Proteja seu dinheiro – 16.out.13


Atenção: as informações aqui apresentadas traduzem a visão pessoal do autor, e não possuem nenhuma forma de garantia de retorno ou rentabilidade.

Governo americano aos 44 do segundo tempo para fechar o acordo do teto da dívida. Pouca gente acredita que o acordo não saia até o apito final, mas as apostas em calote em maior prazo começam a aumentar. Fitch já sinaliza possível rebaixamento da nota dos EUA.

Tesouro Direto: fundos de pensão reduziram participação em títulos atrelados à inflação (NTN-B), mas continuam mantendo um bom percentual em carteira. Eles erram pouco. Passaram a comprar mais títulos que acompanham a Selic (LFT) apostando em mais elevações até meados de 2014 (posição idêntica à do Santander Brasil). Pré-fixados (LTN) também em alta para os mais conservadores. Maior desconfiança internacional em relação à dívida brasileira e elevação da Selic ampliaram remuneração de vários papéis do Tesouro Direto, verifique!

Ações: anteontem (14 de outubro) foi vencida a resistência dos 53.000 e o Ibovespa está subindo pelo segundo dia consecutivo. Ótimas notícias para todos, inclusive os comprados em índice, que apanharam muito nos últimos tempos. Continuo a afirmar que o investimento seguro em ações é o de portfolio e a longo prazo (compra de índices, como Ibovespa, IBX, etc., que pode ser feito por ETF ou fundos). Sim, eles sobem de vez em quando.

Poupança: Selic continuou subindo (e pode subir mais ainda), e recolocou a poupança em vantagem a vários investimentos atrelados ao CDI (repito: verifique as condições oferecidas pelo seu banco para a renda fixa, você pode estar perdendo). Agora temos mais certeza de que ficaremos mais tempo na regra antiga (TR + 0,5% a.m.), bom para o poupador. Ainda assim, lembre-se da baixa liquidez (aniversários mensais). Para o longo prazo, não acho uma boa, prefiro o Tesouro Direto. Sem falar na questão do risco (atrelado ao risco do banco). A vantagem é a isenção de Imposto de Renda. Recomendo para períodos pouco superiores a 1 mês.

CDB: com as elevações da Selic, voltou a aparecer. Mas veja sempre o percentual do CDI oferecido. É uma boa opção para aplicações inferiores a um mês, para as quais a poupança te dá zero. Lembre-se que CDB não é isento de IR.

Multimercados: a participação de Ibovespa pode puxar para cima, se o rali se confirmar. Vamos aguardar mais alguns dias. No prazo maior, mantenho a posição anterior: ações de empresas norte-americanas e europeias estão em recuperação, o que tem dado bons retornos a BDRs, investimentos offshore, commercial papers estrangeiros. Verifique sempre a taxa de administração e lembre-se do Imposto de Renda para a escolha.

 

Leia também:

Como funciona a poupança?

Por que o governo mexeu na poupança?

Esse post foi publicado em administração, dicas, finanças, jobs, notícias, política, textos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s