Como calcular uma escada

A relação entre a altura (espelho) e a profundidade da pisada (piso) do degrau é dada pela fórmula de Blondel:

2e + p = 63cm

(a NBR 9050 recomenda que este valor fique entre 63 e 65cm)

Onde:
e: altura do espelho
p: piso do degrau

escada
Escada

A NBR 9050 (item 6.6.3) determina que o espelho tenha uma altura entre 16 e 18 centímetros. Isto, por si só, já acaba travando também o piso, mas a mesma norma também define limites para ele: deve ficar entre 26 e 32 cm.

Imaginemos um exemplo numérico: suponha que queremos uma escada residencial suave, vamos utilizar um espelho de 17 cm. Pela fórmula, nosso piso terá então 29 cm. Suponhamos que este piso produziu um comprimento total da escada (veremos adiante) muito grande para o projeto como um todo, e precisaremos usar um espelho mais alto. Aumentamos para 18cm, o que resulta num piso de 27cm. E assim por diante.

Mas a vida não é tão fácil para o projetista. Num exemplo mais real o pé-direito e a espessura da laje são dados fixos de projeto. Legislação, sistema construtivo, premissas de projeto e partido arquitetônico costumam definir o pé-direito. Normas técnicas, economicidade e sistema construtivo costumam determinar a espessura da laje. E a escada é quem tem que se adaptar a ambos.

Exemplo: uma residência unifamiliar, onde o pé-direito definido pela alvenaria estrutural é 2,60 metros e a laje terá espessura final (incluindo acabamentos) de 15 centímetros. Portanto, a altura total a ser vencida será 2,75 metros (ou 275 centímetros). Pretendemos utilizar um espelho de 18cm. Mas não poderemos fazer isso, porque 275 não é múltiplo de 18, e todos os espelhos precisam ter a mesma altura. Se dividirmos a altura total pelo espelho desejado, teremos:

n = 275 / 18 = 15,277777…

Não existe uma escada com 15,277777 espelhos. O número de espelhos é redondo, não admite fração (chamamos isso de variável discreta). Teremos que optar entre 15 degraus (e o espelho será maior que 18cm) ou 16 degraus (com espelho menor que 18cm). Considere que o cliente não quer uma escada muito pesada para subir, o que nos faz optar por 16 degraus (repare que “degraus” se refere aos espelhos, e não aos pisos!).
Agora que já decidimos o número de degraus, calculamos a altura do espelho dividindo a altura a ser vencida pela quantidade de degraus:

e = 275 / 16 = 17,1875cm

Como é difícil medir menos que 1 milímetro numa obra, arredondamos este número:

e = 17,2cm

E agora podemos calcular o piso:

(2 x 17,2) + p = 63cm
p = 28,6cm

exemplo de escada
Exemplo de escada

Agora só falta o comprimento da escada. Segundo a NBR 9050 (item 6.6.5), é necessário patamar intermediário em escadas que vençam um desnível maior ou igual a 3,20m ou em mudanças de direção. Portanto, uma escada reta que vença este desnível (275cm) não precisaria de patamar intermediário. Mas vamos supor que o Código de Obras de seu município o exija, ou você o queira por uma questão de conforto. Calcularemos um patamar também para você entender como funciona.

O patamar deve ter, preferencialmente, comprimento igual à largura da escada. Imagine uma escada sem mudança de direção, para facilitar o entendimento. Considere largura da escada = 90cm. A escada tem naturalmente um piso a menos que o número de espelhos, porque o último piso é o próprio pavimento superior. Nosso caso também subtrai outro piso e coloca um patamar em seu lugar. Portanto, o comprimento desta escada será o número de pisos vezes seu comprimento individual, mais o comprimento do patamar:

n Pisos = 16 – 2 = 14

comprimento = (14 x 28,6) + 90
comprimento = 490,4 centímetros (4,904 metros)

Exemplo de escada com patamar
Exemplo de escada com patamar

Para finalizar, lembre-se que quando houver mudanças de direção (escadas em L ou U, por exemplo), a dimensão mínima dos patamares será a largura da escada.

Leia também:

Pré-dimensionamento de dutos de ar condicionado

Dimensionamento de peças de madeira para estrutura de telhados

Como fazer uma lareira que aqueça sem retornar fumaça

Pré-dimensionamento de elementos estruturais em concreto armado

Gestão do escritório de arquitetura - capa do livro

147 comentários em “Como calcular uma escada”

  1. Essas formulas funcionam se eu projetar a casa do zero, ai e facil, mas e quando temos que contruir a escada num espaco fixo onde nao posso alterar o ambiente, ai as formulas nao ajudam.

    Curtir

    1. Robson,

      As fórmulas continuam sempre válidas, o que pode acontecer é sua situação real criar mais dificuldades para elas. Mantenha sempre em mente as relações entre as variáveis apresentadas, mesmo que uma variável tenha valor constante definido (por exemplo, um comprimento de escada previamente definido). Existem também soluções de obra que viabilizam a escada de formas diferentes, veja sempre outros casos semelhantes.

      Att.,

      RT

      Curtir

    1. Nesse caso o projeto não é viável. Você terá que redistribuir alguns espaços para conseguir o comprimento mínimo. Veja também se é possível reduzir um pouco o pé-direito.

      Abraços,

      RT

      Curtir

    2. Faça a soma,como a especificação acima,aumente a altura ex de 17 pra 18 pisada de 26 para 27 assim sucessivamente ate alcançar o seu desejo .ok.

      Curtir

  2. Boa tarde, eu gostaria de saber como faco o cálculo de uma escada em L. A altura da plataforma é de 1.11cm e a altura total com a espessura da laje é de 2.95cm x 2.20 de comprimento. Portanto tenho que calcular um escada de 1.85 de altura por 2.20 de comprimento e outra de 1.11 de altura por um comprimento qualquer pois pra essa tenho espaço. Agradeço se puder me ajudar

    Curtir

    1. Clayton,

      Calcule os degraus todos como se fosse uma escada contínua. Depois selecione o degrau que será o patamar e alargue-o. Apesar de você ter mais espaço no segundo trecho, mantenha a proporção piso:espelho do resto da escada, é mais confortável.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  3. bom dia ,preciso fazer o calculo de degraus de uma escada ,o espaco que tenho e de 2,95 de altura por 2,50 de comprimento

    Curtir

    1. Alexandre,

      Então você precisa deixar pelo menos 80cm para o patamar superior. Sobram 2,20m, insuficiente para a escada. Você precisa alterar o projeto.

      Att.,

      RT

      Curtir

  4. A altura( pe direito + laje) tem 2,85m e o comprimento disponível é 2,85m, como devo proceder o dimensionamento??

    Curtir

    1. Rafael,

      Siga as orientações do post. Mas você vai perceber que o comprimento não é suficiente, a menos que você faça uma escada em “U”.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  5. Olá, meu engenheiro deixou um espaço de 2×2 para a construção da minha escada em U, mas já quebramos a cabeça para calcular os degraus, a altura do pe´direito é de 2,70, tenho um patamar de 80 cm. Peço por gentileza a sua ajuda, pois não sei mais a quem recorrer… Abraços, Gislaine.

    Curtir

    1. Gislaine,

      Pelo seu relato, há 2m de comprimento livres, menos 80cm de patamar, sobram apenas 1,20m em dois lances (total de 2,40m livres) para vencer 2,70m mais a espessura da laje. Portanto, como você pode ver pelas fórmulas, é impossível. Veja se você não consegue começar a escada antes (calculando pelo menos uns 2m livres para vocês passarem sem bater a cabeça) e abertura do patamar em leque (mesmo assim vai ficar bem apertado).

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  6. Boa Tarde,
    Tenho 2,45 de comprimento(C) por 2,85 de Altura (H), pelas contas que fiz, são 14 desgraus, 15 espelhos e um patamar, sendo P=28,4 , HE- 17,8 . A dúvida é o comprimento é 2,45 m x 2 + ,95 cm do patamar , por ser uma escada em U, total de comprimento total de 5,85 , correto a conta?

    Curtir

    1. Carlos,

      Uma altura de 2,85 precisa de 17 espelhos de 16,8cm. Como a escada é em U, considerando um lance com 8 pisos, você teria um comprimento de 2,36+0,95=3,31 (considerei o patamar como piso 9). A largura da escada seria 1,90m.

      Abraços

      RT

      Curtir

      1. Queria uma ajuda tenho um pé direito de 302 mas ainda vai vim 4cm do contra piso em baixo e contra piso da lage e ficaria com 310 q é o espaço q tenho da pra a fazer uma escada

        Curtir

        1. Olá, André

          Você identificou assim a diferença de altura a vencer (h). De resto, você pode seguir as orientações do texto.

          Atenciosamente,

          RT

          Curtir

  7. Amigo, tô com um problema aqui, vo fazer um a escada em L com largura de 1,00, espelho de 17 cm, piso de 30 e tenho de pé direito 2,80, tenho espaço para o comprimento que der, a dúvida é: quanto de vão devo deixar na laje para esta escada? um vão que será também em L… Obrigado

    Curtir

    1. Essa pergunta não é simples de responder. Tudo depende do que o projeto de arquitetura pretende para o pavimento superior. De qualquer forma, precisa haver pé-direito em corte suficiente para a passagem de uma pessoa. Verifique sempre o corte.

      Abraços

      RT

      Curtir

  8. Ola Ricardo, o espaço disponível que tenho para fazer a escada em L e de 3 metros de altura por 2,50 de comprimento, não posso passar deste comprimento ou vou comprometer a entrada para o quarto, devo fazer uma escada de quanto, grata.

    Curtir

    1. Rosimary,

      Esse comprimento não viabiliza a escada, conforme apresentei no texto postado. Mas talvez você consiga se fizer a escada em U. Tente alterar um pouco o projeto de arquitetura neste sentido.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  9. ola, boa tarde. haja dilema…rsrs…tenho 2,90 pé direito + laje de 13cm + piso de 5cm = 3,08. minha sala tem de largura 4,10. tem como fazer uma escada em U? Pretendo assentar granito. obs: sala tenho que deixar no minimo 1m de (tipo) corredor.

    Curtir

    1. Edson,

      Sim, tem como fazer em U sim. Converse com seu arquiteto. Lembre-se que é possível fazer um pequeno lance intermediário deixando o centro aberto. Fica muito bom. Se você puder, peça uma perspectiva para ver, o efeito é muito superior ao de uma escada convencional.

      Abraços!

      RT

      Curtir

  10. Ricardo, obg pela sua hiper resposta. Meu caro, como disse, tenho 4,10 de largura de sala por 6,90 de comp. (medidas em traços retos no chao); deixei uma abertura (espaço) na sala (Laje) para uma escada em U. sendo que da parede a ponta da laje em linha reta esta dando 2,70 de comp. A altura do piso ao pe direito alcança 2,90, porem tem + 13 de laje com mais provavelmente uns 4 a 5 de piso final. Ja calculamos, eu e um pedreiro, como teste, alguns provaveis tamanhos, sendo que nao esta batendo. Peguei as medidas de um local onde tem uma em U. Esta tem 3,20 em traço reto no chao; piso ao pe direito 3m; o espelho com 16 e o piso 29. O patamar 1×2; altura do patamar 1,54. Eu imaginava esta escada na minha sala. Mas nao e tao simples assim, ne?…rsrsrs…todavia, vislumbrei dua possibilidades, ai deixo minhas perguntas…1o. se eu aumentar a altura do patamar para uns 1,70, visto que 1,30 e 1,54 foram nulas, esta bendita escada daria certo? ressaltando que tenho 3,08 de piso a piso. 2o. seria quebrar 30cm da ponta da laje, aumentando assim para 3m inves os 2,70 atuais, daria certo? sei que teria de fazer um reparo na laje depois.

    Curtir

    1. Edson

      Cada escada é uma escada. É impossível transferir uma existente, mesmo que como projeto, para outro local.

      Mas seu vão é viável sim. Você precisa conversar melhor com seu arquiteto, mas veja que nem toda a escada precisa estar na projeção do vão da laje. Se você deixar três pisos (quatro espelhos) iniciais sob a laje do piso superior, conseguirá resolver a escada com largura de 80 cm e patamar de 80×1,60m.

      Siga as fórmulas que apresentei e você verá que dá certo.

      Abraços

      RT

      Curtir

    1. Prezado José

      Com essas dimensões uma escada convencional não se viabiliza. Você precisa mudar o projeto considerando a escada como parte da edificação. Pelo jeito, você vai fazer uma escada em U. De resto, aplique as fórmulas do texto do post.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  11. Espaço de uma viga na outra de 2.95 de comprimento, pé direito total de 2.95. Quero fazer uma escada em L com patamar de 80cm será que cabe ?

    Curtir

    1. Gisele,

      É difícil responder assim, sem conhecer detalhes do projeto. Sem outras interferências e com espaços laterais suficientes, caberia. Mas quem vai dizer isso com certeza é o projeto de arquitetura.

      Abraços

      RT

      Curtir

  12. tenho um espaço de 2,60 de comprimento e altura de 2,80…
    mas não estou achando um jeito de fazer minha escada.
    como seria a melhor forma?

    Curtir

  13. Ola meu amigo será que vc pode me ajudar fazer esse sextavado com essas medidas?
    22 cm de comprimento, 44 cm de altura e 23 cm de profundidade.
    isso é um abajur.
    tenho foto mas não consigo enviar para vc aqui?
    estou no seu aguardo
    face/assadosdovaldir

    Curtir

  14. Tenho 1.40×1.40 a abertura da laje+pé direito. 2.68.+0.15 a espessura da laje.como faço pra fazer uma escada U

    Curtir

    1. Prezado Sandro,

      Só estas informações indicam a inviabilidade, será necessário mudar o projeto arquitetônico. Mas converse com seu arquiteto, porque outras condições que não vejo daqui podem resolver seu problema, como iniciar a escada de um ponto fora da projeção da abertura.

      Abraços!

      RT

      Curtir

    1. Gileade

      Siga as fórmulas do texto principal deste post e você vai ver que dá sim, com espelho alto.

      Abraços

      RT

      Curtir

  15. tenho disponíveis:
    uma área de 5m de larg, 3comp e pé direito de 3m.

    quero saber as medidas p/ uma boa e confortável escada nesse espaço.
    A única preferência é de que a escada seja reta (penso ser mais confortável) e comprometa mais a largura do cômodo do que o comprimento, ou seja, que ocupe o canto e mantenha o cômodo maior possível.
    Agradeço. Ótimas dicas.

    Curtir

    1. Prezado Lucabolao,

      As medidas da escada, puras e simples, são obtidas pelas fórmulas que citei no texto, principalmente a equação de Blondel. Mas o desenho da escada precisa ter coerência com o resto do projeto de arquitetura. Nem sempre a escada reta é a mais confortável nem a mais interessante a ser projetada, você precisa conversar sobre isso com seu arquiteto antes de partir para os cálculos.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  16. tenho disponíveis:
    uma área de 5m de larg, 3comp e pé direito de 3m. Laje de 15cm (pois, penso ser bom)

    quero saber as medidas p/ uma boa e confortável escada nesse espaço.
    A única preferência é de que a escada seja reta (penso ser mais confortável) e comprometa mais a largura do cômodo do que o comprimento, ou seja, que ocupe o canto e mantenha o cômodo maior possível.
    Agradeço. Ótimas dicas.

    Curtir

    1. Prezado Lucabolao,

      As medidas da escada, puras e simples, são obtidas pelas fórmulas que citei no texto, principalmente a equação de Blondel. Mas o desenho da escada precisa ter coerência com o resto do projeto de arquitetura. Nem sempre a escada reta é a mais confortável nem a mais interessante a ser projetada, você precisa conversar sobre isso com seu arquiteto antes de partir para os cálculos.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  17. Amigão,
    Boa noite, tenho um pé direito de piso a piso de 3.40 mais tenho de cumprimento de espaço 4,00 pela fórmula consegui obter um espelho de 20 com profundidade de 23, foi a melhor maneira que achei VC consegue visualizar outra melhor.
    Desde já agradeço

    Curtir

    1. Ivan,

      Pelos dados que você passou, não consigo ver solução. O ideal é repensar o projeto de arquitetura para fazer a escada em outro formato e obter uma relação entre piso e espelho mais confortável.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  18. Olá! Gostaria de saber como relacionar o tamanho do espaço da escada (espaço disponível) com o número de espelhos ou largura do piso. Por exemplo: Tenho uma altura (H) de 3,05 e um espaço de 2,85 m porem com a Formula de Blondel não consigo chegar em um valor exato de 2,85m para a escada. Poderia me ajudar por favor? Obrigado!

    Curtir

    1. Prezado Ricardo,

      Como as dimensões macro são dadas pelo projeto de arquitetura, a gente acaba arredondando os tamanhos dos pisos e dos espelhos com mais casas decimais para acertar o projeto. Na obra, trata-se de uma divisão do espaço, tal como fazemos com o escalímetro num projeto em papel, à moda antiga, para representar a escada. Por exemplo, se seu piso deu 27,3333… cm, a gente diz que tem 273mm e a realidade será, na obra, a divisão da cota maior pelo número de degraus. Numa obra bem executada, o piso ficará com 273mm.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  19. Olá Boa noite estou querendo construir uma escada em um espaço de 4,60mts porém quero uma opinião pois ja tenho a rampa pronta so falta os degraus.a mesma vai ficar um pouco inclinada qual seria o tamanho ideal de piso e espelho para evitar a inclinação

    Curtir

    1. Pablo,

      Aplique sempre a fórmula de Blondel com os limites que coloquei no texto principal. Mas o ideal é planejar antes de executar. Agora, com a base pronta, a dificuldade de adaptação é muito maior, e pode prejudicar o projeto de arquitetura.

      Um abraço, e boa sorte!

      RT

      Curtir

  20. Boa noite amigo!Tenho uma abertura de 2,00×1,0m na laje. O pé direito é de 2,7m e o comprimento embaixo da abertura para eu fazer a escada é de 3,1m.Como posso fazer uma escada reta ou em L para que a pessoa não bata a cabeça quando subir a escada?Fico agradecido pela ajuda.

    Curtir

    1. Gabriel,

      Faça o cálculo conforme expliquei no texto, depois faça o corte da escada verificando o nível do degrau no trecho de menor pé-direito: o ideal é ter pelo menos 2,10m. Se não tiver, refaça o projeto de arquitetura da escada travando esta altura mínima. Sugestão: marque este nível e projete em corte.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

    1. Prezado Cesar,

      Basta utilizar a fórmula do Blondel, conforme coloquei no texto. Não sei responder para você assim, sem conhecer o projeto de arquitetura, porque o desenho da escada, patamares, mudanças de direção, etc farão diferença no comprimento total.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  21. Olá, vocês são muito bons, explicam com clareza facilitando a vida da gente. Com base nas orientações de vocês refiz o projeto (depois das paredes levantadas vi que o projeto do arquiteto deixaria a sala muito abafada) de escada da minha obra e calculei uma escada em L, com dois patamares. O primeiro de 1,00 X 1,00 e o segundo de 1,00 X 0,70. No total são 16 degraus de 0,28 X 0,18 (PxE). Fase 1 0,72 de altura, com 4 degraus, sendo o 4º o primeira patamar de 1,00 x 1,00. Fase 2 1,08 , com 6 degraus, sendo o 6º o segundo patamar de 1,00 X 0,70 (piso) e Fase 3 com 6 degraus, sendo o 6º o piso superior. Isso foi o que consegui para alcançar 2,88.Como tenho um pé direito mais laje de 2,95, com comprimento máximo da escada de 4,50 preciso saber como posso ajustar os 7mm restantes. Fiz várias simulações e essa é mais próxima do ideal. Posso tirar essa diferença no acabamento ou acrescentando 1mm em 7 degraus (os primeiros)? Preciso dos dois patamares pois a minha mãe tem 86 anos, apesar de ativa quero suavizar os passos ao máximo para ela.

    Curtir

    1. Prezada Maria,

      Distribua os 7 mm nos 7 primeiros degraus, como você disse. Ficará imperceptível.

      Abraço,

      RT

      Curtir

    1. Prezado Tom,

      Se dá ou não, depende de outros fatores também. Siga a fórmula que deixei no texto principal e veja por exemplo se há possibilidade de fazer a escada em U para deixá-la confortável, ou em L, e se você consegue mudar os patamares de término.

      Abraços,

      RT

      Curtir

    1. Diego,

      A fundação da escada deve ser calculada como qualquer outra, considerando o peso próprio da estrutura mais revestimentos e sobrecarga. Lembre-se que quando a escada descarrega na parede, esta deve considerar este adicional em seu cálculo de baldrame e fundação.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  22. Boa noite! Qual é o menor vão possível que deve deixar para construir uma escada, onde o pé direito é 3m
    Abraço!

    Curtir

    1. Maria,

      Isso precisa ser desenvolvido no projeto de arquitetura, não é tão simples. Mas vamos aqui supor a hipótese: largura de 80cm (portanto patamar de 80cm de comprimento ) e 3,00m de desnível total inclusive laje e revestimento. Segundo as fórmulas apresentadas no texto, o comprimento seria 27×15=405 + patamar = 485cm, correto?

      Mas insisto: não é tão simples. Desenvolva a escada junto com o resto do projeto de arquitetura: sai mais barato e você terá menos problemas no futuro. Além da solução ser mais adequada às suas necessidades.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  23. gostaria de saber como faço para calcular uma escada em “L” com altura de 2,90 com a laje por 3,60 de largura. E também tem que ter um patamar a cada lance.

    Curtir

    1. Vinícius,

      O cálculo é feito da mesma forma que apresentado no texto. Lembre-se que cada patamar é como um piso grande, mas os espelhos continuam existindo. Com estas dimensões, se o patamar estiver mais ou menos a meia altura, um único na mudança de direção é suficiente.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  24. Ricardo
    Tenho um PD de 309, em uma lojinha mas tenho que mudar a escada porque está com espelhos de 20 ,22 e 23 cm vários tamanhos.
    desconfortável e perigosa . tenho que fazer em L
    Como calculo ?
    pode me ajudar?

    Curtir

    1. Taty,

      Calcule exatamente como está no texto, utilize um patamar como no exemplo, sem leque. É o mais seguro e confortável.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  25. tenho uma escada com ope direito de 1.850 mtrs e a rampa de 2700mtrs ja tentei varios calculos e nao conseguir chegar a um resultado .sera que os senhores poderiam me ajudar ja tenho tudo pronto e so desenhar os degraus e jogar o concreto desde ja obrigado qual calculo devo fazer,

    Curtir

    1. Prezado José

      Se o que você chama de rampa for a projeção horizontal da escada, é perfeitamente possível pelos cálculos do texto. Utilize a equação de Blondel (2e+p=63cm), e mesmo com um patamar intermediário (comprimento = largura de uma escada convencional) você chegará a uma solução viável. Mas lembre-se de adequar sempre a escada ao restante da arquitetura do imóvel para não ter problemas, por exemplo, de pé-direito livre em toda a circulação vertical.

      Siga o passo a passo do texto, sua solução parece ser parecida com nosso exemplo.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  26. Bom dia, Ricardo!
    Tenho um pé direito de 2,80 m + 15cm laje, arredondando ficaria 3,00 m. Tenho um espaço de 4 metros de uma parede à outra para fazer a escada simples. Neste caso, seria adequado fazê-la em L, com um metro de recúo no L? Ou seja, 1 metro de degraus + 0,80 de plataforma e o restante de escada contínua e mais 0,80 no final. Daria certo?

    Curtir

    1. Edmar,

      Este tipo de solução precisar ser construída no projeto de arquitetura. É muito difícil responder assim, sem conhecer o partido adotado, a espacialidade, volumetria, circulações, etc. Verifique estas questões com seu arquiteto.

      Abraços

      RT

      Curtir

  27. olà Ricardo! tenho um pé direito com 280mt +15cm de laje,220mt de comprimento e uma largura de 240mt e a escada se iniciará do comprimento de 220mt a escada será em U más estou com dificuldade de calcular os degraus obs; os degraus será sem espelhos em madeira
    Pode me ajudar!

    Curtir

    1. Prezado Esmeraldo,

      Pelos seus dados, a altura total é 2,95m (PD + laje). O espelho ser vazado não altera seu cálculo. As demais dimensões devem ser definidas junto com o projeto de arquitetura, sendo que as equações apresentadas no texto se aplicam normalmente.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  28. Se eu fizer…
    Espelho: 17,5 cm —> Logo o piso do degrau será: 28 cm.
    Segundo meus cálculos. O pé direito unido a espessura da laje da minha futura casa será de 2,80 metros!
    Posso fazer o pé direito ter 2,65 e a laje de 15 cm de espessura. Totalizando 2,80.
    É possível, considerando a escada um L em uma área de 25 m² (5×5).

    Curtir

    1. Prezada Natália,

      Possível é, mas depende do projeto de arquitetura. Converse com seu arquiteto sobre as diversas possibilidades desta situação que você está descrevendo… é difícil te explicar por texto. Uma reunião com croquis vai te ajudar muito.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  29. Olá bom dia!!
    Gostaria de saber as medidas para uma escada com: 4.60 de pé direito já com a laje por 5.0 de comprimento

    Curtir

    1. Prezado Williames

      Existem muitas formas de fazer este projeto, não é uma solução única. As fórmulas apresentadas servem para essas simulações de diferentes soluções arquitetônicas.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  30. bom dia galera..

    preciso fazer uma escada, mais o espaço e muito curto. tenho 2.0 metro de comprimento e 2.50 de altura. a escada precisa ser reta por que o espaço e estreito. alguem pode me passar uma ideia. ???? ou algum modelo d como vai ficar .. vlww

    Curtir

    1. Prezado Assis,

      É impossível resolver uma escada convencional neste espaço. Lembre-se de que o projeto da escada deve nascer junto com o resto da arquitetura. Talvez você possa resolver com uma escada Santos Dumont, mas nem toda prefeitura aceita.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  31. Estou com um problema! Quero fazer uma única escada para vencer diferente alturas, mas está complicado para chegar a um consenso sobre a continuidade. Subsolo: 3m/pavimento térreo: 5m/ 1° e 2° pavimento: 4.5m// Laje:20cm// caixa para a escala: largura:3.50m// comprimento:3.75m/4.

    Curtir

    1. Prezada Fernanda,

      Seu problema vai muito além do cálculo. Situações assim podem ter resultados muito variados. É importante resolver primeiro o conceito do projeto de arquitetura, decidir como você quer que a escada se pareça e como será sua continuidade visual antes de partir para o cálculo e projeto executivo.

      Mas em qualquer cenário, as fórmulas apresentadas no texto continuarão válidas.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  32. Ola gostaria de saber , qual seria a metragem certa de uma sala altura e de 3.20 e o comprimento de 4,70 desde ja agradeço.

    Curtir

    1. Prezada Vanessa,

      As dimensões da escada dependem de seu projeto de arquitetura. Conforme falamos no texto, a escada tem certa flexibilidade de cálculo, desde que respeitados seus parâmetros limítrofes. Além disso, deve ser adequada ao restante do projeto de arquitetura de sua sala.

      Para uma estimativa prévia, utilize as fórmulas e o método apresentado no texto.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  33. TENHO PE DIREITO TOTAL COM A LAJE 2,95 MT E UM COMPRIMENTO DE 3,67, SO QUE NAO DA ESCADA RETA NEM EM L, VAI FICAR TIPO UM J, DEVIDO A LAGURA QUE TENHO DISPONIVEL SER 1,90. ME AJUDA A CALCULAR, QUERO DEGRAUS DE 80CM DE LARGURA

    Curtir

      1. Prezada Graziele,

        Seu problema vai além de um simples cálculo. Trata-se de problema de projeto arquitetônico. As dimensões dos degraus dependem de decisões de desenho da escada.

        Abraços,

        RT

        Curtir

    1. Prezada Graziele,

      Este é um serviço técnico profissional que posso prestar. Por favor, me informe para qual endereço de e-mail encaminhar a proposta comercial.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  34. Boa Tarde, minha Duvida é qual e o tamanho do vão livre de passagem de uma escada, já que eu tenho um pé direito de 3,50m e pensei numa escada em L.

    Curtir

    1. Prezado Emerson,

      Sua pergunta não ficou muito clara. Se a dúvida é sobre a abertura na laje, isso vai depender do projeto de arquitetura, pois pode ser menor que o comprimento da escada em função da altura de passagem mínimo.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  35. de todas explicações sobre escada que eu lí a sua foi a melhor,,, todo mundo faz texto e video com 2.88, pq dá certinho, mas ninguém explica o fracionado,, meu caso aqui o pé direito é 319, me ajudou muito, Obrigado,

    Curtir

  36. Bom dia ! tenho a planta baixa da minha casa que está em construção ,porém ainda não decidi o pé direito, pretendia deixar mais de 3,50m,mas não sei se o vão que tenho é suficiente para essa altura. pode me ajudar ? tenho de um lado 1,25m—————-
    de frente 1,80m ]
    e do outro lado 2,55m—————–
    Qual seria a altura maxima do meu pé direito?

    Curtir

    1. Prezada Amanda,

      A resposta não é tão simples. Tudo deve ser integrado no projeto de arquitetura, e não consigo responder observando apenas estas variáveis. Converse bastante com seu arquiteto, pois os demais ambientes podem também ser redesenhados para uma solução espacial mais interessante.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

    1. Prezado Deivid,

      Siga as orientações do texto e você vai ver que é impossível colocar uma escada reta nessas dimensões.

      Abraços,

      RT

      Curtir

    1. Prezado Roger,

      Depende do seu projeto de arquitetura. Muitas situações diferentes são possíveis, é necessário analisar o caso com seu arquiteto.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

    1. Prezada Jennifer,

      O método apresentado no texto é o mesmo para qualquer pé-direito. Só aumenta o número de degraus e de patamares.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  37. Bom dia Ricardo, como dividir a área de uma escada na tabela do pavimento da NBR 12721? Posso colocar no pavimento inferior ou dividir metade para cada pavimento?
    Obrigada e um abraço!

    Curtir

    1. Prezada Thaís,

      Eu costumo computar no pavimento de cima para não duplicar a área de piso no inferior.

      Abraços,

      RT

      Curtir

    1. Wildson,

      É muito difícil responder só com estas informações. Isso precisa ser definido no projeto de arquitetura, que mostra todos os volumes da obra.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  38. Prezado,

    Espero que vai ajudar, tenho uma altura de 2.60m, e a largura e de 3 .00 metros nao consigo achar as dimensoes corecta do espelho, piso tanto o numero de espelhos

    Espero que me ajude.

    Curtir

    1. Olá,

      A largura não interfere no cálculo. A altura deve considerar o desnível total, conforme explicamos no texto. De resto, basta aplicar o roteiro do texto e verificar com seu arquiteto se algum outro parâmetro deve ser considerado para a sua situação específica.

      Abraços,

      RT

      Curtir

    1. Prezado Norberto,

      Existem infinitas variedades possíveis. Recomendo que você converse com o seu arquiteto para chegar a um desenho que lhe agrade!

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  39. Boa tarde, o Pé direito que tenho é de 2.96 x 3.12 sei que essas medidas inviabilizam o projeto, sendo assim diminuir o pé direito para 2.66 e consegui chegar ao seguinte resultado: 1E = 19 X 1P = 24, Sei que essas medidas não atendem a NBR 9050, mas foi a unica que encontrei para execução do projeto.
    Pergunta: Seria possivel utilizar a altura do pé direito 2.96 e manter a quantidades de pisos supracitados? Aumentando apenas o tanho dos pisos ?

    Curtir

    1. Prezado Jefferson,

      Esta escada é desconfortável e perigosa. Sugiro alterar o projeto de arquitetura.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  40. Bom dia tendo um desnível de 1,92m, base de 31 cm e altura de 16 cm é necessário colocar um patamar de acordo com a norma??? E como eu faço para calcular o patamar….pela altura do desnível ou comprimento da escada?

    Curtir

    1. Prezado Diego,

      Sim, é sempre necessário seguir esta norma técnica porque tem força de lei por decreto federal.
      O patamar pode ser colocado no meio do desnível.

      Curtir

  41. boa noite, por favor peço ajuda para calcular uma escada…. pé direto de 2.95m e largura de 3m. com patamar de 70cm

    Curtir

  42. Boa tarde! Fazendo o calculo da escada conforme descrito no sue post. Ela é computada como area útil ?

    Ex: Embaixo da escada tem um banheiro que já foi calculado como area util. então devo ou não calcular tambem a escada por cima dele ?

    Curtir

    1. Gustavo,

      Sim, a escada é área útil. E o espaço debaixo dela também é área útil. Cada um deles aparece no quadro de áreas adequadamente discriminado.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  43. Bom dia Caro Ricardo

    Estou com uma duvida como fazer a escada em U, o vão a vencer sao 3.35m (pe direito 3.20m + 15cm laje )
    Espaço disponivel para escada 3,05m de comprimento piso terreo e 2.90m piso superior ( pois tera uma viga de 15cm x 1.80m de largura .
    Posso fazer espelho maior que 18cm ?

    Obg

    Curtir

    1. Prezado Junior,

      Isso vai depender de diversas outras variáveis da arquitetura. Por exemplo, o início da escada (embaixo) pode ser um pouco diferente do convencional para ajudar a reduzir o ângulo de ataque da escada, com mais degraus. Converse com seu arquiteto a esse respeito.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  44. Agradeço pela satisfatória orientação desejada. Não sou construtor mas tenho um levantando, para nossa família, um sobrado na praia de Itapoã SC, com pé direito de 3 MTS.

    Curtir

  45. Oi, sou estudante de arquitetura e estou quebrando a cabeça com uma dúvida
    Tenho um pé direito de 3,00 metros e não 3,06 como a professora ensinou… Aí sempre que eu faço a conta 3 metros dividido por 16, 17 ou 18 sempre dá uns quebrados… Tipo o q ficou menos pior 30÷18 =16 pisos e um cotoco de quase 7 mm.(6,6) Como eu tiro esse cotoco?(O comprimento é opcional)

    Curtir

    1. Prezada Lorena,

      Sua professora foi boazinha em facilitar a conta, mas, como você percebeu, a realidade é um pouco diferente… Na prática, a matemática das dimensões está aí para refletir e planejar a realidade, e os números redondos não existem como marcos notáveis. Se você medir com precisão qualquer obra, vai ver que os números não são exatos (nem em estruturas metálicas, apesar dos erros serem menores).

      De forma prática: no projeto, insira mais uma casa decimal para explicar o que você planejou. Na obra: a altura total (que sempre tem um pequeno erro em relação ao projeto) é dividida pelo número de segmentos (espelhos). Esse “cotoco” some nesse pequeno erro que existe em cada degrau.

      A vida é assim, um imprecisa… infelizmente nossa cultura profissional transmite uma visão de precisão e exatidão que tem suas limitações.

      Em meus projetos, costumo detalhar até 1 milímetro (menos que isso é impossível de se aferir em obra).

      Abraços,

      RT

      Curtir

  46. Caríssimo Ricardo, tenho uma área de 2,14×2,14, um pé direito de 2,86+ a laje, que acredito ser de 15cm. quero fazer uma escada em dois lances em U. É viável? Quantos degraus cada lance? Obrigado e parabéns pelo site, Renato

    Curtir

    1. Prezado Renato,

      Pela sua descrição, a não ser que haja mais algum elemento notável, me parece que se aplicaria o roteiro padrão do texto principal deste post.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  47. Bom dia! Tenho uma altura de 11,45m a ser vencida por uma escada externa metálica. Calculando pela fórmula obtive valores de 0,175m de espelho com 0,28m de piso. A escada tem 1,20m de largura, logicamente com patamares de mesma largura. Acontece que tenho duas portas de acesso, a primeira a 8,14m e a outra chegando a 11,45m do térreo. Meu espaço é limitado devido a já haver uma construção na lateral do acesso no térreo e uma rocha sã no fundo da escada. Calculando pela fórmula necessito de 65 degraus, porém, não consigo alcançar as portas de acesso porque entre os patamares e os degraus, as alturas fazem com que fique impossível uma pessoa passar sem que bata com a cabeça nas peças de apoio.

    Curtir

    1. Boa tarde, George. Pela sua descrição, me parece claro que esse problema não tem solução por meio de escada. Portanto, das duas uma: ou se resolve com algum equipamento mecânico (elevador, etc.) ou se altera o projeto de arquitetura. Caso seja uma construção existente, talvez seja o caso de reforma com redesenho de usos.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  48. Meu espaço da escada é 6,25 e pé esquerdo piso a piso é 3,78
    Já tentei e não consigo calcular dentro do comprimento da escada com 2 patamar

    Curtir

    1. Olá, Darleide

      Talvez você precise mudar a arquitetura de forma a aumentar o comprimento da escada. É o que parece, pelas informações passadas.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

  49. Boa noite Ricardo, estou com um vão de escada de 90 centímetro de largura pra 2,50 de comprimento…
    O meu pé direito tem 3,50 de altura. Como devo proceder?

    Curtir

    1. Olá, Gilmara

      Neste espaço não cabe uma escada adequada. Você precisa rever o projeto de arquitetura, deve ter algum erro.

      So o espaço já existir, você precisará de alguma solução fora do convencional, mas não recomendo. O melhor seria aumentar esse vão de alguma forma, sempre com segurança, é claro.

      Atenciosamente,

      RT

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.