O Apple Mac é fantástico!

Tive a oportunidade de experimentar um Mac (Apple) e confirmo o que se diz dele: é fantástico! Simples de usar, não precisa ficar perdendo tempo com configurações e procurando coisas, como no PC. Sem dizer que ele é muito rápido e não trava, mesmo abrindo arquivos e programas pesados. Não precisa instalar nem a impressora, já vem com todos os drivers instalados pelo Mac OS X (sistema operacional que dá de 10 a zero no Windows)! Adorei. Recomendo.

Os programas que nós arquitetos usamos já estão disponíveis para Mac, como o AutoCAD, DraftSight, SketchUp e Google Earth. E se não tiver para Mac, não tem problema, você instala o Boot Camp (freeware) ou o Parallels e emula o ambiente Windows. E com folga, porque o Mac é rápido.

Agora sei porque a Apple cresce tanto no Brasil em computadores.

 

Atualização de 15 mar 2017

Quem está usando o Mac OS El Capitán, aviso que será necessário instalar AutoCAD 2014 ou mais recente. Versões anteriores não rodam no El Capitán. Para isso, instale o Service Pack 4 for AutoCAD (baixe gratuitamente no site da Autodesk).

Os AutoCAD mais recentes já permitem a edição e criação de arquivos CTB dentro da edição normal de seu arquivo DWG (era um problema antigo que foi solucionado).

Captura de Tela 2016-05-21 às 20.17.14

 

Dica para quem só vai trabalhar em 2D: o DraftSight (Dassault Systémes) funciona muito bem no Mac e tem praticamente todas as funcionalidades do AutoCAD que usamos no dia a dia. E com uma imensa vantagem: é 100% gratuito! E, diga-se de passagem, é mais fácil de usar o DraftSight que o AutoCAD no Mac… Para quem usa CAD há mais tempo e pegou versões anteriores, vai ter a sensação de que as coisas estão mais nos “lugares certos”.

Você só paga se quiser usar a versão profissional (LISP, 3D, etc.).

Tela do DraftSight no Mac
Tela do DraftSight no Mac

 

Atualização de 06 de novembro de 2017

MacMini

Os elogios acima não valem para o MacMini em sua versão básica. Pode ser frustrante, extremamente lento com HD convencional. É possível resolver substituindo por um HD SSD, mas você deverá considerar este custo no caso do MacMini. Por isso, recomendo apenas MacBook Pro ou iMac para arquitetura.

Outro problema do MacMini: não permite aumentar a memória RAM. Mesmo tendo configurações até 16GB, quem comprou 4GB nunca poderá melhorar esta configuração.

Saiba mais:

Gestão do escritório de arquitetura - capa do livro

138 comentários em “O Apple Mac é fantástico!”

  1. Olá Ricardo.

    Sou profissional de TI, e tenho um cliente que é um escritório de arquitetura. Recentemente a proprietária comprou 3 MACs, e os usuários não gostaram, pois dizem travar ao abrir arquivos de rede (no servidor Windows), o Sketchup não abre duas janelas, e o AutoCAD 2011 só abre no MAC e não abre no Windows.
    Não tenho experiência com MAC em arquitetura, você poderia me falar se no seu escritório funciona bem, se é rápido o acesso aos arquivos de rede, se há algo que eu possa fazer para melhorar a performance.
    Desde já agradeço muito, desculpe a pergunta, mas gostaria muito de ajudar meu cliente e trabahar com mais qualidade e rapidez no MAC.

    Curtir

    1. Juliana,
      Você é a primeira pessoa que reclama do Mac neste fórum. De qualquer forma, sei que o AutoCAD funciona melhor quando o MacOS está em inglês, veja se isto foi feito.
      Com relação à rede, o normal é a rede em Mac funcionar muito melhor que uma rede em PCs.
      Quanto ao SketchUp, não sei o que há, nunca tive este problema.
      RT

      Curtir

  2. olá gostaria de saber se consigo abrir um arquivo de sketchup feito no windows no mac,estou querendo migrar pra apple, mas como estou no meio de um projeto não estou certo de se fazer isso agora.obrigado

    Curtir

    1. Christian,
      Eu trabalho com SketchUp (versão free) no Mac, e gero arquivos .skp tranquilamente.
      Nunca tentei abrir um arquivo que veio de PC, mas imagino que seja possível, pois você pode abrir dwg, doc, xls, ppt gerados no Windows, no Mac.
      Além disso, se não der certo, você pode rodar o Windows DENTRO do Mac (incrível, né?). Então você pode trabalhar no Mac como se estivesse no PC.
      Eu não teria dúvidas em fazer a migração. No começo você estranha um pouco, mas em pouco tempo começa a amar a Apple. E vai riscar palavras como “configurar” e “vírus” da sua vida.

      Boa sorte!

      RT

      Curtir

  3. Olá Ricardo,
    Estou querendo comprar um Mac para mim também. Estive conversando com outros profissionais da nossa área e eles me disseram que o Cad funciona perfeitamente. Já o sketchup tem algumas diferenças, principalmente nas ferramentas. Disse que não existe a opção de rotacionar o desenho na tela com o botão scroll do mouse. Isso é verdade?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Curtir

    1. Oi Juliana,

      Realmente há algumas diferenças nos comandos. O scroll do mouse funciona um pouco diferente. Em compensação, há vários outros comandos, com os dedos mesmo, bem intuitivos, que não existem no PC (Windows). Eu não deixaria de comprar um Mac por causa disso. Eu prefiro um computador que não trava, mais seguro, que não preciso ficar configurando nada, que resolve os problemas de configuração sozinho, etc do que um que roda o desenho com o scroll… não dá nem pra comparar. depois que comprei o Mac, nunca mais usei o PC.
      Se fosse você eu compraria o Mac. Se houver algum programa que não roda nele, você pode instalar o Windows dentro dele (!!!) e rodar. O contrário (instalar Mac OS no PC) não dá pra fazer.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

      1. O Sketchup funciona perfeitamente no OS X, o CAD também! Quanto ao scroll do mouse ele funciona muito bem também e da forma correta! Arquivos em MS Office Word travam o aplicativo sim, mas em um caso muito específico como um documento do word com tabelas tipo formulários e com macros pesados hospedado em um pc.

        Curtir

      1. Obrigado pelo comentário, Amadeu! Também estou rodando várias aplicativos e softwares num MacBook Air 2017, 8GB, MacOS Catalina, e estão muito bem, rápidos, sem problemas.

        Abraços,

        RT

        Curtir

  4. Oi Ricardo! Obrigada pela resposta!! Estou com uma prima nos EUA e vai dar certo dela trazer pra mim. 🙂 fiquei em duvida com relação a qual modelo comprar!! O air nem pensar neh?

    Juliana

    Curtir

  5. Olá Ricardo, tudo bem?
    Acabei de adquirir um MacPro e estou aprendendo a dominar o mac, instalei o VMWare Fusion pra rodar o windows porque trabalho com revit (que ainda não tem pra mac) e auto cad.
    No windows eu usava muito o scroll no autocad pra mover a tela com a “mãozinha”, não consigo fazer isso mais (mesmo usando o cad no windows dentro do mac) porque quando aperto scroll ele muda de tela, como posso fazer para utilizar novamente essa ferramenta de maneira dinâmica.
    Muito obrigada pela atenção!

    Curtir

    1. Karina,

      A funcionalidade do Mac é um pouco diferente da do PC.
      Não sei como alterar esta configuração específica, mas certamente há uma outra forma de dar Pan neste programa rodando em Mac. O scroll realmente é diferente, mas normalmente o Pan é obtido pressionando o espaço em alguns softwares, veja se é o caso.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  6. Olá Ricardo

    Sou arquiteta e estou pretendendo comprar um MAC. Tenho que transportar muito o note, então pensei em um Air (mais leve e fininho) de 13′ com 8gb e de repente integrar com um monitor em casa. O que você acha?

    Curtir

    1. Fabhyola,

      Sou meio suspeito para responder, porque sou apaixonado pelo Mac. Tenho um com apenas 2GB e trabalho tranquilamente com AutoCAD, SketchUp, etc. Você estranha um pouco no começo mas depois não quer ver Windows nunca mais na vida.

      RT

      Curtir

  7. bom dia!
    Estes dias abaixei um arquivo do e-mail em cad e ele abriu normal. Mas ontem tentei abaixar outro arquivo do e-mail na mesma versão ao anterior e ele faz com que vai abrir mas nao abre (abre e some)O que devo fazer.
    Tenho um IMAC e o autocad esta instalado certinho nao uso windows.
    aguardo retorno e obrigada desde ja.

    Curtir

  8. OLA!
    Tenho macbook pro 13 8 memoria 1 tera, eu uso sketchup ele trava o tempo todo, no inicio achei que era not aumentei a memoria não adiantou trava direto chego a desligar o not porque ficou 14h travado ate que a bateria acabase, ja tem 1 mes que tento achar solucão me falaram para trocar o programa

    Curtir

  9. Boa noite a todos, diferente do que muitos falam, eu sou definitivamente decepcionado com o MAC, já tive um MacBook pro com i7 um abaixo do top, e precisei devolver o computador pois simplesmente não rodava o auto cad, após algum tempo resolvi comprar um trio, que dizem ser os melhores do mundo, tenho hoje um iMac de 27 polegadas com i5, 20 GB de memória placa de 1 GB de vídeo, também um abaixo do top, e infelizmente o principal software que utilizo autocad, simplesmente não funciona, acho muito estranho pois tentei por duas vezes , na verdade na época do MacBook, ele chegou até a ser trocado, pois pensávamos que seria o computador, mais não era, e inclusive hoje em meu iMac estou rodando Windows, pois o autocad trava e aí só mesmo reiniciando para que o computador volte a funcionar, fora que ainda quase que não se pode tocar na parte traseira que fica muito quente, aqui deixo minha contribuição de um usuário!

    Grato, Clóvis Castilho Curitiba PR

    Curtir

    1. Clóvis,

      Use o Mac OS na opção em inglês que este problema se resolve. Você não precisava ter comprado outro Mac.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  10. Meu cad 2011 no mac trava muuuuuuito. e tenho que reinstalar. Me estresso muito. Fiquei impressionada com vc elogiando tanto o mac trabalhando com cad e não consigo entender. Porque meu cad trava tanto? já reinstalei 2 vezes, e só tenho o mac a 2 meses. Não estou usando arquivos pesados nem nada, desenhos simples já travam. Simplesmente não abre mais.

    Curtir

    1. Douglas,

      Mude seu Mac OS para inglês que o AutoCAD para de travar. Além disso, existem softwares CAD para Mac muito superiores em qualidade ao da Autodesk.

      RT

      Curtir

  11. Olá , Tudo bem? Meu nome é Maykon e eu estou no 2º ano do Ensino Médio , eu atualmente uso um notebook da hp com core i5 , com placa de video dedicada . Mas ele está me dando problemas e já estou querendo trocar , só que agora eu quero comprar pra min um macbook pois sempre quis comprar um , uma duvida que me surgiu é a seguinte : quando me formar no ano que vem pretendo cursar aquitetura e urbanismo e não sei muito como fuinciona se vocês aquitetos utilizam muitos programas gráficos por isso vim aqui te perguntar se um macbook pro dá conta desses programas que são necessários na arquitetura? Você saberia me informar uma configuração mínima para executar esses programas graficos? Pois imagina se eu escolho ganhar um macbook que custa mais de R$5000,00 e quando chegar na faculdade eu quebro a cara e tenho que comprar outro pois o meu não dá conta desses programas. Desde já agradeço pela atenção e peço desculpas pelo incomodo.

    Curtir

    1. Oi Maycon,

      Não sou especialista em informática, mas sou arquiteto formado há 13 anos. Já faz mais de 3 anos que não uso mais Windows, só um MacBook White, modelo antigo, Core 2 Duo (anterior ao i3) com apenas 2GB de RAM. Mesmo assim, o Mac me satisfaz em tudo que preciso. O programa mais usado por arquitetos é o AutoCAD, disponível para Mac. O único cuidado que nós tomamos é deixar o sistema operacional em inglês para o AutoCAD rodar melhor. O Mac é excelente, nesses três anos nunca travou, não existe CTRL+ALT+DEL aqui, e não pega vírus.

      Abraços,

      RT

      Curtir

      1. Muito obrigado mesmo pela ajuda . Agora poderei comprar um macbook que me satisfaça e que satisfaça minhas possiveis e futuras necessidades.

        Curtir

  12. O que acha MACBOOK AIR APPLE MD231BZ para um arquiteto recém formado
    estou em duvidas, entre o mac air ou mac pro….o que você me indica?
    grato

    Curtir

    1. Kleyton,

      Não sei comparar o desempenho deles. Mas já digo que o meu é mais fraco que ambos (Macbook White, antigo), e mesmo assim é muito bom. Compare a também a capacidade de HD, parece que o Air é diferente.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  13. Olá ricardo, vc consegue abrir um arquivo dwg desenvolvido no pc? estou negociando Apple Imac 17, Core Duo,1.83mhz, 2 Gb Ram,160 Hd achei a configuração simples, vc acha que com essa configuração atende bem os softwares como autocad, sketchup?

    Abraço

    Curtir

    1. Sim, abro os arquivos dwg no Mac normalmente, sem problemas.
      Talvez esta configuração seja um pouco ultrapassada, acho que vai ficar um pouco lento. Recomendo que você teste o equipamento antes de comprar.

      RT

      Curtir

      1. Obrigado ricardo pelas respostas, vou seguir suas orientacões, tambem achei as configurações ultrapassadas mas já que vou migra para um mac, vou comprar um novo meu maior medo era não conseguir abrir no imac arquivos dwg que estou desenvolvendo no pc.
        Abraço

        Curtir

  14. Olá, Ricardo. Boa noite!
    Estou mudando de notebook e pretendo comprar um macbook, mas estou bem perdida quanto à configuração. Quero um bom equipamento. Hoje tenho um Vaio core i7, 6Gb… Uso Revit, Autocad, sketchup, corel draw, photoshop e preciso de uma configuração que me atenda bem para esses programas.
    Pode me ajudar com uma sugestão?
    Desde já agradeço.

    Salissa

    Curtir

    1. Oi Salissa,

      Estou por fora de configurações de Windows, mas já te digo que a mesma configuração (i7, 6GB de RAM, etc) no Mac é muito mais eficiente do que no PC com Windows. Sei disso porque tenho um Macbook com apenas 2GB, que no Windows não dá pra nada, enquanto no Mac, usando o Mac OS é bem rápido! Portanto, os mesmos números apresentam resultados beeem diferentes quando você passa a usar o Mac.
      Não uso Revit, mas já usei AutoCAD e SketchUp no MacBook sem problemas. E repare meu Mac é antigo, um MacBook novo deve ter um desempenho espetacular.
      Apenas uma dica: para o AutoCAD rodar bem no Mac é melhor deixar o sistema operacional em inglês (Maçãzinha / Preferências do Sistema / Idioma e Texto / escolha Inglês).

      Enjoy!

      RT

      Curtir

  15. Queria saber como exportar a tabela do excel para o cad.. eu copio e colo no CAD, mas a tabela no CAD fica toda bagunçada.. segue a maneira que fica:

    TABELA DE ÁREAS ILUMINANTES E VENTILANTES
    NOME DO ÁREA DO ILUMINAÇÃO VENTILAÇÃO
    AMBIENTE PISO (m2) OBRIGATÓRIA PROJETADA OBRIGATÓRIA PROJETADA
    GARAGEM 13,80 1,73 ABERTA 1,15 ABERTA
    SALA 15,65 1,96 1,15 1,30 0,77
    COZINHA 13,73 1,72 2,00 1,14 1,33
    LAVANDERIA 2,50 ABERTA 1,89 ABERTA 1,26
    BANHO 1 10,20 1,28 0,60 0,85 0,40
    DORMITORIO 1 13,68 1,71 1,65 1,14 1,10
    DORMITORIO 2 17,42 2,18 2,40 1,45 1,60

    Curtir

  16. Olá Ricardo Boa noite!
    Possuo um Macbook black e não consigo instalar o autocad pois o computador exibe uma mensagem dizendo que a minha placa de video não suporta!! Como fez para instalar o programa no branco já que ekes possuem a mesma configuração? qual versão instalou? abs

    Curtir

  17. Boa Noite Ricardo!
    Sou estudante de arquitetura e pretendo comprar um macbook pro nos estados unidos (aqui no Brasil é meio que inviavel hehehe) e estou em duvida quanto as configurações.
    As configurações basicas dele são:
    15-inch
    2.3GHz quad-core Intel Core i7
    Turbo Boost up to 3.3GHz
    4GB 1600MHz memory
    500GB 5400-rpm hard drive1
    Intel HD Graphics 4000
    NVIDIA GeForce GT 650M with 512MB of GDDR5 memory
    Built-in battery (7 hours)2
    e custa 1799 dolares + impostos sairia aproximadamente uns 4300 reais.
    Porém depois que escolhemos qual macbook queremos adquirir no site da apple, aparecem uma serie de itens adicionais a memoria, processador, hd e etc. Segue configuração do que pretendo adquirir.
    Hardware
    2.6GHz Quad-core Intel Core i7, NVIDIA GeForce GT 650M with 1GB GDDR5 memory
    8GB 1600MHz DDR3 SDRAM – 2x4GB
    750GB Serial ATA Drive @ 7200 rpm
    SuperDrive 8x (DVD±R DL/DVD±RW/CD-RW)
    MacBook Pro 15-inch Glossy Widescreen Display
    Backlit Keyboard (English) & User’s Guide
    Accessory Kit

    Com essas configurações a mais ele sai por 2249 dolares + impostos, cerca de 5400 reais ja com os impostos.
    Prentendo fazer com que esse macbook sirva para toda minha faculdade e se possivel depois dela tbm, ja que estou no 3 semestre. Você acha que vale a pena pagar mais caro porém ter essas configurações melhores como processador mais rapido, hd com mais espaço e mais rapido, placa de video e memoria com o dobre de potencia?

    Grato desde já!!!

    Curtir

    1. Leandro,

      Como já disse aqui antes, eu não sou especialista em informática. Na minha humilde opinião de arquiteto, se pudesse, eu melhoraria a configuração sim, e teria um computador bom por muitos anos.

      Abraços,

      RT

      Curtir

      1. Mas você acha que vale a pena gastar mais 1100 reais pra melhorar? Tendo em vista que a 1 configuração dele já é muito boa?

        Grato

        Curtir

        1. Leandro,

          Realmente não sei responder de forma fundamentada, não sou especialista no assunto. Se quiser apenas uma opinião pessoal, acho que eu faria, mas não tenho como argumentar racionalmente esta minha posição. Você pode perguntar para o pessoal da Apple, eles respondem sempre.

          Abs

          RT

          Curtir

    1. Henrique,

      Sou apenas um usuário, não um especialista em informática. Sei que a placa dos Macs de dois anos atrás rodam o AutoCAD.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  18. Sim.. Porem to com medo de compra um e essa placa de video nao roda.. Alguem tem um macbook pro com essa placa de video?

    Curtir

    1. Henrique,

      Minha placa é uma HD Graphics 5000. Até agora não tive nenhum problema, mas também nunca exigi muito dela.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  19. Boa tade, sou estudante de design e ja estou começando a estagiar, e estou pensando em comprar um MACBOOK PRO, ele é bom pra cad e sketch? tem muita diferença nos comandos do windows? qual é melhor? obrigado.

    Curtir

    1. Lucas,

      Ele é muito bom pra design em geral, menos para AutoCAD. Funciona, mas não é tão “amigável” com o Mac.
      Os demais softwares CAD funcionam melhor no Mac do que no PC.
      Pacote Adobe é nativo de Mac, portanto é excelente no computador Apple.

      RT

      Curtir

  20. Ricardo, quais sao as limitações do macbook air que voce falou que ele tem? mas ele é bom pra cad e sketch?

    Curtir

    1. Lucas,

      Até um tempo atrás o HD dele era menor por ser Flash Memory. Não sei como está hoje. Ele é ótimo para Sketch e CAD, exceto para AutoCAD, que roda melhor no Windows. Mas ainda assim, você pode instalar o Windows no Mac.

      RT

      Curtir

      1. Oi Ricardo,
        Atualmente eu trabalho com auditoria em uma empresa, então ainda estou muito acostumada em trabalhar no windows, mas pretendo mudar totalmente de ramo ainda no meio do ano.
        Estou estudando design de interiores e ano passado comprei o sony vaio para utilizar no curso e trabalhar. Como meu marido já tinha um macbook air (comprou em 2012) que não rodava direito o sistema da empresa dele, resolvemos trocar, pois me falaram que o mac era melhor para arquitetos e designers em questão de imagens. De fato estou tendo dificuldades para mexer no mac, mas acho que me acostumo.
        No curso de design aprendemos apenas a usar o sketch e o atlantis. Comecei a usar o sketch recentemente e ainda não tive problemas. Você sabe se o atlantis roda bem no macbook air?
        Já tenho um plano de estagiar em um escritório (início no meio de 2014) e para isso preciso aprender o autocad fora do curso, é requerido. Com os comentários que li até agora, me desanimei de ter feito a troca, queria um computador que fosse completo para o uso de todas as ferramentas que precisarei. Como ainda não sei como será a utilização do cad no mac, não sei direito o que significa edição do CTB, por exemplo. Além disso, tenho receio de que as limitações do Macbook Air interfira em meu aprendizado.
        Em um dos Posts você disse que o windows roda bem no Mac, se eu instalar seria suficiente para usar o auto cad? É muito desgastante ficar trocando do OS X para o windows no mesmo computador?
        Você acha que vale a pena eu destrocar de computador com meu marido ou vale a pena eu tentar trabalhar com o Mac mesmo assim?

        Muito obrigada desde já pelas informações lidas.
        Att.
        Marcela

        Curtir

        1. Marcela,

          O Mac realmente tem imagem muito superior, além de sistema operacional mais estável.
          O Artlantis roda bem no Macbook Pro. Não sei quanto ao Macbook Air…
          Alguns leitores do blog me dizem que versões mais recentes do AutoCAD permitem edição do CTB no Mac, portanto eu não me preocuparia tanto com isso agora.
          Não sei dizer quanto à instalação de Windows no Mac, porque nunca fiz. Utilizo apenas o Mac OS para todas as minhas necessidades.

          Um abraço,

          RT

          Curtir

  21. oi tudo bem?
    vou começar minha faculdade de arquitetura mês que vem e já gostaria de comprar meu notbook para usar nela, estou em duvida entre o sony vaio e o macbook pro, sempre quis um mac só que estou com medo de não rodar os programas que vou precisar usar, e o computador ficar meio lento e complicado de mexer se instalar o windows com ele, o que você acha?

    Curtir

    1. Heloísa,

      O Mac é melhor em desempenho, durabilidade e qualidade, na minha opinião. Mas se você fizer questão de usar o AutoCAD, ele terá o problema de não editar CTB. Se você tiver um PC do lado (mesmo que seja fraco) você poderá editar a CTB fora e levar para o Mac. A própria Microsoft disse que o melhor computador para rodar Windows é o Mac, acho que quanto a isso você não precisa se preocupar. Mas eu recomendo que você consulte especialistas nessa área antes de comprar.

      Boa sorte!

      RT

      Curtir

  22. Olá, Ricardo!
    Só vim deixar uma opinião sobre o CAD no Mac.
    É maravilhoso! Muito bom mesmo. Tenho o BootCamp rodando, mas para o AutoCAD nem uso. Uso apenas para o CorelDRAW (e o SketchUp, que por algum motivo nao roda bem no Mac), pois nao existe para Mac e nao me acostumei com o Illustrator ou o Photoshop. 😦
    Estou usando um MacBook Pro 13, o modelo anterior ao com tela retina, 4gb de ram.
    No começo foi bem estranho, a mudança de tamanho de pagina e algumas configurações são bem diferentes, mas acostuma muito rápido.
    Só uma coisa, eu consigo criar novos e editar direitinho .CTBs direto no CAD… Estou usando a versão 2014 😉 Você mencionou que não consegue… achei estranho 😦

    Para quem está em dúvida, vale muito a pena um notebook da Apple, mas para esses programas tem que ser o MacBook Pro… o Air, ao meu ver, nao tem as mesmas capacidades. E se você tem dinheiro, porque nao um iMac ou um MacPro? 😛
    E o Windows, via BootCamp, é extremamente facil de instalar e rodar, além de rodar tudo perfeitamente!!

    Abraços

    Curtir

    1. Oii Rafael!!
      Você acha que um MacBook Pro 13 com essas configuração: 2.4GHz dual-core Intel Core i5 Turbo Boost up to 2.9GHz 8GB 1600MHz memory 256GB PCIe-based flash storage1 Intel Iris Graphics , seria suficiente para rodar Sket com renderização no V-Ray, AutoCAD e Revit?
      Obrigada!

      Curtir

    2. estou buscando opiniões e tirando dúvidas sobre MacBook pra arquitetura…
      Estou pensando em comprar um macbook Pro, mas queria saber sobre as versões “free” de sofwares (corel principalmente), se instala normal que nem no windows (crack e etc)

      vc teve algum problema com isso?
      obrigada ^^

      Curtir

      1. Eu não utilizo estes softwares… Mas lembre-se que crack não existe para versão free. Ou é free, ou é pirata. Cuidado.

        RT

        Curtir

  23. ola, tenho um macbook pro, mas na minha experiencia para o Autocad nao é o melhor sistema. o autocad nao contem todas as funcoes, fora que no meu ele da fatal erro pra tudo, (uso versao estudante*), e simplesmente nao consigo trabalhar nele. fora que a versao para mac nao acho que seja das melhores.
    No caso do bootcamp, nao sao todas as versoes do AutoCad que roda no bootcamp, uma vez li que só o cad 10.

    o Mac pode ser bom pra muitas coisas, mas particularmente, pro autocad ainda falta!

    Curtir

  24. Ricardo, gostei demais do seu post. Sou arquiteto também, e utilizei o Mac no meu antigo trabalho.. e concordo com você em relação ao Mac – definitivamente não tem comparação com o pc. Infelizmente, eu mudei de trabalho e o Mac ficou 😥

    Agora estou pensando em comprar um pra mim… a minha única dúvida, é que hoje eu trabalho demais com o VRay pra SketchUp, e na época que utilizava o Mac não. Então eu nunca testei renderizar nele. Você utiliza o VRay ou outro renderizador?? Você acredita que o Air já seria suficiente pra renderizar algumas maquetes do Sketchup?

    Grato,

    Curtir

    1. Daniel,

      Não tenho trabalhado com renderização, não sei responder sua pergunta… Já vi a utilização de render no Air, é mais lenta que o Pro. Recomendo que você teste antes as máquinas, ok?

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  25. Ricardo, gostei da iniciativa. Sou vestibulando e pretendo comprar um computador/notebook para fazer faculdade, mas estou na duvida se vale ou nao a pena um Mac (por eu estar começando o curso) e também se nao valeria mais a pena um notbook +/- e um iMac em casa. O que você diria que é melhor pra mim?

    Curtir

    1. Breno,

      Se você tiver um iMac em casa, por que você iria usar o notebook mais ou menos?
      Eu sou suspeito, mas ficaria com algum Mac, seja qual for. Mas, repito, não sou especialista no assunto, apenas um usuário.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  26. Ricardo, bom dia.
    Sou acadêmico de arquitetura e urbanismo, há mais de 10 anos uso mac porém este ano iniciei projeto e preciso usar AutoCAD. Fiz o uso da versão de teste gratuita, porém a única versão que encontro para o Mac é o AutoCAD WS e ele é incompleto.
    Onde encontro uma versão completa (ou quase) do cad?

    Aguardo resposta,
    Obrigado

    Bruno

    Curtir

  27. Ricardo, eu to tendo serias dificuldades para plotar com o autocad 2013 no mac… Ja olhei alguns tutoriais explicando mas nao aparecem as mesmas opções quando tento fazer no meu… ja colei meu arquivo ctb mas na hora de plotar nao acho nenhuma opção para seleciona-lo. Faz pouco tempo que tenho mac, estou bem perdido, se puder me ajudar… Obrigado

    Curtir

    1. Fernando,

      Costumo resolver isso colando o ctb de outro computador… Mas se isso não resolve talvez seu AutioCAD esteja com algum problema. Sugiro reinstalar.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  28. Fucei até que consegui hehe… mas estou tendo problema na hora de gerar o pdf, como nao tem a opçao “center the plot”, como no windows, n sei como resolver pois sempre corta uma parte da prancha…
    Desde já, obrigado.

    Curtir

  29. Oi pessoal! Pensando seriamente em comprar um MacBook Pro. Preciso de uma configuração que rode bem o Revit, AutoCAD e Sketchup com renderização. Poderiam me indicar qual configuração devo escolher? Obrigada!

    Curtir

  30. Eu comprei um macbook air recentemente, sempre fui apaixonada pela Apple. E quando eu comecei meu curso de Arquitetura, eu ja tinha em mente comprar um mac e não um pc, pelo fato de ser mais rápido e eu acho mais fácil, entao eu comprei o mac air e um hd de 1TB. Ja baixei o AutoCAD, Scketchup etc e até agora nem sinal de lentidão ou algo assim, ao contrario de pc que roda windows (o que eu sempre tive problemas, pois tinha que formatar e nunca era o mesmo de quando eu comprei). Eu recomendo um mac para todas as pessoas que trabalham com gráficos ou algo do tipo. Vale muito a pena.

    Curtir

    1. Raphaela, gostaria de comprar um MacBook Air de 11″ gostaria de saber mais sobre sua experiência principalmente sobre desempenho.

      Curtir

  31. Olá Ricardo, boa noite!
    Fico um tanto constrangida em perguntar, mas tenho meu macbook air há um ano e ainda não consegui fazer nenhuma configuração para impressão. Faço o desenho em meu computador, encaminho o projeto através de email pra um dos computadores do escritório e daí configuro a prancha e imprimo.
    A pergunta é: como faço pra configurar uma prancha e depois imprimir um projeto através do meu computador pessoal?

    Grata pela atenção em ler minha dúvida.

    Curtir

    1. Cristiane,

      Nunca consegui configurar um CTB no AutoCAD para Mac, até onde sei isso não é possível. Eu uso CTBs configuradas em PC mesmo…

      Abraços,

      RT

      Curtir

  32. Ainda estou no primeiro período de arquitetura e tenho um Sony Vaio com core i5, mas queria trocar por um MacBook, mas ainda tenho dúvidas se devo comprar o air ou pro, por causa das configurações de cada um, ambos são bons, mas a dúvidade é grande!! Qual devo comprar??

    Curtir

    1. Ana,

      O Pro tem maior capacidade, pelo que sei. Eu optaria por ele.
      Mas, como disse antes, não sou especialista no assunto, recomendo que veja os dois na loja antes de comprar.

      Boa sorte!

      RT

      Curtir

  33. Olá Ricardo, tenho um iMac e um MacBookAir, realmente utilizar um Apple é muito melhor que um Windows. Tenho algumas dificuldades porém, não sei como plottar e gerar um PDF, você sabe me dizer como fazer? E também sabe me dizer se existe curso em SP especializado em AutoCAD para iMac?

    Curtir

    1. Bruno,

      A plotagem é feita da mesma forma que no Windows, os botões só estão em outros lugares. Para fazer PDF, comece uma plotagem e depois escolha “Print to PDF”, como em qualquer programa do Mac.
      Não conheço cursos em SP.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  34. Olá ricardo trevisan e outros, sou usuario do AutoCAD há 10 anos em Windows e 1 ano para Mac (não tenho que reclamar), gostaria de compartilhar alguma experiência usando Revit no mac?

    Se alguém puder ajudar…

    Obrigado.

    Curtir

  35. olá Ricardo, vou começar a faculdade de arquitetura este ano e pretendo comprar um Macbook Pro, porém, tenho muitas dúvidas, entre elas são: as polegadas, você acha que é melhor um mac de 13″ ou um de 15″? será que influencia em alguma coisa? e em relação á memória, a partir de quais especificações você me indicaria? …. tenho um notebook HP com core i5, 3GB RAM, 500 GB HDD, queria um mac pelo menos um pouco melhor, ou equivalente ao que tenho, não sei muito sobre isso,pois quero um computador bom, que dure pelo menos a minha faculdade inteira, e que atenda ás minhas necessidades.
    Desde já te agradeço, um abraço e um feliz 2015!

    Curtir

    1. Ariane,
      Para arquitetura, uma tela maior faz toda a diferença, fique com a maior. O mesmo processador, num Mac, é mais poderoso que num PC, porque o Mac OS é mais leve que o Windows. Se você pegar a mesma configuração, o Mac ainda será mais rápido. O Mac dura bastante, o meu é de 2010.
      Um abraço e sucesso em 2015!
      RT

      Curtir

  36. Olá Ricardo, e estudo design de interiores na Panamericana e uso o Vector, todos os PC da escola são iMac de 27 polegadas. No meu note não roda de jeito nenhum, então preciso comprar um Mac urgente, pq agora além do Vector também irei usar o Atlantis. Gostaria da sua ajuda para tentar decidir entre o MacBookPro 13 polegadas ou o iMac 21. Nunca tive um Mac, to com medo de comprar errado. Obrigada!

    Curtir

  37. Ricardo! Estou fazendo arquitetura e pretendo comprar um Mac, por várias vantagens que já li também nessa página. No entanto, estou com uma dúvida: no Windows temos o costume de craquear o AutoCad, Sketchup, Revit, Corel Draw, Photoshop, enfim, todos esses programas que utilizo para o desenvolvimento dos meus projetos. É possível craqueá-los no Mac também? Obrigada!

    Curtir

    1. Mariella,

      Algumas pessoas fazem isso, mas isso significa que o programa é pirata. Isso acontece tanto no Windows quanto no Mac.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  38. Ricardo, boa noite.
    Faço faço faculdade de arquitetura e tenho um Macbook.
    Estou com um problema em add impressoras no AutoCad. Você conseguiria me ajudar?
    Desde ja, obrigada.
    Andressa Palmieri

    Curtir

  39. Oi Ricardo! Você costuma usar o Revit? Ouvi comentários prós e contras, mas queria saber se teve experiência…desde já agradeço.

    Curtir

  40. Tem como criar arquivo CTB no mac sim. Quando for iniciar um arquivo dwg, inicie no template acad.dwt. Se iniciar com o acad – named plot styles.dwt, você realmente não conseguirá.

    Curtir

  41. Sou design de interior, e comprei um MacBook faz pouco tempo. E Tenho que comprar um mouse, mas minha dúvida é se realmente vale a pena comprar um mouse da Apple e qual dos mouse comprar (o com fio ou o magic) ou seria melhor um normal mesmo? E ouvi falar que os os mouse da Apple, principalmente o magic, não dar para mexer com o AutoCAD e com o sketshup, verdade?

    Curtir

    1. Ricardo,

      Eu uso um Mouse simples, não é da Apple, e estou muito feliz com ele. Acho desnecessário e muito caro o da Apple.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  42. Olá Ricardo, usei o Autocad 2011 para mac no meu macbook durante alguns anos e a possibilidade de editar CTBs sempre existiu, só esteve um pouco “escondida”, pois não estava no mesmo local que costumamos encontrar no windows. Por outro lado, é inegável que o funcionamento não é a mesma coisa, apesar de quebrar um galho.

    Curtir

  43. Atualmente, no meu mac novo, utilizo o Parallels para emular o windows e uso o autocad neste ambiente. (Possuo outros softwares de trabalho que não existem versões para mac). Estou muito feliz.

    Curtir

  44. Boa Noite,
    Gostaria de comprar um MAC AIR para fazer trabalhos na faculdade, pricipalmente com o autocad? É possivel? Vai funcionar?
    Obrigado,
    Atenciosamente,
    Maíra

    Curtir

  45. Olá Ricardo.
    Li alguns dos seus comentários, e vi que VC utiliza o MacBook white. Minha esposa esta no ultimo semestre de arquitetura, e o nosso antigo computador deu “pau”. Nos surgiu a oportunidade de comprar um MC White, por um valor que se encaixa no nosso orçamento.

    Gostaria só de saber se é confiavel comprar esta maquina, se assegurando que o AutoCAD rodará tranquilamente neste not obsoleto??

    Obrigado.

    Curtir

    1. Guilherme,

      Estou com um MacOS novo que deixou tudo muito lento. Como acho que você não vai usar OS velho, recomendo comprar uma máquina mais nova.

      RT

      Curtir

    2. Olá Ricardo, trabalho com publicidade criando peças gráficas utilizando os programas Photoshop, ilustrator, corel draw, indesign no Windows! Penso em adquirir um MacBook Air ou pro pois acredito que o desempenho seja melhor! Minha dúvida e o Mac já vem com esses programas? Posso instalar os programas mesmo não sendo originais? Tem alguma complicação? Obrigada!

      Curtir

      1. Lenna,

        O desempenho do Mac é muito superior sim. Estes programas que você citou, exceto Corel, existem para Mac. Para usar Corel no Mac você emula ambiente Windows no Mac OS. Software pirata é ilegal, você sabe, né? Sei que existe para Mac, mas não é recomendado.

        Abraços,

        RT

        Curtir

  46. Ola, Ricardo! Tenho mac a 1 ano e sempre estou com dificuldades na questão de configuração plotagem com ele. No windows sempre soube fazer.
    Sabe de algum curso presencial ou online para Cad em Mac? Ou sabe de algum tutorial para esse tirar minhas duvidas?

    Curtir

    1. Lucas,

      Existem muitos cursos de AutoCAD, mas desconheço específicos para Mac. Recomendo tentar listas de discussão na internet, já que sua dúvida é mais específica.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  47. Olá, como vai Ricardo?
    Penso em adquirir um MAC Mini para o meu escritório. O você me diz quanto a renderização no Sketchup pelo V-Ray? Roda perfeitamente?

    Att,
    Hugo Freire

    Curtir

  48. Boa tarde Ricardo, tenho algumas dúvidas antes de adquirir um macbook e um imac para trabalho. Não sou arquiteta porem irei abrir uma loja de móveis e iremos trabalhar com programas similares aos que arquitetos usam para desenvolver os projetos da loja. Minha dúvida é: conseguirei instalar esses programas e trabalhar normalmente sem fazer uso de bootcamp? programas como Sketchup, autocad, promob? Comprei um macbook white no ano de 2009 (tenho ele até hoje) porém esta desatualizado e naquela época era dificil de encontrar programas que rodassem no OSX, nao gostaria de comprar um MAC e ter de fazer uso de bootcamp novamente, por isso a minha duvida. Agradeço desde já!

    Curtir

    1. Bruna,

      AutoCAD e Sketchup rodam no Mac OS. Não sei dizer quanto ao Promob, você deve consultar o desenvolvedor.

      Abraços!

      Ricardo Trevisan

      Curtir

  49. Parabéns pelo BLOG. Acabo de comprar o meu novo iMAC e estou abandonando o Windows.
    Já, inclusive, estou com a lista de programas novos que deverei utilizar para 2D, 3D e Renderização, pois nem todos o que eu utilizo hoje são compatíveis com o iOS.
    Para referência, segue a configuração do meu novo equipamento:
    iMac 27″ Retina 5K Quad-Core i7 4000 CTO dt, 32GB RAM, 3 TB Fusion, M395X.

    Gostaria de saber se já provou a instalação de algum software para Windows através do WineBottler. Apesar da migração para novos softwares não serem um impedimento para mim, economizaria, decerto, um bom tempo em estudos.
    Abs!

    Curtir

    1. Fernando,

      Parabéns pela aquisição, é uma ótima máquina! Nunca instalei o Windows em meu Mac, não vi necessidade.

      Abraços!

      RT

      Curtir

  50. Bom dia Ricardo,
    Achei seu Blog bem bacana!!!
    Esse final de semana quase comprei um iMac, mas fiquei com medo de não rodar bem os programas que trabalho. Eu trabalho muito com Revit e 3Ds Max. Sabe me dizer se o iMac vai conseguir me atender? Andei dando uma pesquisada e estou com muitas dúvidas sobre o Parallels. Tenho medo de fazer um investimento alto e depois o computador não render muito.

    Curtir

    1. Ola, Líria!

      Faz muito bem em não comprar nada por impulso. Compare direitinho suas opções antes de decidir. Acredito que optará por um Mac depois de ver quanto tempo ele dura, mas avalie suas necessidades sempre.

      O Revit só existe para Windows (que pode ser instalado no Mac com perda de performance). O mesmo ocorre com o 3DS Max. Como você já percebeu, há programas que são nativos de Mac, portanto rodam muito melhor num Apple. Um ótimo exemplo é o Photoshop. O Parallels funciona bem no Mac, pelo que me dizem, pois nunca utilizei.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  51. Olá Ricardo!
    Tenho um MacBook e instalei o AutoCad 2015 nele…. Estou estranhando muito a interface dele no Mac…. Simplesmente não consigo mexer como mexia com o Cad no windows… Eu sei que muda, mas sinceramente achei que seria até mais prático.
    Enfim, gostaria de saber sua opinião de como devo proceder, pois já procurei até curso de Cad usando sistema IOS, porém, não obtive muito sucesso, e não gostaria de me desfazer do Mac, acho ele ótimo.
    Aguardo sua resposta e desde já obrigada por sua atenção!
    Tayana

    Curtir

    1. Tayana,

      Realmente a interface é diferente. A AutoDesk por muito tempo não fez questão de migrar para Mac, e agora o fez por pressão de mercado. Então ficou bem claro que eles não quiseram se esforçar muito para aproveitar os recursos da Apple, e entregaram uma adaptação que está longe dos 100%. Atualmente estou usando o DraftSight for Mac, que tem uma interface mais parecida com a do CAD do Windows, é mais rápido e tem a grande vantagem de ser gratuito! Sugiro que você experimente e depois me diga o que achou.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

        1. Tayana,

          Disponha. Estou usando há vários meses, sem problemas. Mas sempre gosto de ouvir outras opiniões.

          Abraços,

          RT

          Curtir

  52. Ola RIicardo, estou em dúvida entre comprar um macbook air 13′ I5 ou pro, no meu caso, eu não trabalharia nele, pois tenho um pc muito bom, ele seria mais para apresentar as maquetes e projetos aos meu clientes, já que tenho muitos projetos no interior, então viajo toda semana, por isso preciso de um notbook leve e portátil, você acha que o Air supriria minha dificuldade, rodaria bem as maquetes e plantas no cad?

    Curtir

    1. Andressa,

      Eu preferiria o Pro, que é mais potente. O Air é mais prático, mas pode ficar mais lento para projetos grandes ou muito detalhados.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  53. Boa noite Ricardo, estou com o Draftsight no Mac Air e não aparece na área de trabalho os botões de model e layout. Como faço para deixar a tela no padrão mostrado por você?

    Curtir

    1. Prezado Mário,

      Quando o Draftsight fica de fundo, acontece isso. Veja se você está mesmo no programa (CMD+Tab). Se não der certo, me avise.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  54. Olá Ricardo, estou pensando em adquirir um MACbook Pro, não entendo muito da configuração é um processador 2,5GHz coreI5, 4gb de memoria , Graficos intel HD GRAPHICS 4000 1024MB, pra arquitetura, autocad, sketchuup, revit entre outros ele serve?

    Curtir

    1. Prezada Ingrid,

      Me parece uma boa configuração sim. Mas não uso AutoCAD (prefiro o DraftSight, que é gratuito) nem o Revit. Então não sei dizer quanto ao desempenho com estes softwares.

      Um abraço,

      RT

      Curtir

  55. Ricardo,

    qual a sua opiniao sobre vray x imac? continua a mesma dos comentarios acima? estou pegando uma maquina de lancamento… 15k… nao consigo acreditar que não vai dar para renderizar.

    Curtir

    1. Olá, Tatiana

      Os novos Macbook Air e Mini (recém lançados) possuem ótima capacidade de processamento. Mas veja se está mesmo pegando o modelo novo, e não apenas uma máquina nova de modelo antigo.

      Abraços,

      RT

      Curtir

  56. Oii, boa tarde.. queria comprar um MacPro pra trabalhos de arquitetura, achei um seminovo bem legal, porém não entendo direito, ele é 2010, e a moça me falou que ele so pega programas, no caso de Revit ou Cad, do mesmo ano. Isso procede, por favor me de uma luz.

    Curtir

    1. Boa tarde, Wenny

      Isso depende do sistema operacional do Mac que está instalado. Veja os requisitos de versão de MacOS que o software exige e compare com o que está na máquina.
      Sugiro criar uma conta Apple (AppleId), é gratuito. Assim você pode inserir o número de série e perguntar online para o pessoal de suporte se o MacOS que você quer pode ser instalado na máquina (eu tinha um Macbook 2009 com a última versão do MacOS instalado, então creio que você não terá problemas quanto a isso).
      Sugiro tb substituir o HD por SSD.

      Abraço,

      RT

      Curtir

  57. Olá, li todos os comentários hahaha meu caso é o seguinte: to no quinto periodo de arquitetura e urbanismo, na UNA Belo Horizonte, tenho um notebook windows, com placa dedicada, processador i5 e tal, porem estou querendo troca-lo por um macbook pro de 13″ 2015. O processador dele, mesmo de 2015, já é melhor que o meu com windows kkkk o problema é que o macbook pro não tem placa dedicada, o que dizem afetar o desempenho no sketchup. Eu nao vou vender meu windows, vou mante-lo em casa, ja tenho tudo da apple, menos computador, e a sincronização com meu iphone, ipad, apple watch e apple TV é maravilhosa kkk preciso do computador tbm. Enfim, resumindo, posso comprar um modelo 2015, apenas para trabalhar fora de casa, abrindo projetos e afins (sem renderizar, isso continuaria no windows), sem ter grandes problemas com travamentos no sketchup, por causa da ausência da placa de vide o? Muito obrigado! aguardo o contato.
    Parabens por ajudar a galera aqui desde 2011 haha

    Curtir

    1. Prezado Marcello,

      Com configurações idênticas, o desempenho do Mac já costuma ser melhor. Se é superior então, não resta dúvida.
      Quanto ao desempenho do skecthup, não sei fazer a comparação porque só uso no Mac.
      De fato, a sincronização entre dispositivos Apple é excelente.
      O SketchUp nunca travou comigo, mas não faço uso muito pesado dele. Aliás, é muito raro ver o Mac travar. Em nove anos, acho que só aconteceu uma vez comigo, e porque ele levou uma pancada lateral.

      Abraço,

      RT

      Curtir

      1. Muito obrigado pela resposta esclarecedora haha estou cada dia mais decidido em investir no mac hahah
        Abraços

        Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.