O risco de crédito imobiliário é baixo mesmo?


Vários bancos brasileiros têm apresentado o LTV médio de crédito imobiliário como argumento para o baixo risco embutido nessas operações. O LTV (loan-to-value ratio) mede o quanto a parcela financiada representa do valor de mercado do imóvel, quanto mais baixo, melhor. O que me espanta é que o que tem sido apresentado está, em geral, acima de 75%, e isso é usado como argumento para indicar um hipotético baixo risco operacional. Não sei por que essa informação não chega, mas nos EUA, Fannie Mae e Freddie Mac não aceitam LTV superior a 80%.

E esse nem é o ponto mais sensível, na minha modesta opinião. Explico: aqui, o financiamento imobiliário disputa o pocket share das famílias brasileiras junto com inúmeras outras exigências, inclusive de financiamento do consumo (cartão de crédito, por exemplo). Isso é bem diferente da média mundial, em que o financiamento imobiliário é o grande percentual de dívidas das famílias. Tem mais: a renda média da família brasileira, apesar de seu ganho real dos últimos anos, ainda não foi acompanhada de uma consolidação de evolução nos fatores de produção, em especial tecnologia, educação e produtividade da mão de obra. Considere ainda que o funding de crédito imobiliário ainda não teve evolução significativa no mercado de capitais nacional. A securitização de recebíveis imobiliários ainda é muito incipiente, assim como a colocação de títulos privados (LCI, por exemplo).

Será que um LTV de 80% aqui é seguro? É só uma pulguinha que não sai de trás da orelha.

Esse post foi publicado em administração, dicas, finanças, jobs, política, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O risco de crédito imobiliário é baixo mesmo?

  1. Otaviano Medeiros disse:

    Comandante Ricardo, parabéns pelo seu blog, não só pelo grande numero de visitantes, mas pelos grandes serviços que tens prestados, no meu caso foi de grande valor quando vc apresenta a diferença entre construtora e incorporadora, vendo a pag de consultas no ramo de construção civil q é minha área, vi engenheiro, contador em suma profissionais de diversas áreas, tirando suas duvidas e agradecendo pela sua gentileza e parabenizando pela sua capacidade, em puder está fazendo parte desse grupo de adeptos a seu blog sinto-me honrado e prestigiado por saber que poderei errar menos daqui pra frente, por ter a quem recorrer pedindo uma orientação, muito obrigado que Deus te der muitos anos de vida e continue sendo sempre esse RICARDO TREVISAN, prestativo e gentil. abraços Medeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s