício

      Exatamente o que disse: pode ser assim, mas vai dificultar o escoamento da fumaça. Poderá haver algum retorno de fumaça ao ambiente.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  103. Boa tarde, Ricardo.

    Excelente artigo! Minha mãe tem uma lareira à lenha que nunca funcionou. Praticamente a fumaça não sobe, nesse caso, teria alguém para nos indicar que pudesse avaliar o que está ocorrendo e a melhor solução (custo X benefício) para esse caso? Estamos em São Paulo na região de Pinheiros.

    Obrigado!

    Curtir

  104. Bom dia Ricardo!
    Estou construindo a minha casa, a sala e cozinha tem no total 55 metros quadrados, com pé direito de 3,90 na sala e 3,10 na cozinha (ambiente integrado), sei que a eficiência da lareira pra uma área desse tamanho não será das melhores.
    O espaço onde vai a lareira tem 2,4m de largura, gostaria de fazer a abertura dela bem retangular, algo como 2,20×0,40, mas fica bem desproporcional em relação aos cálculos apresentados nesse e em outros artigos. Nesse caso o que posso fazer para melhorar a eficiência dela sem perder a estética, sendo que gostaria que a lareira ocupasse o máximo possível dessa extinção da parede?
    Futuramente penso em instalar uma lareira canadense de incerto, mas por alguns anos ainda penso em usar essa convencional.
    Qual medida você me sugere?

    Curtir

    1. Olá, Taís

      Como tudo na vida, arquitetura também é recheada de tradeoffs. Escolher uma coisa significa abrir mão de outra. Entre estética e funcionalidade de lareiras, os extremos são ambos ruins. Eu analisaria opções intermediárias, como fazer a lareira um pouco mais alta em parte da parede e complementar o restante com algum outro elemento (móvel, revestimento especial etc.) até completar toda a extensão que você cita. Abertura muito longilínea, como a 2,20×0,40m citada, tem péssima funcionalidade, não recomendo (apesar de ficar muito bonita).

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  105. Ola! Estou pensando em comprar um calefator a lenha. O modelo menor padrão do mercado. Minha dúvida é em relação a chaminé. O telhado está no segundo piso e até lá serão preciso aproximadamente 8 metros de cano. Esse calefator usa canos de chaminé com diâmetro de 11 centímetros. Você acha que eu teria problema com a exaustão mesmo considerando que o calefator tem porta de vidro que pode ser fechada?

    Curtir

    1. Olá, Sérgio

      Considerando o fechamento com porta de vidro, o risco de retorno de fumaça será reduzido, desde que haja algum sistema de adução de ar fresco, a chaminé seja reta (sem curvas) e desobstruída.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  106. Boa tarde Ricardo
    Estou definindo as dimensões para uma lareira e resolvi utilizar as suas sugestões. Largura de 80cm, altura de 60cm e profundidade de 50cm. Será em uma bancada com o fundo (local da lenha) rebaixado em 5 cm. Na altura de 60cm pretendo instalar uma coifa de metal. E penso em colocar apenas parede no fundo. O que acha? Devo colocar paredes tambem nas laterais ou na metade das laterais?

    Curtir

    1. Olá, Frederico

      As laterais abertas certamente deixam vazar muita fumaça para o ambiente, não recomento.

      Att.,

      RT

      Curtir

  107. Boa noite Ricardo
    Vou construir uma lareira em uma casa de campo e pretendo fazer em uma bancada de concreto com a área da lenha rebaixada 5cm. Com uma boca de 80cm de largura e 60cm de altura e 50cm de profundidade. Nesta altura penso em ter uma coifa com abertura de 80×60. e chaminé de 25cm. Sera encostada em uma parede, no fundo. Penso em fechar apenas a metade das laterais, no nível do fogo ate a coifa. O que acha?

    Curtir

    1. Olá, Frederico

      As laterais meio abertas deixam vazar muita fumaça para o ambiente, não recomento.

      Att.,

      RT

      Curtir

  108. Bom dia, tudo bem? Estamos fazendo uma lareira que tem a dimensão de 0,55 x 1,99 e ela e reta até acima do telhado. Na saida externa do chaminé eu estou fazendo somente 3 saidas para fumaça e não tenho espaço interno para fazer o angulo. Tenho duvidas, se a fumaça irá retornar . Pode me ajudar neste questionamento?

    Curtir

    1. Olá, Claudete

      Saber se haverá retorno de fumaça é muito difícil, depende de inúmeros fatores: volumetria da vizinhança, rugosidade do terreno, ventos predominantes, arquitetura da casa e do telhado, entre muitos outros fatores. Mas se você seguir as recomendações do texto principal, este risco será minimizado.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.