Proteja seu dinheiro: Letras de Crédito Imobiliário (LCI)


Ultimamente tem sido difícil encontrar uma aplicação financeira que empolgue minimamente o investidor. É de amplo conhecimento que a poupança está sendo devorada pela inflação real (levemente diferente da oficial), e que os fundos de renda fixa e CDB mal a superam. O Ibovespa, na casa dos 53 mil pontos ainda está muito longe do pico histórico de 73 mil pontos, e continua andando de lado. Alguns títulos de tesouro direto, como os NTN-B, são negociados com deságios desanimadores. Nem o dólar anima.

Neste cenário desolador, algumas alternativas existem, sim. Uma delas é o LCI, Letras de Crédito Imobiliário, uma aplicação isenta de Imposto de Renda e que entrega um percentual do CDI ao investidor. O LCI tem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) até 250 mil reais.

Mas cuidado! Pesquise que percentual é este, porque alguns bancos estão oferecendo filé, enquanto outros oferecem carne de pescoço. Veja quanto do CDI você receberá. Ao comparar com CDB, lembre-se que este último não tem isenção de IR. Preste atenção também no prazo mínimo para resgate (em geral, superior a 60 dias) e nas modalidades flexíveis com opção de resgate antes do vencimento contratual.

O LCI ainda é pouco conhecido, mas tem sido mais interessante que outras opções mais populares de aplicação financeira. Além disso, é uma forma alternativa de funding para o crédito imobiliário, que tradicionalmente se utiliza de recursos da poupança ou do FGTS.

Esse post foi publicado em administração, dicas, finanças, notícias, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s