A crise do transporte em São Paulo


DIREITOS AUTORAIS PROTEGIDOS NA FORMA DA LEI. CITE A FONTE.

por Ricardo Trevisan, arquiteto e urbanista

Concordo com Marcos Kiyoto: o transporte de São Paulo está em crise. E estamos no pior momento dela até agora. A qualidade e a quantidade de ônibus da cidade pioraram substancialmente nos últimos tempos. O prefeito Gilberto Kassab ainda não entendeu que a revolta popular em relação ao aumento de tarfifa para o abusivo valor de R$3,00 é diferente das anteriores porque, além do cunho político de seus movimentos iniciais originados no sindicalismo e na organização da esquerda da cidade, ganha adesão fácil da população em geral porque o custo aumenta e os benefícios diminuem. A olhos vistos. Cotidianamente. Diariamente. Mas o prefeito não sabe avaliar como isso acontece, ele não usa ônibus em São Paulo.

São Paulo perde investimentos pelo alto custo logístico e de mão de obra. O custo logístico está obviamente ligado a nosso sistema de transporte em colapso. E o custo de mão de obra também embute o custo do transporte, cada vez maior. O transporte já compete com a guerra fiscal para drenar nossa pujança econômica. Não adianta nada ser a locomotiva do Brasil se os trilhos estão congestionados.

O desespero da população por mobilidade está levando a uma explosão na venda de motos, um modal com altíssimo custo social, com alta taxa de acidentes com vítimas. Sem falar que cada acidente desses trava o trânsito e prende os ônibus com os eventuais bem intencionados que deixaram o carro em casa lá dentro. E arrependidos.

Agora está nas mãos do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab a responsabilidade de agir. E rápido.

Anúncios
Esse post foi publicado em notícias, textos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s