Sinal amarelo: o pior setembro desde 1997


O governo brasileiro acaba de divulgar o pior resultado de contas públicas de um mês de setembro desde 1997. Parece que pouca gente deu trela para isso, mas o fato é que a questão é séria. Séria o suficiente para a presidente da República se pronunciar imediatamente sobre o assunto e sinalizar o fim de algumas medidas de estímulo que já estão por aí há um tempo considerável, como a redução de IPI de diversos bens de consumo (já havia quem acreditasse que nem fosse mais tão “temporário” assim).

Só para lembrar: em 1997 ainda estávamos tentando estabilizar a economia nos primeiros desdobramentos do Plano Real, o câmbio ainda era controlado pelo governo, estávamos tentando esquecer a crise do México em plena crise asiática, nossas reservas internacionais estavam minguantes e a Selic beirava os 40% a.a. para prejudicar ainda mais o déficit público. Isso prejudicava nossa imagem lá fora, lançava dúvidas sobre nossa capacidade de pagamento, aumentava o Risco-Brasil e encarecia nosso custo financeiro, realimentando todo esse círculo vicioso.

Essa é a base de comparação para o momento atual. Evidente que não é brincadeira.

Eu sei que falar da ineficiência estatal está meio fora de moda, mas… não seria o caso?

Anúncios
Esse post foi publicado em administração, finanças, notícias, política, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sinal amarelo: o pior setembro desde 1997

  1. Parabéns pelo blog, Ricardo. Fui sua aluna na Universidade Estadual de Goiás e coincidentemente descobri seu blog hoje enquanto pesquisava sobre administração de escritórios de arquitetura como base para meu artigo de MBA.
    Muito esclarecedor em diversos aspectos, simples e direto.
    Seguindo já!

    • ricardo trevisan disse:

      Karla,

      Obrigado. Mas eu nunca lecionei em Goiás, creio que me confunde com outra pessoa. Espero que continue seguindo assim mesmo.

      RT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s