Proteja seu dinheiro: panorama geral – 4 jun 2014


Poupança: nova ou velha, faz tempo que essa aplicação perde para a inflação. Fuja dela. Sem falar na baixa liquidez (retornos são mensais, não diários), risco elevado (é o mesmo do banco) e na baixa garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

CDB: a Selic em elevação melhorou seu desempenho, mas observe sempre o percentual do CDI obtido e lembre-se que há incidência de IR. A última reunião do Copom estabilizou a meta Selic em 11% a.a. Se a Selic começar a cair, o rendimento de aplicações atreladas ao CDI cai junto, acompanhe.

Bolsa: o mercado deixou bem claro as regras do jogo nas últimas semanas: será balizado pelas eleições. Se você acredita que Dilma se reelege, fuja da bolsa. Se acredita que Aécio, Campos ou qualquer outro pode derrotá-la, há muitas ações baratas. ETF de Ibovespa e Small Caps podem ser boas opções se o cenário político mudar.

Tesouro Direto: Selic estabilizada em nível alto favorece títulos pré-fixados (LTN). Mesmo que a Selic suba mais, o patamar atual é atraente. Se você aposta em novas altas, as LFT acompanham a Selic. A alta inflação está prejudicando as atreladas à inflação pela baixa atratividade de juros reais no título (NTN-B é o mais comum). A perda de grau de investimento pelo Brasil sinaliza mais tempo de juros altos no mercado internacional para nós (Risco Brasil em alta).

Fundos multimercados: normalmente são compostos por renda variável, verifique sempre a composição e o prospecto. Commodities podem sofrer novas quedas se a bolha chinesa realmente estourar. No mercado doméstico, tendência de queda no consumo por alto endividamento das famílias, inadimplência crescente e baixo crescimento econômico. Feliz 2015.

FII (Fundos de Investimento Imobiliário): após um período de forte desvalorização, alguns FII ficaram baratos (não todos!). Pode ser uma boa aplicação a médio prazo, mas veja sua disponibilidade para um mercado de  baixa liquidez. Verifique sempre a base imobiliária e perspectivas de yield e ganho patrimonial. Nem todo FII é bom negócio.

LCI (Letras de Crédito Imobiliário): verifique condições de resgate antecipado e percentual do CDI. LCI estão em bom momento agora, mas uma forte queda na Selic (que não deve vir tão cedo) reduziria seu retorno. Garantido pelo FGC até 250 mil reais e isento de IR.

Esse post foi publicado em administração, dicas, finanças, jobs, notícias, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s